“Então Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.” Mt 18.21,22.
O pecado tem trazido terríveis consequências para as relações entre os homens. Relacionamentos quebrados por causa da inveja, ciúme, ira, cobiça, maledicência, cólera, ressentimento, ódio. Isto produz tristeza, sofrimento, abatimento entre pessoas que deveriam amar uns aos outros e servir uns aos outros. Dentre os pecados que atrapalham a comunhão podemos ainda acrescentar a incapacidade de perdoar. O clamor que existe não é pela misericórdia, mas por justiça aplicada com todo rigor. Quando sou devedor imploro por misericórdia, mas se o meu irmão é o devedor eu quero justiça.
O apóstolo Pedro sabia da dificuldade de perdoar o irmão. Ele pergunta a Jesus quantas vezes um irmão pecará contra ele e ele perdoará? Para Pedro sete vezes era uma quantidade razoável, suficiente. Era um limite até generoso para se evitar o abuso. Segundo a sua maneira de pensar o perdão tem que ser limitado. A resposta de Jesus supera o que Pedro esperava ouvir. Jesus vai dizer: “Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.” Mt 18.22. É certo que Jesus não está pensando em quatrocentos e noventa vezes, mas Ele está ensinando que o espírito do genuíno perdão não conhece fronteiras. Perdão não é matéria de cálculo matemático, mas uma disposição do coração que foi transformado por Jesus. Jesus ensina que o crente perdoa o irmão sem impor condições ou limites.
A razão para vivenciarmos o que Jesus requer é que Deus nos perdoou ilimitadamente. Nossos pecados não podem ser pagos por nós. Nossa dívida diante de Deus é impagável por nós mesmos. A única maneira de saldar a dívida é a graça de Deus em me perdoar por meio do sangue de Jesus derramado na cruz como pagamento do meu resgate. Eu sou incapaz de pagar, por isso Jesus pagou em meu lugar e graciosamente Deus me perdoou. Recebi o perdão gratuito de todos os meus pecados sem que eu fizesse algo para merecer. Da mesma forma que Deus perdoou a minha dívida que era imensa, Ele me ensina a perdoar as pequenas dívidas que o meu irmão tem para comigo. Se fui perdoado de todos os meus pecados, então eu devo perdoar os meus devedores. Recebi o perdão ilimitado de Deus e tenho paz no meu coração. Não tenho mais que pagar, a culpa foi removida. Tenho gozo da salvação. Por isso, eu perdoo os meus devedores porque eu sei que ressentimentos, amarguras, iras, ciúmes, invejas, ódio só perturbam e adoecem o coração. Louvado seja Deus que me perdoou quando eu não podia pagar e louvado seja Deus que tem me ensinado a perdoar os meus devedores sem limitar as vezes e sem exigir o cumprimento da justiça sem misericórdia.
Rev. Natanael Miguel Sallum
LITURGIA
Prelúdio
ADORAÇÃO
* Salmo 125
* Hino 04 – Culto à Trindade
* Oração de Adoração
CONTRIÇÃO
Romanos 5.1-11
Oração de Contrição
Hino 66 – Coração Quebrantado
LOUVOR
* Cânticos:
06 – Senhor Me Alegro em Ti
26 – O Senhor é a Luz do Meu Caminho
Dízimos e Ofertas
Hino 93 – Firmeza na Fé
Oração de Gratidão
INTERCESSÃO
Oração de Intercessão
EDIFICAÇÃO
Leitura e Mensagem: Rev. Natanael
CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
DEDICAÇÃO
* Hino 299 – Renovação
* Tríplice Amém
Poslúdio
* Congregação em pé
AVISOS
REUNIÃO DE ORAÇÃO NA CAPELA
Domingo às 8:30 horas.
Quarta-feira às 19:00 horas.
SANTA CEIA
Hoje à noite, teremos o privilégio de participarmos da Santa Ceia. Preparemo-nos para participarmos dignamente da Ceia do Senhor.
CONSELHO
Haverá reunião do Conselho da Capela, hoje após o encerramento da Escola Dominical. Todos os presbíteros estão convocados.
DIA DAS MÃES
No próximo domingo, dia 09, às 08:00 horas, os filhos estarão homenageando às mães oferecendo um café da manhã aqui na Capela. Todas as mães e suas famílias estão convidadas.
JUNTA DIACONAL
Haverá reunião da Junta Diaconal no próximo domingo, dia 09 de maio, após o encerramento da Escola Dominical. Todos os diáconos estão convocados.
GRUPOS DE ESTUDOS BÍBLICOS
Estudo sobre a Carta aos Hebreus
26/4 – Segunda-feira – Às 20:00 horas na Capela.
Estudo sobre Escatologia
27/4 – Terça-feira – Às 19:30 horas na Capela.
Estudo de Provérbios
28/4 – Quarta-feira – Às 20:15 horas na Capela.
SOCIEDADE AUXILIADORA FEMININA
Reunião de oração
Todo domingo às 19:00 horas.
Plenária
Haverá reunião plenária nesta segunda-feira, dia 03, às 15:00 horas aqui na Capela. Todas as sócias estão convocadas.
PAUTA DE ORAÇÃO
ENFERMOS
“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas.” (João 11.3).
Rogério Brito; Elizabeth Bazi; Walter Phrimer; Paulo Honda (transplante); Sr. Gerson Augusto (pai Pb. Sebastião); Elza Borges (mãe bras. da Rebecca); Queila (transplante – sobrinha da Auxiliadora); Pr. Ubirajara e D. Helena (cunhados do Dr. Elon); Wilza Terezinha; Cristina Coura Neusa e Dolores Coura.
IGREJA
Liderança; Famílias; Escola Dominical; Grupos de Estudo e de Visitação; Ministério de Casais; SAF; UPA; Coral.
OUTROS
Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Líderes da Igreja Presbiteriana do Brasil; Ministério de Alfabetização e Evangelização.
ANIVERSARIANTES DA SEMANA
04 – Mery S.P. de Mendonça
04 – Ramez Abdallah Naoum
06 – Reinaul Marques da Silva
07 – Lindamar Laurene Ramos
ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO
07 – Sebastião Macedo e Auxiliadora
ESCALA
02/05/2010 – HOJE
Diáconos: Dcs. Adhemar, Elias e João Fábio
Púlpito: Rev. Natanael e Pb. Daniel
Grupo de Louvor: Coral
Momento de Oração: Waldomira
Pianista da EBD: Rebecca
Culto Infantil: Mariana e Stéphanie
Sonoplastia: Mayron César C. e Silva
09/05/2010 – PRÓXIMO DOMINGO
Diáconos: Dcs. Élvio, José Darci e Wandré
Púlpito: Rev. Natanael e Pb. Georges Jr.
Grupo de Louvor: Pb. Joel
Momento de Oração: Pb. Joel
Pianista da EBD: Lóide
Culto Infantil: Jéssica Taylor e Anne Ruth
Sonoplastia: Jairo Costa e Silva
05/05/2010 – 4ª feira – Reunião de Oração: Waldomira Leite da Silva
REUNIÕES SEMANAIS
2ª feira- Estudo Bíblico – 20h
3ª feira- Estudo Bíblico – 19:30h
4ª feira- Reunião de Oração – 19h
Estudo Bíblico – 20h
Sábado- Reunião dos Jovens e Adolescentes – 19:30h
Domingo- Reunião de Oração – 8h30
Escola Dominical – 9h
Culto de Adoração e Louvor – 19h30