UM PERIGO REAL
O pragmatismo é uma filosofia que tem se popularizado no mundo moderno, estabelecendo formas de pensar e de agir. Muitas pessoas são influenciadas por esta corrente filosófica mesmo desconhecendo a sua origem e seus postulados. O mundo é influenciado pelas ideias. As ideias são mais poderosas e devastadoras do que as armas nucleares.
O pragmatismo ensina que devemos buscar não a verdade, mas o que funciona; não o que é certo, mas o que dá certo. Ele não está preocupado com princípios, mas com resultados. Uma coisa é boa se ela alcança os resultados desejados. Para o pragmatismo, os fins justiçam os meios. Para o pragmatismo tudo deve ser sacrificado no altar do sucesso. Por exemplo, se o alvo de uma pessoa é ficar rico, qualquer meio para se chegar a esse alvo é válido, mesmo que seja o suborno, os conchavos ou o escamoteamento da verdade. Os direitos do outro não são levados em conta. Os princípios da honra e da justiça são desprezados. Busca-se a realização do seu desejo a qualquer custo e a qualquer preço. Ainda, se o alvo de alguém é o prazer imediato, vale tudo, ainda que seja a infidelidade conjugal, o rompimento de compromissos assumidos, a quebra de pactos feitos, o abuso de si ou dos outros. O pragmatismo é alimentado por um egocentrismo idolátrico. Ele é uma perversão da ética cristã. Ele está centrado doentiamente no eu. Ele não visa o interesse do outro.
A filosofia pragmática tem adentrado também até nos redutos evangélicos. Não são poucas as igrejas que têm desprezado sua fidelidade à Palavra de Deus para bandear-se para as fileiras do pragmatismo religioso. Muitos líderes, no afã de levar suas igrejas ao crescimento numérico, têm adotado a filosofia pragmática em detrimento dos preceitos bíblicos. Muitos têm se curvado às novidades religiosas prevalecentes no mercado sem examiná-las à luz das Escrituras. Muitos pregadores têm mudado a mensagem para atrair o maior número de pessoas. Pregam não o que o povo precisa ouvir, mas o que o povo quer ouvir. O banco tem dominado o púlpito. Há muitos líderes religiosos que pregam não a Palavra, mas suas próprias experiências. O subjetivismo é colocado no trono da verdade e a Palavra de Deus é destronada. Consequentemente, essa filosofia pavimenta o caminho para a entrada de novas heresias e o ressurgimento das antigas. O homem passa a ser o centro de todas as coisas. As experiências ocupam o lugar das Escrituras. Os resultados são mais importantes do que a verdade.
Precisamos estar atentos para não sermos seduzidos pela artimanha desse erro. A maioria das heresias vem revestida por belas embalagens. Aqueles que se desviam da verdade juram estar sendo fiéis a ela. Embora cegos, não admitem sua cegueira; pelo contrário, se esforçam para conduzir os incautos ao abismo de seus desvios nefastos. Precisamos permanecer nas Escrituras. Elas sempre foram, são e hão de ser nossa única regra de fé e prática. Se quisermos conhecer a verdade e estar firmados nela, precisamos nos voltar à Palavra de Deus. Ela é a verdade. Não são as filosofias humanas que determinam o que é a verdade, mas é a Palavra de Deus que julga toda a forma de filosofia e experiência humana. Fora das Escrituras campeia o erro e grassa a heresia.
Precisamos estar atentos, também, porque a maioria daqueles que se embrenharam pelos atalhos das heresias brandiram a espada do Espírito, a Palavra de Deus, e se posicionaram como defensores dela, citando textos fora do seu contexto, corrompendo a exegese bíblica, adotando assim, uma hermenêutica tendenciosa. As destruidoras heresias, cheias de veneno, que se infiltraram na igreja ao longo dos séculos, vieram açucaradas de textos bíblicos mal interpretados. O diabo citou a Bíblia não para se firmar na verdade, mas para tentar Jesus. Texto fora do contexto é pretexto. A má interpretação das Escrituras é progenitora de muitas heresias. Porém, a Palavra de Deus é viva, eterna, infalível, inerrante e suficiente. Voltemo-nos para ela. Estudemos-la com ardor. Obedeçamos-la com diligência. Proclamemos-la no poder do Espírito, repudiando todo o engano procedente da mentira.
Rev. Hernandes Dias Lopes – Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória/ES
LITURGIA
Prelúdio
Adoremos o Deus Santo
* Ap. 4: 1 a 11
* Hino 11 – Trindade Santíssima
* Oração de Adoração
Confessamos Nossas Faltas
Colossenses 1: 13 a 23
Hino 157 – Segurança em Cristo
Oração silenciosa
Oração audível
Louvamos pelos Seus Poderosos Feitos
* Cânticos: 01 – Ao Nosso Deus
05 – Ao Único
73 – Seja Engrandecido
Entrega de dízimos e ofertas
Hino 177 – Firme nas promessas
Oração
Aprendamos da Sua Palavra
Leitura e mensagem – Rev. Héber C. de Campos
* Hino 368 – Despedida
* Oração e Benção
Poslúdio
* Congregação em pé.
VIDA COMUNITÁRIA
ENFERMOS E CONVALESCENTES
Almiro (pai da Sra. Laís); Carminha Prudente; Else Rebelo; Elza de Faria (mãe dos irmãos Ana Maria e Antônio Sérgio); Ema (avó da Sra. Liliana); Josefina (irmã do Sr. Jonas); Reinaul e Waldomira; Terezinha (mãe do Rev. Geraldo).
IGREJA
Liderança: Pastores, Presbíteros, Diáconos; Famílias; Ponto de Pregação em Terezópolis; Grupos de Estudo; Grupo de Visitação; Escola Dominical.
OUTROS
Missionários, Seminaristas e Seminários.
ANIVERSARIANTES – 30/03 a 05/04/2003
30 – ALESSANDRA L. L. BASTOS;
31 – DEGMAR A. S. MIGLIAVACCA;
31 – NORMA M. G. MAUGER;
31 – SANDRA F. DA SILVA.
AVISOS
VISITANTE
Agradecemos a presença do Rev. Héber Carlos de Campos, que está conosco trazendo o Estudo na Escola Dominical e pregará no Culto à noite.
coraIS- ensaio:
Adultos: hoje, dia 30, após a E. Dominical.
Infantil: próximo sábado, dia 05, às 10h00.
GRUPOS DE ESTUDO BÍBLICO
CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER
31/03 – segunda – 20h15 – residência de nosso irmão Antônio Alex.
ESTUDO NO LIVRO DE 1.º JOÃO
01/04 – terça – 20h00 – residência do Pb. Georges Junior e Fabíola
ESTUDO NO LIVRO DE SALMOS
02/04 – quarta – 20h15 – Capela.
MINISTÉRIO DE CASAIS
Nesta próxima sexta, dia 04, às 20h, aqui na Capela, teremos nossa reunião. Participe!
SAF (Sociedade Auxiliadora Feminina)
REUNIÃO PLENÁRIA – terça, dia 07, às 14h30, na Capela.
UPA (União Presbiteriana de Adolescentes)
GINCANA BÍBLICA – acontecerá no sábado, dia 14, às 20h00, na casa da Talita, uma competição Bíblica do livro de 1 Samuel capítulos 16 até 19. Preparem-se!!!
GRUPO DE VISITAÇÃO
Você que deseja reunir-se com o Grupo de Visitação entre em contato com o Dc. Liliomar para marcar a sua data.
ACAMPAMENTO – FAMÍLIAS DA CAPELA
Vem aí dias 30, 31/05 e 01/06 o Acampamento das Famílias da Capela, promovido pelo Ministério de Casais!
MOMENTO MISSIONÁRIO
IMAGEM DISTORCIDA – A imagem que se faz do Iraque é de um país muito fechado, e de muita perseguição. Deus está derrubando isto. É claro que nenhum país ou governo árabe quer ter igrejas, mas há lei que permite organizá-las. O Iraque mesmo é um exemplo. Se existirem, pelo menos, 50 cristãos, dentro de um raio de 10 km2 onde não tenha nenhuma igreja, o governo é obrigado a doar um terreno para construção de um templo. Há uma tremenda fome da palavra de Deus no Iraque. Mas, além da fome da Palavra de Deus, o Iraque está sofrendo com o embargo comercial, imposto sobretudo pelos EUA. O país, que era uma potência econômica no Oriente Médio, hoje passa por uma situação difícil. O povo que é muito carinhoso e hospitaleiro, empobrece mais a cada ano. O governo tenta minimizar esse sofrimento distribuindo cestas básicas com remédio e alimentos. Oremos por este povo e pelos irmãos em Cristo que se encontram neste país.
Jornal de Missões, dez/2002, pg. 08
TRABALHOS DA SEMANA
Domingo
8h30 – Reunião de Oração
9h00 – Escola Dominical
19h30 – Culto
Segunda
15h00 – Reunião de Oração da SAF
20h15 – Estudo Bíblico
Terça
14h00 – Tarde & Arte
20h00 – Estudo Bíblico
Quarta
19h00 – Reunião de Oração
20h15 – Estudo Bíblico