PORQUE TEMOS QUE PASSAR PELAS ADVERSIDADES

 

Texto para leitura Daniel 3.17 a 25

 

Há muitas coisas que nós não entenderemos até chegarmos ao céu; e dentre essas questões-sem-resposta, com as quais temos que coexistir, está a questão do nosso sofrimento. Conquanto tenhamos uma pronta e “lógica” resposta para o sofrimento dos que não comungam a nossa fé, no que tange à nossa própria experiência, somos totalmente despidos de entendimento. Isso porque em nossa teo-logia não há lugar para a dor, o sofrimento e as lutas. Nossa teologia sempre vem ligada a isenção da dor e do prazer, sendo sempre teo-ludia (teologia do prazer).

Contudo, a Palavra de Deus faz-nos saber que o Seu falar na nossa vida por vezes assume o aspecto da teo-algia (teologia da dor). Deus fala-nos através do sofrimento e das adversidades. Como disse C. S. Lewis: “o sofrimento é o megafone de Deus”. O sofrimento potencializa os ouvidos da nossa alma para ouvirem a voz de Deus de maneira nítida. Mas não só isso. Algumas lições podem ser tiradas do tempo de adversidade, as quais nos fazem saber que as adversidades cumprem um propósito didático em nossas vidas.

As adversidades nos purificam. Não no sentido jurídico, judicial. Nesse sentido, só o sangue de Jesus pode “nos purificar de toda injustiça”. As tribulações e adversidades nos purificam no sentido existencial. O primeiro, nos purifica dos nossos pecados; a segunda nos purifica da nossa intenção de pecar. Se o primeiro nos livra da culpa, a última livra-nos do desejo de pecar. Existencialmente, Deus proveu duas maneiras para sermos purificados: 1) pelo estudo e meditação constantes da Palavra de Deus, como nos diz o salmo 119.9: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra”; e, 2) pelo fogo da tribulação. Quando não nos deixamos persuadir pelos conselhos sábios da Palavra de Deus e endurecemos o nosso coração, Ele faz isso através do fogo da provação. Salmos 119:67, 71 “Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra, Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos”. Provérbios 20:30 diz: “Os vergões das feridas purificam do mal, e os açoites, o mais íntimo do corpo”. As adversidades conseguem fazer aquilo que a Palavra de Deus não consegue quando o nosso coração está irredutível em nossos intentos de pecar. Como o crisol que limpa a prata e purifica o ouro pelo fogo, assim age Deus, quando nos faz passar pelas provações e adversidades.

As adversidades revelam a qualidade da nossa fé. É na fornalha da tribulação que nós revelamos o tipo de fé que possuímos. Pedro diz: “Estas provações são somente para testar vossa fé, para ver se ela é ou não forte e pura” (Bíblia Viva). Se ela é interesseira, utilitária, circunstancial, momentânea e incondicional ou perseverante e firmada na Palavra, só a fornalha dirá. O texto de Daniel 3, nos mostra esse fato na vida de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. A sua fé não estava à cata de benefícios, de bênçãos, nem da própria felicidade; ela se fortalecia ao agradar a Deus, não importando se desagradava aos homens; ela fundamentava-se na obediência à vontade revelada de Deus, não importando qual fosse a sua vontade secreta (morte ou vida); ela anelava por Deus muito mais que pela integridade de seus corpos. E foi a fornalha que revelou o quilate de sua fé.

As adversidades nos levam para mais perto do Senhor. Quando lemos esse texto, somos imediatamente conduzidos a verificar essa grande verdade. As adversidades não nos destroem, elas apenas nos levam para mais perto do Senhor. Foi na fornalha de fogo ardente que aqueles três jovens puderam usufruir de modo mais tangível a doce presença de Deus. Isso porque as adversidades não nos destroem, elas apenas servem para nos colocar mais próximos do Senhor. As únicas coisas que as chamas da adversidade conseguem destruir em nós são as cordas que nos amarram para sermos livres e desfrutarmos do Senhor – mesmo que em meio às chamas.

Quando passamos por provações e tribulações precisamos compreender que, em geral, essas experiências produzem um bem maior para nós. elas são um investimento a “curto prazo”, com o propósito de render o máximo em tempo mínimo. São placas de sinalização que nos conduzem ao Senhor no meio do nevoeiro denso de nossa incapacidade de obedecer à Palavra de Deus. Que Deus nos abençoe.

Rev. José Kleber Fernandes Calixto – Igreja Presbiteriana de Coromandel

 

LITURGIA

 

Prelúdio

 

Adoremos ao Senhor que Nos Ama

* Salmo 19 (Uníssono)

* Hino 10 – A Criação e Seu Criador

* Oração de Adoração

 

Confessemos Nossos Pecados

Hebreus 4:14 a 16 (Leitura em Uníssono)

Hino 132 – Vivificação

Oração de Confissão

 

Louvemos ao Senhor que Nos Perdoa

* Cântico 102 – Nosso Deus é Soberano

133 – Não há Deus maior

 

Consagremos Aquilo que Pertence ao Senhor

Cântico 128 – Ao Rei dos Reis Consagro

Dízimos e Ofertas

 

Sejamos Edificados na Palavra

Oração Pastoral

Leitura e mensagem: Rev. Geraldo Silveira

 

Saiamos Para Servir

* Hino 137 – Abrigo no Temporal

* Oração e bênção

* Hino 06 – Doxologia

 

Poslúdio

 

* Congregação em pé

 

VIDA COMUNITÁRIA

ENFERMOS E CONVALESCENTES

Carminha Prudente; Ema (avó da Sra. Liliana); Josefina (irmã do Sr. Jonas); José (pai do Edinaldo – funcionário da D. Ângela); Judite (funcionária); Maria Louiza Coura; Paulo (esposo da Maria Ignez M. Brito); Terezinha (mãe do Rev. Geraldo).

 

IGREJA

CEB (Centro de Estudos Bíblicos); Liderança: Pastores, Presbíteros, Diáconos; Famílias; Ponto de Pregação em Terezópolis; Grupos de Estudo; Grupo de Visitação; Escola Dominical.

 

OUTROS

Missionários, Seminaristas e Seminários; Governantes da Nação; IPB (Igreja Presbiteriana do Brasil.

 

ANIVERSARIANTES – 18 a 24/05/2003

22 – Jessica Naoum Georges;

24 – Ana Tereza G. Maciel de Lima.

 

AVISOS

 

SEMINÁRIO

Está conosco desde sexta o pb. Adauto J. B. Lourenço. Agradecemos a Deus por sua vida. Que Deus continue abençoando seu ministério.

 

GRUPOS DE ESTUDO BÍBLICO

CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER

19/05 – segunda – 20h15 – residência dos irmãos Pb. Joel e Nair.

ESTUDO NO LIVRO DE 1.º JOÃO

20/05 – terça – 20h00 – residência do Pb. Georges Junior e Fabíola.

ESTUDO NO LIVRO DE SALMOS

21/05 – quarta – 20h15 – Capela.

 

GRUPO DE VISITAÇÃO

21/05 – quarta – 20h00 – Marly Denadete Nince

22/05 – quinta – 20h00 – Degmar Silva Migliavacca.

 

Saída da porta da Igreja às 19h30. Você que deseja participar, marque sua data.

 

SAF

REUNIÃO DEPARTAMENTAL – dia 19, segunda,  às 15h00, na casa da Fabíola.

REUNIÃO SINODAL – Confraternização das Federações das SAFs – sábado, dia 24, às 14h30, na Igreja Presbiteriana Ebenézer.

 

UPA

REUNIÃO – Dia 24, sábado, na casa da Jessica Naoum Georges, às 20h00. Iremos assistir um filme, venha também!

 

ELEIÇÃO DE DIÁCONO

Nos próximos dois domingos os membros em plena comunhão com a Capela terão a oportunidade de indicar nomes para o diaconato. A cédula de indicação está com o diácono de plantão. Após indicar deposite no gazofilácio.

 

ACAMPAMENTO – FAMÍLIAS DA CAPELA

O Acampamento das Famílias será nos dias 30, 31/05 e 01/06, no Acampamento El Rancho.

 

CONVITE DE CASAMENTO

Recebemos o convite do Rev. Alexandre Antunes Pereira dos Santos e Patrícia, a se realizar no dia 24, sábado, às 20h00, na Ig. Presb. Pioneira.

 

MOMENTO MISSIONÁRIO

 

LANÇAMENTO DA BÍBLIA WAI-WAI: Após 46 anos de trabalho intenso, em agosto de 2002 foi entregue em Mapuera, na comunidade Wai-Wai, a 1.ª Bíblia com versão integral das Escrituras Sagradas, traduzidas para uma língua indígena no Brasil. A vitória cabe a uma equipe que se dedicou intensivamente no trabalho de tradução e de aprendizado da língua Wai-Wai; entre essas pessoas está o miss. Robert Eduard, de 80 anos, sua esposa Edith Florine e a miss. Irene Benson, além das diversas pessoas e entidades que estiveram unidas durante quase 5 décadas de trabalho. Foram 29 anos, entre 1955 e 1984, trabalhando com o Novo Testamento e mais 17 anos, de 1984 a 2001 para a tradução e revisão do Antigo Testamento. A missão Asas de Socorro se alegra em fazer parte desta história; muitos manuscritos, correções da Bíblia Wai-Wai e obreiros, chegaram ao seu destino graças aos aviões de Asas de Socorro. “Durante anos transportamos obreiros que dedicaram suas vidas na tradução desta Bíblia. Este é um momento de vitória”. Regozija-se o Pr. Rocindes, Secretário Executivo de Asas de Socorro.

Pedidos de Oração: Oremos para que com a Palavra de Deus em sua própria língua haja verdadeiras transformações na tribo Wai-Wai.

 

Jornal Visão do Alto – Asas de socorro, 03/2003

 

TRABALHOS DA SEMANA

 

Domingo

8h30 – Reunião de Oração

9h00 – Escola Dominical

19h30 – Culto

 

Terça

14h00 – Tarde & Arte

18h00 – Reunião Departamental da SAF

19h30 – CEB – Centro de Estudos Bíblicos

20h00 – Estudo Bíblico

 

Quarta

19h00 – Reunião de Oração

19h30 – CEB – Centro de Estudos Bíblicos

20h15 – Estudo Bíblico

 

Quinta

19h30 – CEB – Centro de Estudos Bíblicos

 

Sexta

19h30 – CEB – Centro de Estudos Bíblicos

X