A FÉ REFORMADA NO BRASIL
Em 1517, um monge agostiniano alemão chamado Martinho Luthero, revoltado com muitas práticas anti-bíblicas que estavam sendo inseridas na igreja cristã, afixou na porta da Catedral de Wittenberg (onde costumeiramente eram colocados assuntos para discussão) uma lista de 95 teses de práticas da igreja jamais aprovadas ou citadas pelas Escrituras Sagradas pelas quais a mesma igreja dizia ser regida. Seu objetivo era apenas reformar a única igreja na qual ele acreditava, porém as coisas tiveram uma repercussão muito maior. O estopim que levou Lutero a escrever as 95 teses foi a cobrança exagerada de indulgências em sua cidade por um homem chamado Tetzel, mas as teses consistiam em uma completa exposição bíblica sobre salvação e suficiência das Escrituras, um ataque aberto a muitas das práticas correntes da igreja.
O texto estava escrito em latim, pois destinava-se aos teólogos. Como já existia a imprensa e jornalistas porém, o texto foi traduzido em várias línguas espelhando-se por toda a Europa. Tudo isso desencadeou na excomunhão de Lutero da Igreja, mas não fez com ele voltasse atrás. Levantando-se contra séculos de tradição, firmado somente na Palavra de Deus, Lutero afirmava que jamais poderia ir contra a sua consciência, a menos que fosse provado na Bíblia que ele estava errado. Era o início da Reforma Protestante na Europa. Os reformadores ficaram conhecidos como “os protestantes”. Seu Slogan era Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Soli Deo Gloria, Solo Christi (Somente as Escrituras, Somente a Graça, Somente a Fé, Só a Deus dai gloria, Cristo somente).
Espalhando-se pela Europa a reforma chegou à Escócia com John Knox e o francês John Calvino (que aos 27 anos, em 1535 publicou As Institutas da religião Cristã – o escopo do pensamento reformado) sob o nome de presbiterianismo. Na França estes mesmos presbiterianos foram chamados de Huguenotes. A Igreja Católica então iniciou a contra-reforma, perseguindo, excomungando e matando os protestantes ou qualquer que lesse ou possuísse seus escritos. Perseguidos pela Igreja Católica na França, os Huguenotes fugiram para as Américas – novo e recém descoberto mundo. Em 1557, quarenta anos após o primeiro ato de Lutero, chegou ao Rio de janeiro um grupo de Huguenotes com o objetivo de fundar aqui uma colônia chamada França Antártica, que deveria se caracterizar pela tolerância religiosa. Eram os primeiros Protestantes a pisar em terras. Três pastores protestantes lideravam o grupo. Nesse grupo havia um homem, Villegaignon. Ao aportarem no Rio esse homem os entregou às autoridades contra-reformistas. Alguns conseguiram escapar, mas quatro deles Jean du Bourdel, Matthieu Verneuil, Pierre Bourdon e André la Fon, foram presos e condenados à morte. Eles foram presos não somente por aportarem no país que era colônia portuguesa, mas por estarem difundindo o Evangelho da Graça, que contrariava as doutrina Romana de salvação por fé e obras (o poder de Deus necessitaria da ajuda do homem no processo de salvação), agarrando-se à doutrina Bíblica defendida por Lutero – Somente pela fé. Antes de serem executados porém, os protestantes eram obrigados a confessar sua crença uma vez mais, era um direito do governador exigir dos súditos uma confissão de fé. Era como uma última chance de renegar suas “heresias”, ou para que pudessem ser indiscutivelmente condenados. Foi-lhes dado um prazo de 12 horas para que escrevessem num documento tudo quanto criam.
Em doze horas aqueles quatro homens, com ajuda apenas de suas Bíblias (pois não dispunham de outros livros com eles) escreveram o que seria a primeira confissão de fé das Américas, mostrando aos clérigos jesuítas tudo aquilo no que criam. Foi uma espécie de Credo, e eles sabiam que com ele estavam assinando sua sentença de morte. No momento da execução o carrasco, por conhecer a vida piedosa daqueles homens, recusou-se a executá-los. Impaciente, o padre que os acompanhava, José de Anchieta, afastou o carrasco e ele mesmo pôs fim à vida daqueles homens. Era uma manhã de sexta-feira, 9 de fevereiro de 1558. Era aparentemente o fim do Protestantismo em terras portuguesas.
Só em agosto de 1859 um Americano presbiteriano Ashbel Gree Simonton, de 26 anos, aportou no Rio e, após se tornar um conhecedor da língua portuguesa, iniciou em 22 de abril de 1860, aos domingos de manhã, uma escola Bíblica. O primeiro brasileiro a se converter à fé reformada foi Serafim Pinto Ribeiro, a 22 de junho de 1862. Assim sendo a história do protestantismo no Brasil está intimamente ligada à história do presbiterianismo reformado.
Este artigo é parte integrante do portal http://www.textosdareforma.net.
LITURGIA
Soli Deo Glória – Glória só a Deus
* Salmo 96
* Hino 42 – O grande amor de Deus
* Salmo 68: 32 a 35
* Cântico 102 – Nosso Deus é soberano
* Oração de Adoração
Sola Gratia – Só a Graça
Hino coral: Maravilhosa Graça
Efésios 2: 1 a 10
Oração Silenciosa
Cântico 69 – Te louvamos
Sola Fide – Só a Fé
* Romanos 5: 1 a 5
* Hino 93 – Firmeza na Fé
Solus Christus – Só Cristo
Coral: Deus ao mundo amou
Romanos 5: 8 a 11
Dízimos e Ofertas
Hino “Os Cinco Pontos”
Oração de Consagração
Sola Scriptura – Só a Escritura
Leitura e mensagem: Pb. Solano Portela
* Hino 88 – Amor Perene
* Oração final e Benção
Hino Coral: Que a luz de Deus
* Congregação em pé
VIDA COMUNITÁRIA
ENFERMOS
“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas”. (João 11:3)
Ema (avó da Sra. Liliana); José Miguel (pai do Edinaldo); Maria Martins (irmã da Beta) e Rogério Brito.
CONVALESCENTES E EM RECUPERAÇÃO
Carminha Prudente; Fernando Milki; Liliomar Machado e Terezinha (mãe do Rev. Geraldo).
IGREJA
Liderança: Pastores, Presbíteros, Diáconos e demais líderes; transição pastoral; Famílias; Ponto de Pregação em Terezópolis; Grupos de Estudo e de Visitação; Escola Dominical.
OUTROS
CEB, Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Igreja Presbiteriana do Brasil.
ANIVERSARIANTES – 26/10 a 01/11/2003
27/10 – Adriana Cabo Bianco Hummel
28/10 – Julie Naoum
01/11 – Tiago Nince Ramos.
ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO
27/10 – Hans e Dalva Herold
DATAS COMEMORATIVAS
31/10 – DIA DA REFORMA PROTESTANTE
AVISOS
CONFERÊNCIA
Estamos realizando a Conferência sobre Reforma Protestante. O preletor é o Pb. Francisco Solano Portela Neto. Administrador de Empresas, com mestrado em Teologia Sistemática, conferencista reformado; autor de vários livros e ensaios, entre eles, Fazendo a Igreja Crescer e A Pena Capital e a Lei de Deus. É presbítero da Ig. Presbiteriana de Santo Amaro – SP.
A programação será a seguinte:
– Domingo – (26/10) – 9h e 19h30.
CORAL – Adultos
ENSAIO – hoje, após a Escola Dominical
GRUPOS DE ESTUDO BÍBLICO
CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER
27/10 – segunda – 20h15 – residência do Alex.
ESTUDO NO LIVRO DE 1.º CORÍNTIOS
28/10 – terça – 20h00 – residência do pb. Georges Junior e Fabíola
ESTUDO NO LIVRO DE SALMOS
29/10 – quarta – 20h15 – Capela.
CEB
Começa amanhã, dia 27, das 19h30 às 22h00, o 7.º Módulo do CEB (Centro de Estudos Bíblicos).
Módulo Básico: “História da Igreja”;
Módulo Avançado: “Apologética Cristã”.
SAF
REVISTA DA SAF – faça logo sua assinatura para o próximo ano. O valor da assinatura anual será de R$16,00(dezesseis reais). Procure a Presidente
BAZAR DE ROUPAS – será nesta terça, dia 28, das 9 às 15h.
GRUPO DE VISITAÇÃO
Você que deseja reunir-se com o Grupo de Visitação entre em contato com o dc. Liliomar e marque a sua data.
MOMENTO MISSIONÁRIO
“Estamos enfrentando mais uma situação complicada aqui em Cruzeiro e pedimos orações de todos. Nessa semana, dia 24 haverá uma reunião num dos postos daqui da região, Vida Nova, para retirar os missionários. Estarão nessa reunião: Um Procurador Geral da República, o Gerente Regional da FUNAI, lideranças de ONG’s da região, os missionários e o povo indígena Marubo. Pelo que tudo indica, o Procurador já está com um ofício em mãos com a ordem de retirada imediata dos missionários daquela região. A única maneira de manter os missionários na área é se os próprios indígenas fizerem uma requisição junto a FUNAI, exigindo a presença deles, por meio de uma espécie de ofício e abaixo-assinado. Esse posto é antigo e já passou por perseguição religiosa outras vezes, mas nunca um movimento para retirá-los pareceu tão sério, é a primeira vez que um procurador federal chega ali. Então, irmãos, precisamos dobrar nosso joelhos e orar para que nosso Deus derrube as mentiras que tem sido levantadas contra eles e que a verdade prevaleça. E também para que o povo entenda a importância da presença dos missionários entre eles e assim exigia da FUNAI a presença dos missionários entre eles. Sabemos que por detrás deles estão as forças espirituais do mal, e por isso, nossa guerra não é contra essas pessoas e nem contra sua ideologia ou sistema de valores, mas contra os principados e potestades que estão dominando este mundo tenebroso. Hoje (sábado) e segunda-feira estou fazendo vôos de emergência para retirar as esposas e as crianças dos missionários, pois eles temem que a situação venha a se agravar e não querem deixar ninguém traumatizado. Espero que isso realmente não aconteça mesmo.
Márcio e Keila Rempel – Cruzeiro do Sul
TRABALHOS DA SEMANA
Domingo
8h30 – Reunião de Oração
9h00 – Conferência Reformada
19h30 – Conferência Reformada
Segunda
14h30 – Reunião de Oração da SAF
19h30 – CEB – Centro de estudos Bíblicos
20h15 – Grupo de Estudo Bíblico
Terça
14h00 – Tarde & Arte
19h30 – CEB – Centro de estudos Bíblicos
20h00 – Grupo de Estudo Bíblico
Quarta
19h00 – Reunião de Oração
19h30 – CEB – Centro de estudos Bíblicos
20h15 – Grupo de Estudo Bíblico
Quinta
19h30 – CEB – Centro de estudos Bíblicos
Sexta
19h30 – CEB – Centro de estudos Bíblicos
Domingo
8h30 – Reunião de Oração
9h00 – Escola Dominical
19h30 – Culto