DESAFIOS À DOUTRINA
Estamos vivendo nesses últimos dias o que muitos denominam de “RELIGIÃO DE SUPERMERCADO”. Assim como eu vou ao supermercado fazer compras, eu vou à igreja em busca do que preciso ou do que me agrada. As pessoas procuram a igreja para ouvir o que querem e não o que precisam. Muitos vão à igreja para se sentirem melhor, aliviados dos problemas ou aliviados do sentimento de culpa por não viverem com integridade.
O período chamado pós-moderno trouxe dois grandes desafios filosóficos para a igreja: O PLURALISMO E O PRAGMATISMO. O PLURALISMO é a filosofia que defende a pluralidade da verdade. Não existe uma verdade absoluta, mas sim verdades diferentes para cada pessoa. Esse conceito é ambíguo, mas já faz parte da nossa cultura. O pressuposto do pluralismo é que o cristianismo não é o único caminho, mas Deus está agindo salvadoramente no âmbito das outras religiões, como por exemplo, nas religiões orientais. O PRAGMATISMO é a filosofia que afirma que as idéias humanas são verdadeiras se funcionam ou se são úteis para resolver problemas. O pragmatismo afirma que é direito de cada pessoa religiosa aceitar e praticar qualquer maneira de viver que achar útil ao seu modo de pensar e às suas circunstancias sociais peculiares.
Essas duas filosofias influenciaram o cristianismo moderno e deturparam o verdadeiro evangelho deixado pelo Senhor Jesus. Dentro deste conceito, o problema do homem deixa de ser espiritual e passa a ser experimental, ou seja, a experiência é que diz se ele precisa ou não melhorar.
O que observamos é que, onde o conceito de verdade é relativo (pluralismo), as pessoas passam a orientar suas decisões e a sua maneira de viver por aquilo que melhor lhes satisfaz (pragmatismo). Vemos essa ideia claramente exposta em muitas igrejas e movimentos cristãos, e constatamos estarrecidos que eles representam um grande desafio à mentalidade bíblico-reformada. Vou dar dois exemplos apenas:
Primeiro quanto à atividade do Espírito Santo. Nós reformados cremos que há uma distinção entre os conceitos de graça comum e graça especial. A graça comum refere-se à atuação do Espírito Santo no mundo em geral. O rev. Augustus Nicodemus diz que “o Espírito Santo age no mundo preservando valores morais e trazendo benefícios materiais, sobre todos os homens indistintamente de suas crenças religiosas”. A graça especial refere-se à ação salvadora do Espírito na vida dos eleitos, regenerando-os e santificando-os pela Palavra. O pluralismo religioso desafia este conceito afirmando que o Espírito de Deus age salvadoramente em todos os homens, indistintamente de suas religiões.
Segundo, quanto à Palavra de Deus. Nós reformados cremos que há uma relação indissolúvel entre a atuação do Espírito Santo e a Palavra de Deus. Novamente cito o Rev. Augustus: “o Espírito atua graciosamente através da Palavra; por sua vez, a Palavra funciona como critério para diferenciarmos a atividade do Espírito, daquela dos espíritos malignos ou do espírito humano”. O pragmatismo e o pluralismo ameaçam este conceito porque divorcia a atuação salvadora do Espírito da verdade bíblica e enfatiza a validade da experiência religiosa à parte do conteúdo teológico.
Pelo exposto acima, podemos ver que estamos vivendo num período de profundos desafios para a fé e a doutrina reformada. Devemos firmar nossos valores e procurar conhecer cada dia mais e melhor a Palavra de Deus e o conteúdo doutrinário nela exposto, para que possamos conciliar o que cremos com a maneira de viver no presente século.
Rev. Geraldo Silveira Filho
LITURGIA CULTO DO DIA 26/08/01 – domingo
Prelúdio
Adorando ao Deus Eterno
* Salmo 84
* Hino 04 – Culto à Trindade
* Oração de Adoração
Confessando nossas faltas
Daniel 9:1 a 19
Hino 68 – Necessidade
Oração Silenciosa
Expressando nossa Gratidão
Cânticos: 111 – É Teu Povo
92 – Ame ao Senhor
Demonstrando nossa Fidelidade
* Cântico 128 – Ao Rei dos reis
* Dízimos e Ofertas
* Oração de Gratidão
Afirmando nossa Fé
Credo Apostólico (Uníssono)
Hino 367 – Convite aos Meninos
Batizado: Laura Migliavacca
Edificando-nos na Palavra
Oração Pastoral
Leitura e Mensagem: Rev. Geraldo Silveira
Consagrando-nos ao Senhor
* Hino 306 – Fidelidade na Luta
* Oração e Bênção
Poslúdio
* Congregação em pé.
VIDA COMUNITÁRIA
POR QUEM ORAMOS:
Enfermos: Aída Ribeiro, Sr. Arlindo (Pai do Willian), Cristina e Eliane Quinan, Heloisa Miranda, Sr. José (Pai do Alessandro), Magda (mãe da Fabíola), Rafael (primo da Fabíola), Rosa Falluh e Youssef Simaan.
Outros: Missionários e Seminaristas; Seminário Presbiteriano Brasil Central, Michele e Thais Quinan.
Igreja: Liderança: Pastores, Presbíteros, Diáconos, Famílias da Igreja e Imóvel Próprio.
Aniversariantes de 05 a 11/08:
Dia 28 – Isabel Silva Migliavacca
Dia 28 – Pedro José Prudente
Dia 30 – José Bruno Oliveira Souza
VISITANTES – Nestes dias do aniversário da Capela aqui estiveram: NILVA APARECIDA PROCÓPIO, WILLAS E LUCIANA CARVALHO. A você que já é membro de outra Igreja Evangélica, a nossa gratidão por sua visita. A você que está à procura de uma vida mais próxima de Deus, colocamos a nossa comunidade a sua inteira disposição, esperando vê-lo em nosso meio outras vezes.
AVISOS
BATISMO
Será realizado hoje, no período do Culto, o Batismo da pequena Laura, filha dos irmãos João e Degmar Migliavacca. Que Deus dê graça aos pais para educá-la nos caminhos do Senhor.
CORAIS – Ensaios:
Adolescentes: segunda (27/08) – 19h00
Adultos: sexta (31/08) – 19h00
Crianças: sábado (01/09) – 10h00
CONSELHO
REUNIÃO – próximo domingo, dia 02/09, após a Escola Dominical.
GRUPOS DE ESTUDO
ESTUDO DO CATECISMO MENOR
27/08 – segunda – 20h15 – residência dos irmãos Pb. Joel e Nair (324-6968), sob orientação do Pb. Joel G. Costa.
ESTUDO NO LIVRO DE 1.º TIMÓTEO
28/08 – terça – 20h00 – residência dos irmãos pb. Georges Jr e Fabíola (324-4662), sob orientação do pb. Georges Jr.
PANORAMA BÍBLICO
29/08 – quarta – 20h00 – na Capela, sob orientação do Pb. Pedro Prudente.
EVANGELHO DE MATEUS
29/08 – quarta – 20h30 – residência dos irmãos Pb. Georges e Ângela (324-1239), sob orientação do Pb. Elon Gonçalves.
MOMENTO MISSIONÁRIO
LANÇAI AS VOSSAS REDES PARA PESCAR – Há! Se toda a Igreja do Senhor Jesus se lançasse ao mundo para pescar, confiando tão somente na Palavra daquele que a envia, palavra esta, que garante resultados (peixes – vidas salvas), pois ela não volta vazia, mas faz o que lhe apraz, e prospera naquilo para a qual foi designada (Isaías 55:11); pois ela é útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça (2.º Timóteo 3:16); pois ela é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego (Romanos 1:16). Quantos tem se desculpado por não pregar o Evangelho, porque se acham não preparados, sem recursos; ou mesmo, dizem alguns, indignos de pregá-lo; e outros até tentando fazer alguma coisa neste sentido, porém confiados somente em si mesmos, nos seus recursos, na sua sabedoria, na sua estratégia, na sua experiência e na sua força. Estão errados, os frutos não virão. Nunca teremos a experiência de redes cheias de peixes; nunca seremos de fato uma Igreja missionária se continuarmos a descansar em palavras humanas. “Lançai as vossas redes para pescar.” “Dai-lhes vós mesmos de comer”, “E sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, até os confins da terra”. (Marcos 16:15, Lucas 5:4; Marcos 6:37; Atos 1:8). Temos de ir, simplesmente porque o Senhor manda-nos ir. Temos de ir, enviar, sustentar, interceder, porque Ele pede que assim seja.
Rev. Elmir Batista Pereira – JMI / IPB
TRABALHOS DA SEMANA
Domingo – dia 26/08:
8h 30 – Reunião de Oração
9h – Escola Dominical
19h 30 – Culto
Segunda – dia 27/08 – Reunião de Oração da SAF – 15h
Estudo Bíblico – 20h 15 – residência pb. Joel e Nair
Terça – dia 28/08 – Reunião Departamental da SAF
Estudo Bíblico – 20h – residência pb. Georges Jr. e Fabíola
Quarta – dia 29/08 – Reunião de Oração – 19h
Estudo Bíblico – 20h
Estudo Bíblico – 20h30 – residência pb. Georges e Ângela
Domingo – dia 02/09:
8h 30 – Reunião de Oração
9h – Escola Dominical
19h 30 – Culto e Santa Ceia
Maiores informações na secretaria da Capela, ou pelo telefone 324-7047.