“Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.” 2 Co 12.10.
O apóstolo Paulo poderia se vangloriar de momentos extraordinários vividos por ele. Dentre estas experiências destaca-se que ele foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir-se. 2 Co 12.4. Mas ele não se deixa seduzir pelo fascínio de se achar forte e poderoso, mas o motivo dele gloriar-se são as suas fraquezas. Ele aprendeu que quando era fraco, então, é que era forte. Ele compreendeu que a graça de Deus basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.
O apóstolo Paulo escrevendo a Segunda Carta endereçada à igreja de Corinto não tem como objetivo se vangloriar dos seus feitos. Ele defende sua autoridade apostólica porque estava sendo atacado por falsos apóstolos. Tudo o que ele passou não era para demonstrar orgulho, mas total dependência do Senhor. Seu esforço, seu trabalho, seus sofrimentos suportando prisões, açoites, apedrejamento, privações apenas revelam o que de fato existia no seu coração: “Se tenho de gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza.” 2 Co 11.30. Toda a sua confiança estava em Deus que o fortalecia e não na sua capacidade ou habilidade de enfrentar as situações e por si mesmo vencê-las.
O apóstolo Paulo ensina aos crentes uma realidade que o mundo desconhece, mas que é presente na vida de todo o que crê em Jesus como seu salvador pessoal. Ele o faz usando as expressões “porém” e “mas”. Assim ele expressou: “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo.” 2 Co 4.8-10. “Entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.” 2 Co 6.10. Podemos aprender com o apóstolo Paulo que a tribulação que passamos não é pesada e nem duradoura, mas é leve e momentânea. A tribulação, ao contrário, produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação. 2 Co 4.17. Como crentes somos provados em nossa fé e suportamos as tribulações olhando para o alto, de onde vem o livramento. Ser provado ou passar por tribulação não enfraquece-nos na fé, ao contrário, aprendemos a confiar no Senhor e saber que Ele em todas as cousas nos conduz em triunfo. “Graças, porém, a Deus, que em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.” 2 Co 2.14. A glória não é dada a nós, mas a Deus e tão somente a Deus. O Senhor é quem nos fortalece e em nossas fraquezas aprendemos que sobre nós repousa o poder de Cristo.
Rev. Natanael Miguel Sallum
LITURGIA
Prelúdio
ADORAÇÃO
*Salmo 19.
*Hino 22 – Os Céus Proclamam
*Oração de Adoração
CONTRIÇAO
Salmo 1.
Oração de Contrição
LOUVOR
* Cânticos
31 – O Senhor É A Minha Força
28 – O Senhor É A Luz Do Meu Caminho
Dízimos e ofertas
Hino 63 – As Muitas Bênçãos
Oração de Gratidão
EDIFICAÇÃO
Leitura e Mensagem: Rev. Natanael
DEDICAÇÃO
Hino 318 – Ceifeiros do Senhor
* Tríplice Amém
Poslúdio
* Congregação em pé
AVISOS
GRUPOS DE ESTUDOS BÍBLICOS
Estudo Sobre os Ensinos de Jesus
21/10 – Quarta-feira – Às 20:00 horas aqui na Capela.
PAUTA DE ORAÇÃO
ENFERMOS
“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas.” (João 11.3).
Aurisan (João Maranhão); Alessandro (sobrinho Dona Nenê); D. Gláucia (mãe da Drª Heloísa); Eduardo Batista (amigo da Simone); Cristian (sobrinho D. Nenê); Sarah (sobrinha da Rebecca); David (sobrinho da Rebecca); D. Sebastiana (mãe da Aparecida Francisco); D. Maria Bernadete; D. Nilza (mãe da Else).
IGREJA
Liderança; Famílias; Escola Dominical; Grupos de Estudo e de Visitação; Ministério de Casais; SAF; UPA; Coral.
OUTROS
Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Líderes da Igreja Presbiteriana do Brasil; Ministério de Alfabetização e Evangelização.
ANIVERSARIANTES DA SEMANA
18 – Ana Elisa G. Gonçalves
19 – Elineide S. R. Martins
21 – Anne Ruth Nince Ramos
23 – Ana Cristina Silva Rebelo
ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO
21 – Dc. André Luiz Ribeiro e Flávia
26 – Élvio B. Silva e Lucilaine
TESOURARIA: 11/10/2020
Dízimos Recebidos
04 – 09 – 11 – 24 – 25 – 31 – 33 – 35 – 60 – 93 – 94 – 95 – 119 – 121.
Ofertas Recebidas
09 – 11 – 24 – 95 – 119 – 121.
18/10/2020 – HOJE
Diáconos: Dcs. André Zorzi, Fernando,
Luciano, Michel, Pedro
Púlpito: Rev. Natanael e Pb. Hamilton
Grupo de Louvor: Dc. Elias
25/10/2020 – PRÓXIMO DOMINGO
Diáconos: Dcs. Adenir, André Ribeiro,
Elias, Liliomar, Matheus
Púlpito: Rev. Natanael e Pb. Joel
Grupo de Louvor: Coral