“Pois nunca deixará de haver pobres na terra; por isso, eu te ordeno: livremente, abrirás a tua mão para o teu irmão, para o necessitado, para o pobre na tua terra.” Dt 15.11.

 

Nós sabemos que a Palavra de Deus é fiel e verdadeira, digna de inteira aceitação. Uma das verdades ensinadas na Palavra de Deus revela-nos que os pobres sempre existirão na terra. O Senhor Jesus confirma este ensino dizendo aos seus discípulos: “porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes.” Jo 12.8. A semana passada a mídia televisiva apresentou uma reportagem de uma estatística recente de que existem mais de 50 milhões de pessoas vivendo em pobreza no Brasil. No mundo todo mais de 500 milhões de pessoas vivem em estado de extrema pobreza. Uma das situações mais aflitivas para o ser humano é passar fome, não ter nada o que comer.

Quando Deus deu a Lei a Moisés os pobres foram lembrados pelo Senhor assegurando direitos aos que necessitavam: “Quando entre ti houver algum pobre de teus irmãos, em alguma das tuas cidades, na tua terra que o SENHOR, teu Deus, te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás as mãos a teu irmão pobre; antes, lhe abrirás de todo a tua mão e lhe emprestarás o que lhe falta, quanto baste para a sua necessidade.” Dt 15.7,8. Esta atitude deve ser feita com alegria, expressão da liberalidade e generosidade dos que são ricos. “Livremente, lhe darás, e não seja maligno o teu coração, quando lho deres; pois, por isso, te abençoará o SENHOR, teu Deus, em toda a tua obra e em tudo o que empreenderes. Dt 15.10. Deus promete abençoar a vida daqueles que se compadecem dos pobres. “Bem-aventurado o que acode ao necessitado; o SENHOR o livra no dia do mal.” Sl 41.1. É um privilégio podermos ajudar os necessitados. “Mais bem-aventurado é dar do que receber”, ensinou o Senhor Jesus. At 20.35. Não devemos nos omitir em repartir o que Deus tem nos dado com os que nada tem.

Somos felizes e abençoados por podermos ajudar quem precisa. Este é um ato de amor, bondade, generosidade e solidariedade e procedendo assim obedecendo ao que Deus requer de nós somos abençoados. Nesta próxima quinta-feira estaremos agradecendo as bênçãos recebidas de Deus durante o ano. Agradecer a bênção da família, a bênção da igreja e as bênçãos espirituais que Deus tem concedido a nós. Agradecemos a bênção do trabalho, pois através do trabalho de nossas mãos temos o pão de cada dia em nossas mesas. Também através do nosso trabalho obtemos recursos para ajudar os pobres. Nesta quinta-feira estaremos trazendo os gêneros alimentícios para socorro dos necessitados. Isto deve ser feito obedecendo o que Deus nos ensina em sua Palavra. Fazemos com alegria no coração ajudando os que precisam, pois assim somos abençoados por Deus. Devemos ser solícitos na prática de boas obras porque estas cousas são excelentes e proveitosas aos homens.

                                    

Rev. Natanael Miguel Sallum

 

 

LITURGIA

 

Prelúdio

 

ADORAÇÃO

*Salmo 100.

*Hino 10 – A Criação e Seu Criador

*Oração de Adoração  

 

CONTRIÇAO

Salmo 85.

Oração de Contrição

 

LOUVOR

* Cânticos

160 – Um Novo Mandamento

122 – No Nome Santo de Jesus

 

Dízimos e ofertas

Hino 60 – Ofertório

Oração de Gratidão

 

EDIFICAÇÃO

Leitura e Mensagem: Rev. Natanael

 

DEDICAÇÃO

Hino 180 – Amor Fraternal

 

* Tríplice Amém

 

Poslúdio

 

* Congregação em pé

 

 

AVISOS

 

 

DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS

No próximo dia 26, quinta-feira, às 20:00 horas teremos o Culto de Gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas durante este ano. Teremos a oportunidade de trazer gêneros alimentícios não perecíveis que serão doados a famílias carentes. Que possamos com alegria ajudar os que tanto precisam.

 

REUNIÃO DE  ORAÇÃO NA CAPELA

Domingo às 08:30 horas.

Quarta-feira às 19:00 horas.

 

 

GRUPOS DE ESTUDOS BÍBLICOS

Estudo Sobre os Ensinos de Jesus

25/11 – Quarta-feira – Às 20:00 horas aqui na Capela.

 

 

PAUTA DE ORAÇÃO

ENFERMOS

“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas.”  (João 11.3).

 

Aurisan (João Maranhão); Alessandro (sobrinho Dona Nenê); D. Gláucia (mãe da Drª Heloísa); Eduardo Batista (amigo da Simone); Cristian (sobrinho D. Nenê); Sarah (sobrinha da Rebecca); David (sobrinho da Rebecca); D. Sebastiana (mãe da Aparecida Francisco); D. Maria Bernadete; D. Nilza (mãe da Else); D. Olga (mãe do Renner).

 

IGREJA

Liderança; Famílias; Escola Dominical; Grupos de Estudo e de Visitação; Ministério de Casais; SAF; UPA; Coral.

 

OUTROS

Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Líderes da Igreja Presbiteriana do Brasil; Ministério de Alfabetização e Evangelização.

 

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

22 – Lindalva Machado Caetano

25 – Guilherme Carvalho Lopes

27 – Eduardo Naoum Georges

28 – Pedro Viana R. Gomes

 

TESOURARIA: 15/11/2020

Dízimos Recebidos

08 – 14 – 15 – 16 – 25 – 42 – 93 – 95 – 102 – 116 – 121 – 130 – 131 – 142.

 

Ofertas Recebidas

52 – 95 – 121.

 

 

 

22/11/2020 – HOJE                                          

 

Diáconos: Dcs. Adenir, André Ribeiro,

                 Elias, Liliomar, Matheus

 

Púlpito: Rev. Natanael e Pb. Timóteo

 

Grupo de Louvor: Coral

 

 

29/11/2020 – PRÓXIMO DOMINGO

 

Diáconos: Dcs. André Zorzi, Fernando,

                 Luciano, Michel, Pedro

 

Púlpito: Rev. Natanael e Pb. Hamilton  

 

Grupo de Louvor: Pb. Joel

X