“ Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança, e partiu sem saber aonde ia.” Hb 11.8.
A razão humana leva as pessoas buscarem respostas convincentes a fim de tomarem uma decisão acertada. O ser humano se satisfaz quando todas as suas perguntas encontram respostas claras e racionais que permitem o homem escolher baseado na razão. Algumas pessoas tem a concepção que fé “é um salto no escuro”, ou fé é uma aventura. A Bíblia define fé como: “a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.” Hb 11.1. Fé verdadeira no Deus vivo e verdadeiro é mais do que o mero acreditar. É mais do que um conhecimento intelectual baseado em relatos históricos. É mais do que sentir uma grande emoção. Fé é mais do que crer no milagre e recebe-lo. Fé é confiar, apoiar, refugiar, depender completamente de Deus. Esta fé não é uma aventura e muito menos um salto no escuro. Esta fé viva e verdadeira leva o homem a confiar nas promessas de Deus e obedece-Lo de todo o coração.
O autor da Carta aos Hebreus no capítulo 11 alista vários exemplos de pessoas de fé. Dentre elas está o patriarca Abraão, conhecido como “o pai da fé.” Abraão recebeu o chamado de Deus e ele obedeceu sem buscar razões que o pudessem convencer que a iniciativa seria viável e proveitosa. O chamado era para deixar a sua casa, a sua parentela, a sua cidade e se dirigir a um lugar que ele não conhecia. Sem saber para onde iria Abraão pela fé obedeceu a ordem de Deus. Ele confiava na direção providencial de Deus. Ele não olhou as dificuldades que a caminhada traria, mas ele se dispôs a cumprir o que Deus mandara. Toda a confiança de Abraão está em Deus que o chama e lhe promete abençoar.
Abraão não partiu para uma aventura. Ele não estava dando um salto no escuro. Ele ouviu a voz de Deus, confiou no que Deus lhe falou e obedeceu ao que Deus ordenou. A nossa fé em Deus deve também apoiar-se unicamente em quem Deus é e na verdade de suas promessas. Crer em Deus significa confiar que tudo o que Ele diz é verdade e tudo o que Ele promete será cumprido. Podemos não saber o lugar para onde Deus nos quer levar, mas sossegamos pelo fato de Deus estar conosco na jornada. As dificuldades podem surgir durante a caminhada, mas o Senhor nos ajudará em todas elas. Podemos até sofrer durante a peregrinação, mas Deus nunca nos abandonará. Andando por fé não estamos desamparados e sabemos que a jornada por mais difícil que seja nos levará ao porto seguro, ao lugar que Deus preparou e nos deu como promessa. Confiemos no Senhor e obedeçamos ao seu mandar.
Rev. Natanael Miguel Sallum
LITURGIA
Prelúdio
ADORAÇÃO
*Salmo 99.
*Hino 49 – Sempre Vencendo
*Oração de Adoração
CONTRIÇAO
Salmo 124.
Oração de Contrição
Hino 334 – A Conversão
LOUVOR
* Cânticos
59 – Num Lugar Perto de Jericó
140 – Ajoelhado a Teus Pés
Dízimos e ofertas
Hino 105 – Certeza do Crente
Oração de Gratidão
EDIFICAÇÃO
Leitura e Mensagem: Pb. Daniel
DEDICAÇÃO
Hino 336 – Jesus Me Transformou
AVISOS
REUNIÃO DE ORAÇÃO NA CAPELA
Domingo às 08:30 horas.
Quarta-feira às 19:00 horas.
PAUTA DE ORAÇÃO
ENFERMOS
“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas.” (João 11.3).
Aurisan (João Maranhão); Alessandro (sobrinho Dona Nenê); D. Gláucia (mãe da Drª Heloísa); Eduardo Batista (amigo da Simone); Cristian (sobrinho D. Nenê); Sarah (sobrinha da Rebecca); David (sobrinho da Rebecca); D. Sebastiana (mãe da Aparecida Francisco); D. Maria Bernadete; D. Nilza (mãe da Else); D. Olga (mãe do Renner).
IGREJA
Liderança; Famílias; Escola Dominical; Grupos de Estudo e de Visitação; Ministério de Casais; SAF; UPA; Coral.
OUTROS
Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Líderes da Igreja Presbiteriana do Brasil; Ministério de Alfabetização e Evangelização.
ANIVERSARIANTES DA SEMANA
23 – Milburges P. Silva
24 – Nilma P. Albuquerque
26 – Antônio A. Sobrinho
TESOURARIA: 14/02/2021
Dízimos Recebidos
17 – 19 – 27 – 80 – 114 – 115 – 116 – 130.
Ofertas Recebidas
60 – 94 – 114 – 132.