Encontrando alegria nas provações Tg.1:2-4.
A vida cristã não pode ser comparada somente com um barco velejando tranquilamente em dias ensolarados, sobre as águas pacíficas de um grande mar. Pois vem sobre todos nós, dias em que o sol é coberto por espessas nuvens; e rijos ventos que, tumultuando as águas, levantam grandes ondas contra a fé que nos foi dada. Em situações como estas onde a tristeza brota como o efeito de profundo abatimento e desespero, Tiago com o uso de lentes inspiradas ensina como encontrar motivo para alegrarmo-nos.
Tiago escreveu no verso 2 do capítulo 1 da sua epístola: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações” É certo que a tristeza é parte constituinte das emoções humanas e que tem como finalidade expressar estados da nossa alma. Jesus no Getsêmani disse aos seus discípulos: “A minha alma está profundamente triste até à morte…” Mc.14:34, mas este é o resultado ordinário em tais circunstâncias, o extraordinário reside no fato de pouco mais adiante Jesus dizer: “contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu (Pai) queres” Mc.14:36. Confiantemente defendo que Jesus se submetia prazerosamente à vontade do Pai que é boa, agradável e perfeita Rm.12:2 e isto com uma alegria que sobrepujava toda tristeza. Assim também é que se deve dar conosco, pois existe uma vontade superior à qual devemos nos submeter alegremente, confiantes de que frutos virão em decorrência de tal atitude. Tiago continua, versos 3 e 4 “sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada faltosos”. Nestes dois versos encontra-se o motivo pelo qual nós cristãos devemos nos alegrar diante de toda e qualquer provação, pois a provação da nossa fé uma vez compreendida não tem como objetivo nos levar à desistência, mas à perseverança que uma vez atingida o clímax nos conduz rumo a perfeição, a integridade, a completude.
Portanto, “alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez digo: alegrai-vos” Fl.4:4, pois quando compreendemos que as provações são oportunidades de Deus para o desenvolvimento e amadurecimento da nossa fé, encontramos a alegria, que enraizada em Cristo vence toda tristeza. Encontramos alegria na oportunidade de progredirmos!
Gabriel Lopes
LITURGIA
Prelúdio
ADORAÇÃO
*Salmo 33
*Hino 02 – Reverência
*Oração de Adoração
CONTRIÇÃO
Lucas 13.1-5
Oração de Contrição
Hino 71 – Perdão
LOUVOR
* Cânticos
07 – Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia!
41 – Tu És Soberano Sobre a Terra
Dízimos e Ofertas
Hino 62 – Hino de Gratidão
Oração de Gratidão
INTERCESSÃO
Oração de Intercessão
EDIFICAÇÃO
Leitura e Mensagem: Sem. Gabriel
DEDICAÇÃO
* Hino 155 – Castelo Forte
* Tríplice Amém
Poslúdio
* Congregação em pé
AVISOS
ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA CAPELA
O Conselho da Capela convoca a Assembleia Geral Ordinária para reunir-se no dia 31 de Janeiro de 2016 às 09:00 horas no Templo da Capela. Todos os membros comungantes estão convocados.
CASAMENTO
A Capela recebeu o convite de casamento de Mayron e Stéphanie que acontecerá no dia 30 de janeiro, às 19:30 horas, no Templo da Capela. Cumprimentamos os noivos, desejando-lhes as mais ricas bênçãos de Deus sobre suas vidas.
REUNIÃO DE ORAÇÃO DOS HOMENS
Todo domingo os homens da Capela se reúnem para orar às 19:00 hs aqui na Capela. Participe você também desta reunião.
REUNIÃO DE ORAÇÃO NA CAPELA
Domingo às 08:30 horas.
Quarta-feira às 19:00 horas.
SOCIEDADE AUXILIADORA FEMININA
Reunião de oração
Todo Domingo às 19:00 horas.
Escola Bíblica Dominical
Quem é Deus? Deus é espírito, infinito, eterno e imutável em seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade. Há três pessoas na Divindade: o Pai, o filho e o Espírito Santo, e estas três são um Deus, da mesma substância, iguais em poder e glória (adaptado do Breve Catecismo de Westminster).
Jo 4.23-24; Ex 3.14; Sl 145.3; Ap 4.8; Ex 34.6-7.
PAUTA DE ORAÇÃO
ENFERMOS
“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas.” (João 11.3).
Eduardo Batista (amigo da Simone); Cristian (sobrinho D. Nenê); Sarah (sobrinha da Rebecca); Hugo (irmão da Laís); Sr. Marcionilio (pai do André Ribeiro); David (sobrinho da Rebecca); D. Delza (cunhada D. Márcia); Angelica (filha da Aparecida Francisco); Maria Goreti (cunhada da Heloísa); Sr. Joviano (pai da Drª Heloísa).
IGREJA
Liderança; Famílias; Escola Dominical; Grupos de Estudo e de Visitação; Ministério de Casais; SAF; UPA; Coral.
OUTROS
Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Líderes da Igreja Presbiteriana do Brasil; Ministério de Alfabetização e Evangelização.
ANIVERSARIANTES DA SEMANA
16 – Henrique Batista da Silva
18 – Ricardy Carneiro de Oliveira
20 – Camila Vieira da Costa
20 – Georges Habib Naoum
22 – Jonathan Taylor de Oliveira
ESCALA
17/01/2016 – HOJE
Diáconos: Dcs. Adhemar, André Zorzi,
Jonas e Reinaul
Púlpito: Sem. Gabriel e Pb. Ricardy
Grupo de Louvor: Pb. Joel
Momento de Oração: Pb. Georges Jr.
Pianista da EBD: Rebecca
Culto Infantil: Donne Yuri eVivian-Lucilaine
Berçário: Nathiele e Floriani
Sonoplastia: Mayron César C. e Silva
24/01/2016 – PRÓXIMO DOMINGO
Diáconos: Dcs. André Ribeiro, Elias,
Liliomar
Púlpito: Rev. Natanael e Pb. Daniel
Grupo de Louvor: Pb. Ramez
Momento de Oração: Mônica
Pianista da EBD: Reginaldo
Culto Infantil: Mariana e Pedro-Tarianny
Berçário: Flávia e Isa
Sonoplastia: Jairo Costa e Silva
20/01/2016 – 4ª feira – Reunião de Oração: Pb. Ramez Abdallah Naoum
REUNIÕES SEMANAIS
2ª feira- Estudo Bíblico – 20h
3ª feira- Estudo Bíblico – 19:30h
4ª feira- Reunião de Oração – 19h
Estudo Bíblico – 20h
Sábado- Reunião dos Jovens e Adolescentes – 19:30h
Domingo- Reunião de Oração – 8h30
Escola Dominical – 9h
Culto de Adoração e Louvor – 19h30