“Se tenho de gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza.” 2 Co 11.30.
O que é comum no ser humano é enaltecer as suas virtudes, se vangloriando de sua inteligência, sabedoria, beleza física, riqueza, fama e poder. Tudo o que pode ser elogiado torna-se motivo de ostentação por parte das pessoas. Quando se trata de fraquezas ou limitações a tendência natural é procurar esconder, pois nas fraquezas não existe motivo de orgulho. As virtudes são expostas para que todos vejam e as fraquezas são encobertas para que ninguém as conheça.
Observando a vida do apóstolo Paulo é certo que ele teria alguns motivos para se vangloriar. Ele era cidadão romano, título mais almejado pelas pessoas de sua época. Paulo estudou aos pés de Gamaliel, principal instrutor dentro do judaísmo, circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível. Fp 3.4-6. Quanto ao judaísmo, avantajava a muitos de sua idade, sendo extremamente zeloso das tradições de seus pais. Gálatas 1.14. Paulo poderia se orgulhar de sua nacionalidade, de sua cultura, de sua posição social, política, econômica e religiosa. Isto traria status perante a sociedade e elogios para sua pessoa.
Porém, quando Paulo teve o seu encontro com Jesus Cristo sua vida mudou. Se antes ele perseguiu a igreja de Jesus, agora ele é perseguido por causa de sua fé e do evangelho que ele pregava. O que antes era lucro, agora ele considera perda por causa de Cristo. “Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo.” Fp 3.8. As cousas que poderiam anteriormente serem tão importantes e valiosas, agora não trazem nenhuma vaidade ou soberba ao apóstolo Paulo.
O seu viver é todo dedicado a Cristo e o seu alvo é realizar a obra que lhe foi confiada pelo próprio Senhor Jesus de pregar o evangelho aos gentios. Isto implicaria em sofrimento para sua vida Atos 9.16. O apóstolo enumera suas lutas e sofrimentos ao cumprir a ordem de Jesus: “ Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar.” 2 Co 11.24,25. Todas as provações passadas por Paulo não o fez desanimar, nem desistir de sua missão, pelo contrário, isto o faz gloriar nas suas fraquezas. Nossas lutas, nossos sofrimentos, nossas limitações e fraquezas nos ajudam a depender totalmente de Jesus e confiar inteiramente em sua graça, pois do Senhor vem as forças, o conforto e a vitória. Quando nos sentimos fracos, então, é que somos fortes, para que sobre nós repouse o poder de Cristo.
Rev. Natanael Miguel Sallum
LITURGIA
Prelúdio
ADORAÇÃO
*Salmo 125
*Hino 49 – Sempre Vencendo
*Oração de Adoração
CONTRIÇÃO
Salmo 46
Oração de Contrição
Hino 155- Castelo Forte
LOUVOR
* Cânticos
07 – Senhor Me Alegro Em Ti
28 – O Senhor É A Luz Do Meu Caminho
33 – Sei Que Observas O Meu Coração
Dízimos e Ofertas
Hino 61 – Ações De Graças
Oração de Gratidão
INTERCESSÃO
Oração de Intercessão
EDIFICAÇÃO
Leitura e Mensagem: Rev. Natanael
DEDICAÇÃO
* Hino 103 – Aflição E Paz
* Tríplice Amém
Poslúdio
* Congregação em pé
AVISOS
ZELADORIA
Estão abertas as inscrições para quem deseja ocupar a função de zelador na Capela. Os Currículos podem ser entregues ao Dc. Elias e a entrevista com os candidatos acontecerá no próximo domingo dia 28, às 10:00 horas
REUNIÃO DE ORAÇÃO DOS HOMENS
Todo domingo os homens da Capela se reúnem para orar às 19:00 hs aqui na Capela. Participe você também desta reunião.
REUNIÃO DE ORAÇÃO NA CAPELA
Domingo às 08:30 horas.
Quarta-feira às 19:00 horas.
SOCIEDADE AUXILIADORA FEMININA
Reunião de oração
Todo Domingo às 19:00 horas.
GRUPOS DE ESTUDOS BÍBLICOS
Estudo Sobre o Livro de Salmos
22/02 – Segunda-feira – Às 20:00 horas, aqui na Capela.
Estudo Sobre o Livro de Marcos
23/02 – Terça-feira – Às 19:30 horas, aqui na Capela.
Estudo Personagens Bíblicos
24/02 – Quarta-feira – Às 20:00 horas, aqui na Capela.
REUNIÃO DOS CASAIS
No dia 26 de fevereiro, próxima sexta-feira, teremos a primeira reunião de Casais da Capela neste ano, às 20:00 horas. Todos os casais estão convidados.
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
Em que consiste o estado de pecado em que o homem caiu? A queda reduziu o gênero humano a um estado de pecado e miséria. O estado de pecado em que o homem caiu consiste na culpa do primeiro pecado de Adão, na falta de retidão original e na corrupção de toda a sua natureza, o que ordinariamente se chama Pecado Original, juntamente com todas as transgressões atuais que procedem dele (adaptado do Breve Catecismo de Westminster). Rm 5.18-19; Ef 2.1-3; Rm 8.7-8; Sl 51.5.
PAUTA DE ORAÇÃO
ENFERMOS
“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas.” (João 11.3).
Eduardo Batista (amigo da Simone); Cristian (sobrinho D. Nenê); Sarah (sobrinha da Rebecca); Hugo (irmão da Laís); Sr. Marcionilio (pai do André Ribeiro); David (sobrinho da Rebecca); D. Delza (cunhada D. Márcia); Angelica (filha da Aparecida Francisco); Maria Goreti (cunhada da Heloísa); Sr. Joviano (pai da Drª Heloísa); Priscila; D. Raquel.
IGREJA
Liderança; Famílias; Escola Dominical; Grupos de Estudo e de Visitação; Ministério de Casais; SAF; UPA; Coral.
OUTROS
Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Líderes da Igreja Presbiteriana do Brasil; Ministério de Alfabetização e Evangelização.
ANIVERSARIANTES DA SEMANA
23 – Milburges P. Silva
24 – Nilma Propércio Albuquerque
26 – Antônio Alexandrino Sobrinho
ESCALA
21/02/2016 – HOJE
Diáconos: Dcs. André Ribeiro, Elias
Liliomar
Púlpito: Rev. Natanael e Pb. Georges Jr.
Grupo de Louvor: Pb. Joel
Momento de Oração: Lindamar
Pianista da EBD: Reginaldo
Culto Infantil: Ana Cristina e Juliana-Anne
Berçário: Jennifer e Vanessa
Sonoplastia: Jairo Costa e Silva
28/02/2016 – PRÓXIMO DOMINGO
Diáconos: Dcs. Adhemar, André Zorzi,
Jonas e Reinaul
Púlpito: Rev. Natanael e Pb. Joel
Grupo de Louvor: Pb. Ramez
Momento de Oração: Mônica
Pianista da EBD: Pb. Daniel
Culto Infantil: Lucilaine e Talytha-Pedro
Berçário: Greicy e Laila
Sonoplastia: Mayron César C. e Silva
24/02/2016 – 4ª feira – Reunião de Oração: Lucilaine Alexandre de Oliveira Silva
REUNIÕES SEMANAIS
2ª feira- Estudo Bíblico – 20h
3ª feira- Estudo Bíblico – 19:30h
4ª feira- Reunião de Oração – 19h
Estudo Bíblico – 20h
Sábado- Reunião dos Jovens e Adolescentes – 19:30h
Domingo- Reunião de Oração – 8h30
Escola Dominical – 9h
Culto de Adoração e Louvor – 19h30