ANO NOVO, VIDA NOVA.
“Que proveito tem o homem de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol? Geração vai e geração vem; mas a terra permanece para sempre”. Eclesiastes 1:3 e 4.
Uma das frases mais ouvidas a cada final de ano é a frase título desta pastoral: “Ano Novo, Vida nova”. Esta frase reflete a mentalidade imediatista e limitada que o homem moderno tem. Na verdade, a expectativa de coisas novas se repete a cada romper de ano novo porque o homem perdeu a perspectiva da eternidade. O homem não sabe que quando foi criado, Deus o fez para a eternidade. Vivendo de forma imediatista, ele reflete uma cultura totalmente vinculada a esta existência efêmera e passageira, desprovida da Soberania e da Providência de Deus.
Salomão na sua sabedoria já afirmava: “Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade”. (Eclesiastes 1:2). Se olharmos da perspectiva imediatista, veremos que a existência do homem sem Deus não passa de vaidade, ou seja, é breve e não tem significado. Neste sentido também podemos dizer que, a esperança de coisas novas é ilusória e só existe porque houve mudança de ano, e ela faz parte desta existência breve e sem sentido.
Quando olhamos a vida da perspectiva da eternidade, veremos que ela faz sentido não por causa da mudança de um tempo que é prenuncio de dias melhores, mas porque o relacionamento com Deus, que também chamamos de comunhão, é que dá sentido e direção a nossa existência. O Deus Eterno, que criou todas as coisas e nos amou a ponto de enviar Seu Filho para redimir-nos, é que traz sentido a nossa existência.
Mais uma vez é preciso chamar a sabedoria de Salomão: “Levanta-se o sol, e põe-se o sol, e volta ao seu lugar, onde nasce de novo. Todas as coisas são canseiras tais, que ninguém as pode exprimir; os olhos não se fartam de ver, nem se enchem os ouvidos de ouvir. O que foi é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer; nada há, pois, novo debaixo do sol. Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Não! Já foi nos séculos que foram antes de nós. Já não há lembrança das coisas que precederam; e das coisas posteriores também não haverá memória entre os que hão de vir depois delas”. (Eclesiastes 1:5 a 11). Mais uma vez ele expressa sua preocupação com a mesmice que é a vida do homem sem Deus.
A vida nova só acontece quando nos rendemos verdadeiramente aos pés do Senhor Jesus reconhecendo-o como único Senhor das nossas vidas. Haverá um novo tempo somente para aqueles que verdadeiramente buscarem glorificar a Jesus através de suas vidas durante o novo ano que é dádiva de Deus. Neste ano novo, busquemos fazer a vontade de Deus em tudo. Proclamemos não só com os nossos lábios, mas também com a nossa vida, que Jesus Cristo é o Senhor e que Ele vai voltar para julgar a todos.
Façamos como Salomão, que após ver a brevidade da vida e a inutilidade da mesma longe de Deus reconheceu: “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem”. (Eclesiastes 12:13 e 14).
Que Deus nos dê verdadeiramente um tempo novo para que possamos honrar, glorificar e proclamar as Boas Novas de Salvação a todos os homens.
Rev. Geraldo Silveira Filho
LITURGIA
Prelúdio
Adoração
* Salmo 111:1 a 10
* Hino 28 – Coroação
* Oração de Adoração
Confissão
* Salmo 139:1 a 24
* Hino 67 – Coração Quebrantado
* Oração de Confissão
Louvor
Hino 64 – Grata Memória
Cânticos: 89 – Deus Supremo és
39 – Deus somente Deus
Dízimos e Ofertas
Oração de Gratidão
Proclamação
Leitura e mensagem: rev. Marcos Agripino
Em Memória
Santa Ceia
Cântico 106 – E o Verbo se fez carne…
* Oração e bênção
* Tríplice amém!
Posludio
* Congregação em pé.
VIDA COMUNITÁRIA
ENFERMOS E CONVALESCENTES
Bráulio (primo da Fabíola); Carminha Prudente; Elza de Faria (mãe dos irmãos Ana Maria e Antônio Sérgio), Ema (avó da Liliana); Família Quinan; Heloisa Miranda; Joaquim (pai da Sra Ângela Naoum); Marcilene Ramos, Maria das Graças (funcionária) e Terezinha (mãe do pastor).
IGREJA
Irmãos em viagem; Liderança: Pastores, Presbíteros, Diáconos; Famílias.
OUTROS
Missionários e Seminaristas; Seminários.
ANIVERSARIANTES – 05 a 11/01/03
05 – Renato Pedro da Costa;
06 – Timótheo Souza Silveira;
11 – Déborah Abrahão Naoum;
11 – Luiza Georges Costa.
ANIVERSARIO DE CASAMENTO
05 – Antônio Cardoso/Dalva;
09 – Djalma M. de Lima/Heloísa.
AVISOS
Semana MUNDIAL de Oração
A primeira semana do ano é considerada como Semana Mundial de Oração. Estamos nos reunindo todos os dias para orar.
Dia 05 – hoje – 8h30 – Pb. Georges Habib Naoum
Dia 06 – segunda – 19h – Dc. Ramez A. Naoum
Dia 07 – terça – 19h – Pb. Elon Gonçalves
Dia 08 – quarta -19h- Pb. Joel Gonçalves da Costa
GRUPOS DE ESTUDO BÍBLICO
Todos os Grupos de Estudo estão em recesso.
ESCOLA DOMINICAL
Devido ao período de férias, durante o mês de janeiro a Escola Dominical estará funcionando normalmente no sistema de classe única. Tanto o departamento Infantil quanto o de adultos terão aula em conjunto. Participe! Traga Visitantes.
PASTOR EM FÉRIAS
Devido ao período de férias do Rev. Geraldo, os trabalhos da igreja estarão funcionando normalmente sob a direção do Rev. Marcos Agripino. A ele e a sua família nossas boas vindas e o desejo de feliz estada em nosso meio.
AGENDA 2003
Pedimos aos irmãos que tiveram alguma mudança no seu endereço ou telefone que informe à secretaria para que possamos atualizar os dados para a agenda 2003 que sairá em breve.
MOMENTO MISSIONÁRIO
PARÁ: CÍRIO DE NAZARÉ ATRAI MAIS DE 1,5 MILHÃO DE PESSOAS – UM POUCO DE HISTÓRIA – Um grande rio, a Floresta Amazônica, ouro e muitas terras a serem possuídas. Por tudo isto eles foram chegando e ficando. Em 1616, ao redor do Forte do Presépio, na Bahia do Guajará surgiu Belém. A economia nasceu explorando o cacau, a baunilha, o cravo e a canela e cultivando a cana-de-açúcar, café, arroz e algodão. No final do século XIX, viveu seu esplendor com os seringais. Nos anos 60 e 70, a estrada Belém-Brasília e a Transamazônica trouxeram o Pará de volta à vida. É a maior reserva de minério de ferro do mundo.
Desafios missionários:
O Pará é o 2.º estado brasileiro em extensão territorial. Da devoção a Nossa Senhora de Nazaré, dos colonizadores portugueses ficou o Círio de Nazaré. Todo o mês de outubro, Belém recebe cerca de 1,5 milhão de pessoas que participam da Procissão do Círio; a maior festa religiosa do Norte do País. Dos 143 municípios 102 já foram alcançados pelos batistas, mas ainda há regiões bastante carentes, como a Região dos Tapajós. Nesta região são 183.000 habitantes e pouco mais de 600 evangélicos (batistas).
Pedidos de Oração:
Oremos para que o número de evangélicos se multiplique com o trabalho de nossos irmãos.
Revista Pátria para Cristo – JMN – pg. 29
TRABALHOS Da SEMANA
Domingo
8h30 – Reunião de Oração
9h00 – Escola Dominical
19h30 – Culto
Segunda
19h00 – Reunião de Oração
Terça
19h00 – Reunião de Oração
Quarta
19h00 – Reunião de Oração