“Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes.” Rm. 12.12.

Ter uma percepção suficientemente viva e intensa de nossas necessidades, a ponto de perseverarmos  na oração, apesar dos obstáculos, é uma característica da vida do crente fiel. Aquele que de todo o coração tem buscado o Senhor, não deixará de encontrá-Lo. Todo o que bate com sinceridade de coração terá a porta aberta. E todo aquele que pede em obediência à Palavra de Deus obterá do Senhor os pedidos feitos.

É possível na caminhada cristã, sermos tomados pelo desânimo e acharmos que Deus está longe e que Ele não responde as nossas orações. Algumas vezes em que a resposta parece demorada não devemos esmorecer na espera. A distância entre a súplica e a resposta não deve deixar-nos desanimados ou vacilantes, pelo contrário, devemos  perseverar na oração. O apóstolo Paulo afirma: “na oração, sede perseverantes.” Rm. 12.12. O silêncio de Deus e sua aparente demora em responder nossas súplicas não devem abalar a nossa confiança.

Em Lucas 11.5-8 e Lucas 18.1-8 encontramos duas parábolas contadas pelo Senhor Jesus nas quais Ele nos ensina sobre a necessidade de perseverarmos  na oração. Na  primeira parábola, Jesus relata sobre um homem que procura um amigo à meia-noite, pois um companheiro seu, chegando de viagem bate a sua porta e ele não tem nada para lhe oferecer. Jesus afirma que o amigo levantará e lhe dará o que ele tiver necessidade. Ele assim o fará, ou por considerar a amizade ou por causa da importunação. Na outra parábola, Jesus ensinando sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer, conta a história de um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum e que recebe uma viúva que tinha uma causa que ele devia julgar. Ela por algum tempo cobrava a sua decisão e ele não a quis atender. Depois ele disse consigo mesmo: “como esta viúva me importuna julgarei sua causa, para não suceder que por fim, venha a molestar-me.” Lc. 18.5.

Após contar a primeira parábola, Jesus faz a seguinte aplicação: “Por isso, vos digo: Pedi e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.” Lc. 11.9. Na segunda parábola, Jesus assim ensinou: “Considerai no que diz este juiz iníquo. Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a Ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça.” Lc. 18.6-8. Aprendamos com as Escrituras a sermos perseverantes na oração, sabendo que o tempo de Deus não é o nosso tempo e o intervalo entre a súplica e a resposta permite perseverarmos confiando que o Senhor nos  responderá.

Rev. Natanael Miguel Sallum

 

 

LITURGIA

Prelúdio

 

ADORAÇÃO

*Salmo 100

*Hino 41 – Louvor Pela Graça Divina

*Oração de adoração

 

CONTRIÇÃO

Romanos  5. 1 – 11

Oração de Contrição

Hino 115 – Unido Com Cristo

 

 LOUVOR

*Cânticos:

01 –  Ao Nosso Deus

99 –  Ó Deus Tu És O Meu Deus Forte

111 – É Teu Povo Aqui Presente

Dízimos e Ofertas

Hino 55 – Alegria e Gratidão

Oração de Gratidão

 

INTERCESSÃO

Oração de intercessão

 

EDIFICAÇÃO

Leitura e Mensagem: Rev. Héber

 

DEDICAÇÃO

Hino 135 – Mais de Cristo

 

* Tríplice Amém

 

Poslúdio

* Congregação em pé

 

AVISOS

 

REV. HÉBER CARLOS DE CAMPOS

Está conosco,  trazendo-nos a mensagem da Palavra de Deus, o Rev. Héber. Agradecemos a sua colaboração e rogamos a Deus que continue abençoando ricamente a vida, a família e o ministério do irmão.

 

CASAMENTO

A Capela recebeu o convite de casamento da Vânia e Fabiano que acontecerá no dia 20 de julho, às 20:00 hs, no Rio Master Eventos. Cumprimentamos os noivos desejando-lhes as mais ricas bênçãos de Deus sobre suas vidas.

 

GRUPOS DE ESTUDOS BÍBLICOS

Os grupos de Estudos Bíblicos estão de recesso durante o mês de julho.

 

CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

As obras de construção do Templo foram iniciadas no dia 02 de julho e estamos trabalhando com uma equipe de 18 pessoas entre: mestre de obra, pedreiros, carpinteiros, armadores, serventes e vigias. Oremos para que Deus proteja todos os trabalhadores durante o período da construção.

 

 

SOCIEDADE AUXILIADORA FEMININA

Reunião de Oração

Todo domingo às 19:00 horas na Capela.

 

 

VIDA COMUNITÁRIA

 

NOSSA PAUTA DE ORAÇÃO

ENFERMOS

“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas”.  (João 11:3)

Francisca; Tereza Cândido; Vera Maciel; Rogério Brito; D. Guiomar (mãe da Lindalva);  Elizabeth Bazi; D. Dolores.

 

CONVALESCENTES E EM RECUPERAÇÃO

Walter Phrimer; José Bruno; Helenice Alencar.

 

IGREJA

Liderança; Famílias; Escola Dominical; Grupos de Estudo e de Visitação; Ministério de Casais; SAF; UPA; Coral;  Ponto de Pregação em Terezópolis e Expansão da Capela.

 

OUTROS

Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Líderes da Igreja Presbiteriana do Brasil.

 

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

15/07 – Ângela Maria Santos Naoum

16/07 – Mayron César da Costa e Silva

 

 

TRABALHOS DA SEMANA

08h30 – REUNIÃO DE ORAÇÃO

09h00 – ESCOLA DOMINICAL

19h00 – REUNIÃO DE ORAÇÃO

19h30 – CULTO

QUARTA

19h00 – REUNIÃO DE ORAÇÃO

20h15 – GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO

QUINTA

19h30 – GRUPO DE VISITAÇÃO

SÁBADO

20h00 – REUNIÃO UPA E MOCIDADE

X