“Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.” 1 Cr 4.9-10.

 

A biografia de Jabez é uma das mais curtas que já lemos, relatada apenas nestes dois versículos. Jabez era um líder descendente de Judá filho de Jacó. O seu nome trazia um estigma, pois significava “ele entristece”, mas no entanto, ele tornou-se o mais honrado entre os seus irmãos, em virtude de ter tomado decisão certa diante do Deus de Israel: tomou uma atitude de temor e fé e alcançou sucesso e honradez diante de Deus e dos homens!

Refletindo sobre a oração de Jabez, eu gostaria de estimular os irmãos, neste momento de dificuldades e tribulações, a fazermos como ele o fez em oração ao Senhor.

  1. Em primeiro lugar, ele rogou a bênção do Senhor Deus de Israel. Ele foi à fonte certa, com o pedido certo e com a motivação certa: “Oh! Tomara que me abençoes” somente Deus com suas bênçãos pode nos livrar das nossas tribulações…Ele não conformou com o estigma do seu nome… ele queria a bênção de Deus.
  2. Em segundo lugar, ele pediu que Deus o fizesse prosperar: “Tomara que me alargues as fronteiras” Jabez não era acomodado com a sina, ele buscava novos horizontes, novas conquistas, ele queria alargar suas tendas. Em meio às crises devemos olhar para frente com esperança e pedir que Deus faça prosperar o trabalho de nossas mãos.
  3. Em terceiro lugar, Jabez suplica a presença de Deus consigo, pois entendia que sem a boa mão de Deus, não conseguiria vitórias. A nossa jornada não será bem sucedida se a mão abençoadora de Deus não nos acompanhar. Jesus prometeu estar conosco todos os dias até a consumação do século (Mt 28.20).
  4. Em quarto lugar, Jabez suplicou que Deus o preservasse do maligno. Ele sabia que a vida é cheia de perigos e o inimigo das nossas almas é astuto e que não temos defesa própria para nos defender, precisamos da armadura de Deus para vencermos o mal. Jesus ensinou na oração do Pai Nosso a pedirmos livramentos: “Não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal (maligno).” Mt 6.13. Jabez pedia o livramento do maligno, bem como das aflições que poderia vir na queda.

Que nestes momentos que vivemos, com tantas incertezas e tribulações, aprendamos orar como Jabez, buscando as bênçãos do nosso pai, vendo  tempos melhores, buscando a doce companhia do Senhor e o livramento das tentações. E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.” 1 Cr 4.9-10.

 

Pb. Joel Gonçalves da Costa

 

PAUTA DE ORAÇÃO

ENFERMOS

“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas.”  (João 11.3).

 

Aurisan (João Maranhão); Alessandro (sobrinho Dona Nenê); D. Gláucia (mãe da Drª Heloísa); Eduardo Batista (amigo da Simone); Cristian (sobrinho D. Nenê); Sarah (sobrinha da Rebecca); David (sobrinho da Rebecca); D. Sebastiana (mãe da Aparecida Francisco); D. Maria Bernadete; D. Nilza (mãe da Else).

 

IGREJA

Liderança; Famílias; Escola Dominical; Grupos de Estudo e de Visitação; Ministério de Casais; SAF; UPA; Coral.

 

OUTROS

Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Líderes da Igreja Presbiteriana do Brasil; Ministério de Alfabetização e Evangelização.

 

 

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

27 – Bruna Marques Maciel

29 – Simone Abrahão Naoum

31 – Huda Naoum Homsi

01 – Maria Madalena de C. Bazi

01 – Lucas Marques Maciel

 

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO

27 – Jairo C. e Silva e Karla

29 – Aroldo F. Cândido e Mariana

29 – Jonathan T. de Oliveira e Tuanne

 

TESOURARIA: 19/07/2020

Dízimos Recebidos

08 – 16 – 51 – 31 – 33 – 52 – 53 – 64 – 74 – 134 – 139.

 

Ofertas Recebidas

19 – 52 – 53 – 64.

X