“Quando, pela primeira vez, falou o SENHOR por intermédio de Oséias, então, o SENHOR lhe disse: Vai, toma uma mulher de prostituições e terás filhos de prostituição, porque a terra se prostituiu, desviando-se do SENHOR.” Oséias 1:2.

 

Oséias não tinha um lar feliz. Provavelmente ele nunca teve a oportunidade de reunir sua família em torno de uma mesa familiar. Tinha uma esposa infiel cujo nome era Gomer. Tinha filhos que não eram seus filhos. A infidelidade de sua esposa é descrita nos primeiros capítulos do seu livro. A pergunta que salta diante dos olhos do leitor do livro de Oséias é: “Por que Oséias casou-se com Gomer?” É evidente que ela é uma má esposa desde o principio do casamento. Ainda que pareça estranho, foi Deus quem ordenou a Oséias que se cassasse com Gomer. Por que? “Porque a terra se prostituiu, desviando-se do SENHOR”.

Certamente o matrimonio desastroso de Oséias foi utilizado como uma ilustração concreta e vívida da relação de Deus com Israel, seu povo infiel. Oséias refletia a fidelidade e o amor de Deus para com seu povo. Mas Oséias estava casado com Gomer, que refletia a infidelidade de Israel para com o Seu Deus. Ela brinca com o amor do seu marido. Pisoteia o coração fiel de seu marido. Abandona-o e corre atrás de outros amantes. Mas Oséias com seu amor fiel e paciente vai atrás de Gomer em busca de conquistá-la de volta para si.

Que quadro digno da relação de Deus com seu povo! Deus busca e toma para Si pecadores infiéis. Mostra Seu profundo amor cuidando deles, provendo para suas necessidades e redimindo-os do pecado. E por Sua fidelidade, recebe infidelidade. Corremos atrás de outros deuses que nós mesmos inventamos: bens materiais, riquezas, prazeres, amigos, etc. É fácil olhar com desprezo para uma mulher como Gomer. Mas, frequentemente nos esquecemos que nós é que somos Gomer para Deus.

ORAÇÃO:

Senhor, temos recusado Teu amor verdadeiro e fiel. Nos envergonhamos de nossa infidelidade para contigo. Faça com que enxerguemos a loucura de fazer e correr atrás de outros deuses que inventamos para nós. Te damos graças por Teu grande amor tão claramente demonstrado naquele que morreu na cruz. Aumenta nosso amor por Ti. Em nome e por amor do Teu filho Jesus, nosso Senhor. Amém!

 

Rev. Geraldo Silveira Filho

 

LITURGIA

 

Prelúdio

 

Adoremos ao Senhor que nos ama

* Salmo 8

* Hino 26 – Ao Deus Grandioso

* Oração de Adoração

 

Confessemos nossos pecados

Salmo 51 (alternado)

Cântico 142 – Perdoa-me Senhor

Orações silenciosas

Oração de Confissão

 

Louvemos ao Senhor que nos perdoa

Cântico 121 – No Nome Santo de Jesus

Cântico 115 – Só de Ouvir Tua Voz

Dízimos e Ofertas

Hino 32 – O Deus Fiel

Oração de Gratidão

Sejamos edificados na Palavra

Leitura e mensagem: Sem Wilson Lázaro

 

Saiamos para servir

* Hino 299 – Renovação

Oração

* Tríplice Amém

Poslúdio

VIDA COMUNITÁRIA

 

ENFERMOS E CONVALESCENTES

“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas”. (João 11:3)

 

Carminha Prudente; Ema (avó da Sra. Liliana); Fernando Milki; José Miguel (pai do Edinaldo); Judite (funcionária); Paulo (esposo Sra Maria Ignez); Rogério Brito; Terezinha (mãe do Rev. Geraldo).

IGREJA

Irmãos em viagem de Férias; Liderança: Pastores, Presbíteros, Diáconos e demais líderes; Famílias; Ponto de Pregação em Terezópolis; Grupos de Estudo e de Visitação; Escola Dominical.

OUTROS

Lélia e família; Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Igreja Presbiteriana do Brasil.

 

ANIVERSARIANTES – 27/07 a 02/08/2003

27/07 – Bruna Bianco Hummel

29/07 – Simone Abrahão Naoum

02/08 – Murilo A. M. Teixeira

AVISOS

 

GRUPOS DE ESTUDO BÍBLICO

TODOS OS GRUPOS DE ESTUDO ESTÃO EM RECESSO.

 

ESCOLA DOMINICAL

Em virtude das férias de julho, teremos nos próximos domingos classe única. Os professores se revezarão no ensino da Palavra do Senhor.

 

AGENDA DA CAPELA

Estamos organizando os dados dos membros da capela. Pedimos aos irmãos que atualizem seus dados na secretaria.

 

LEITURA NAS FÉRIAS

Aproveite suas férias para ler bons livros. Na secretaria você encontrará livros para uma leitura edificante. Fale com o diácono de plantão ou procure a secretaria durante a semana e adquira o seu.

 

BREVE CATECISMO

3 – Qual é a coisa principal que as Escrituras nos ensinam?

A coisa principal que as Escrituras nos ensinam é o que o homem deve crer a respeito de Deus, e o dever que Deus requer do homem. Jo 5:39; Jo 20:31; Sl 119:105; Rm 15:4; 1 Co 10:11; Mq 6:8.

 

4 – O que Deus é?

Deus é espírito, infinito, eterno e imutável em Seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade. Jo 4:24; Ex 3:14; Sl 145:3; Sl 90:2; Tg 1:17; Ml 3:6; Rm 11:33; Gn 17:1; Ap 4:8; Ex 34:6,7.

 

MOMENTO MISSIONÁRIO

ÍNDIA

Temos muito para fazer… “Estamos felizes em poder escrever falando o que nos tem acontecido e o que Deus tem feito através de nossa vida em Goa, Índia. São grandes passos que temos dado e outros ainda serão precisos na direção de ver o reino de Deus sendo acrescido dia após dia nesta terra. As igrejas no Estado têm gozado de uma relativa paz diante das oposições religiosas e políticas. temos muito que fazer. Mas louvamos ao Senhor pelas realizações que Ele nos tem permitido ao longo do nosso ministério. Terminamos um curso de Educadores Cristãos pra Escola Dominical, Dulce foi a professora do curso. Mais dois cursos serão oferecidos em breve. O ensino no momento tem sido a característica das nossas atividades. Diante disso, precisamos estudar, e muita disciplina para nos preparar para os desafios. Ficar na retaguarda e apoiar a liderança local da melhor forma possível têm sido um privilégio. Somos proibidos pelas autoridades indianas de pregar o evangelho. Quando orarem por nós, dêem muitas graças ao Senhor por nós, pois Ele tem sido fiel e tem feito coisas lindas em nossas vidas”.

Rev. Adolfo Santana e Família- Revista da APMT – 1.º Trim/2003.

 

 

TRABALHOS Da SEMANA

 

Domingo

8h30  – Reunião de Oração

9h00  – Escola Dominical

19h30 – Culto

 

Segunda

20h15 –  Estudo Bíblico

 

Terça

20h00 –  Estudo Bíblico

 

Quarta

19h00 –  Reunião de Oração

20h15 –  Estudo Bíblico

 

Sexta

19h30 –  Aniversário da Capela

 

Sábado

19h30 –  Aniversário da Capela

X