A SANTIDADE DE DEUS

 

“Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus.”

Levítico 20:7

“…porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.”

1 Pedro 1:16

 

A palavra “ser santo” significa separar ou cortar. No seu sentido primário, ela é aplicada a Deus. Não é correto pensar em santidade apenas como uma qualidade moral ou religiosa, pois sua idéia fundamental é de uma posição ou relação entre Deus e uma pessoa ou coisa.

Berkhof, em sua Teologia Sistemática nos ensina que: “A ideia escriturística da santidade de Deus é dupla. Em sentido original denota que Ele é absolutamente distinto de todas as Suas criaturas, e é exaltado acima delas em majestade infinita. Assim entendida, a santidade de Deus é um dos Seus atributos transcendentais e às vezes é mencionada como a Sua perfeição central e suprema. Ele é santo em tudo aquilo que O revela, em Sua graça e bondade como também em Sua ira e justiça. Mas a santidade de Deus tem também um aspecto especificamente ético na Escritura, e é neste seu aspecto que estamos mais interessados nesta conexão. A ideia ética da santidade divina não pode ser dissociada da ideia da majestade-santidade de Deus.”

Não podemos entender santidade apenas no aspecto da vida religiosa, pois a ideia fundamental da santidade ética de Deus é a de separação do mal moral, ou seja, a separação do pecado. Neste sentido, a santidade de Deus nos é revelada na lei moral implantada no coração do homem e que fala através da consciência revelando o que Deus espera do homem. Primariamente esta lei moral foi dada a Israel como um conjunto de normas planejadas para imprimir a ideia da santidade de Deus e levá-los a sentirem a necessidade de uma vida santa.

Ao observar a lei moral, o homem entende que é na obediência a ela, onde reside toda a vida de santidade que Deus espera que ele tenha. Ele entende ainda, que ser santo não é opção de Deus para o seu povo, mas é imperativo a ser vivido. Assim, a santidade passa a ser evidenciada nas esferas religiosa, familiar e profissional.

Paulo nos mostra em Efésios que uma das evidências da eleição é a vida de santidade do povo eleito de Deus. Devemos ser santos diariamente em nossos relacionamentos. Deus tem nos dado o Seu Espírito Santo como Aquele cuja tarefa especial consiste em comunicar santidade ao Seu povo (Berkhof). Vivamos pois como povo separado, povo de propriedade exclusiva de Deus para manifestar no mundo a Sua santidade.

Rev. Geraldo Silveira Filho

 

 

 

LITURGIA CULTO DO DIA 28/01/01 – domingo

 

          VINDE,

          ADOREMOS AO SENHOR

 

 

 

Prelúdio

 

O Senhor reina

* Salmo 99 (alternado)

* Hino 28 – Coroação

* Oração de Adoração

 

Palavras de arrependimento

Joel 2:12-18

Hino 71 – Perdão

Oração de Confissão

 

 

Rendei graças ao Senhor

Cânticos Espirituais

Dízimos e Ofertas

 

 

A mensagem do Senhor

Leitura e mensagem: rev. Geraldo

 

 

Seu serviço é santo

* Hino 299 – Renovação

* Oração e bênção

* Tríplice amém!

 

 

Posludio

 

·  Congregação em pé

 

ESCOLA DOMINICAL

 

“A Escola Dominical é a amiga da infância, a inspiração da mocidade, a força da maturidade, o conforto da velhice.

Para a Escola Dominical, o dia de Deus é o seu tempo, a casa de Deus é o seu lugar, o Livro de Deus é a sua matéria e a glória de Deus é o seu alvo.

A Escola Dominical é dirigida por mulheres e homens cristãos que generosamente dão o seu tempo, talento, energia e dinheiro a fim de que os perdidos possam ser salvos e os salvos possam ser fortalecidos.

A Escola Dominical constrói o caráter, instrui a mente, aquece o coração, alimenta ideais, anima o desencorajado, protege o tentado e aponta o caminho da vida para todos.

A Escola Dominical merece o apoio compreensivo, as orações fervorosas, a cooperação leal de cada cristão, de cada cidadão patriótico, de cada moço idealista, mesmo de cada criança tenra.

A Escola Dominical estende a mão amiga para todos, indistintivamente, velho ou moço, convidando-os a entrar na casa do Pai e escutar Sua voz enquanto fala através da Sua Santa Palavra.”

“O Novo Superitendente” de Jack B. McMichael

 

 

 

VIDA COMUNITÁRIA

 

Por quem oramos:

Enfermos: Aída Ribeiro; Nelva (esposa do Lisboa); Rafael (primo da irmã Fabíola) e Ruth Schuring.

Igreja: Compra do Terreno; Liderança – Pastores, Presbíteros e Diáconos; Missionários e Seminaristas; Seminário Presbiteriano Brasil Central.

Aniversariantes de 28/01 a 03/02:  Dia 28 – LUCAS COSTA GEORGES;  dia 30.1 – TIAGO A. NAOUM; dia 30.1 – KEILE ROGER; dia 1.2 –  JESSICA MESQUITA; dia 3.2 – VIVIAN NAOUM; dia 3.2 – PAULO SÉRGIO DA SILVA.

 

Visitante – No domingo p.p. aqui estiveram: CLAUDISTONE E LUCIANA ANDRADE, EZEQUIEL E MARIA DILMA DE OLIVEIRA, MÁRCIO M. LIMA,  OSMAR E Mª MADALENA ROCHA. A você que já é membro de outra Igreja Evangélica, a nossa gratidão por sua visita.  A  você  que   está à procura de uma vida   mais  próxima de Deus, colocamos a nossa  comunidade  a  sua inteira disposição, esperando    vê-lo    em    nosso   meio outras vezes. Sentimo-nos honrados e felizes com sua presença e agradecemos a sua próxima visita.

 

MOMENTO MISSIONÁRIO

 

PAJELANÇA – “Em 1996 os índios Yanomami trouxeram aos famosos pajés aqui de Araxá, um índio de outra aldeia para ser curado de uma simples conjuntivite  no olho.  Por não querer o tratamento médico, fizeram muita pajelança – inclusive chuparam o olho para tirar a doença.  Somente quando o olho “estourou”, foi que eles correram para pedir nossa ajuda.  Os médicos tiveram que arrancar o olho para salvar a vida do homem.  Agora sua esposa esteve aqui para se tratar. Outros índios também vieram, desacreditados da Pajelança.    “Os espíritos só enganam” – até os Pajés têm dito isto por aqui.

 

Miss. Sara Cambuy, entre os índios Yanomami.

 

 

AVISOS

 

CONVITE

* Liliomar e Laís Machado convidam todos os irmãos para o casamento de sua filha Abilene com o jovem Raphael, neste sábado, dia 3.2, às 20 h, aqui na Capela.

 

 

VESTIBULAR

* A Capela cumprimenta os irmãos Daniel Mendes da Costa e Dálen Siqueira Machado por terem sido aprovados no Vestibular / Direito / UFG.

 

 

UPA

* Nos dias 5 a 9.2, no SESC/Venda Nova, em Belo Horizonte, acontecerá o NAUPA 2001, o 1.º Congresso da UPA, do século XXI.

 

 

SAF

* Devido a Reunião da Executiva, 3.ª feira, dia 30.1, não haverá Reunião de Oração, às 15h.

* REUNIÃO PLENÁRIA – 3ª feira, dia 6.2, às 18h 30, aqui na Capela.

 

 

CONSELHO

* Reunião dia 4.2, após a E. Dominical

 

MOMENTO DE ORAÇÃO

Dia 31.1 – 4ª feira – Antônio Alex Sobrinho

* Todo domingo o nosso Culto de oração é às 8h 30  e na  4.ª feira, das 19  às  20h.

GRUPOS DE ESTUDO:

EVANGELHO DE MATEUS 2ª feira, dia 29.1 – na casa dos irmãos Syrio Quinan/Alice, sob  orientação do Presb. Elon Gonçalves.

 

DOUTRINAS DA GRAÇA 2ª feira, dia 29.1, às 20h 30- na casa dos irmãos Djalma e Heloísa (Tel.: 311-2386), sob orientação do Presb. Joel G. da Costa.

 

EVANGELHO DE JOÃO – 3ª feira, dia 30.1, às 20h – na casa dos irmãos Georges Jr. e Fabíola, sob orientação do Presb. Georges Naoum Jr.

 

EVANGELHO DE MATEUS – 4ª feira, dia 31.1, às 20h 30 – na casa dos irmãos José Antônio e Olívia, sob orientação do Presb. Elon Gonçalves.

 

PANORAMA BÍBLICO – 4ª feira, dia 31.1, após a Reunião de Oração – na Capela, sob orientação do Presb. Pedro Prudente.

 

TRABALHOS DA SEMANA

 

2ª feira – Estudos Bíblicos – 18 e 20h 30

3ª feira – Reunião de Oração da SAF – 15h

Estudo Bíblico – 20h

4ª feira – Reunião de Oração – 19h

Estudo Bíblico – 20h

Estudo Bíblico – 20h 30

Domingo:

8h 30 – Reunião de Oração

9h Escola Dominical

19h 30 – Culto

Maiores informações na secretaria da Capela, ou pelo telefone 324-7047.

X