DESENVOLVENDO A GRAÇA DE DAR

 

“Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom,e demora ali, onde ordenei a uma mulher viúva que te dê comida.” 1 Reis 17:9.

 

Um dos principais obstáculos para vivermos o Evangelho de Jesus em toda a sua plenitude é a tremenda dificuldade que temos de nos desprendermos de nós mesmos e dar um pouco do que temos para Deus e para os outros. Infelizmente, as palavras do Senhor “mais bem-aventurado é dar que receber” (Atos, 20.35) continuam sendo uma fronteira desconhecida e inexplorada para a maioria dos cristãos, cujos estreitos horizontes não passam d’além dos seus próprios interesses. Mas, por que dar? Por que dar é tão importante para a nossa própria felicidade segundo as palavras de Jesus? O texto que nós lemos é tremendamente importante para nós entendermos porque o Senhor Jesus disse que é mais bem-aventurado dar que receber.

  1. Há uma lei que rege o mundo físico que é a lei do fluxo e refluxo. Esta lei determina que só recebe aquele que exercitou a graça de dar de si mesmo. À medida que nós damos (fluxo), nós recebemos (refluxo). Jesus decodificou essa lei do Pai quando disse: “dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também” (Lucas, 6.38). O texto que lemos é um fiel retrato desta lei inexorável da vida. Para receber, a viúva de Sarepta primeiro teve que se dispor a dar aquilo que tinha. Por que? Porque esta é uma lei da vida: à medida que damos, recebemos. O fluxo (dar) sempre termina num maravilhoso refluxo (receber) da Graça de Deus em nossas vidas.
  2. Dar é tão vital quanto o não dar é letal para nós. Ou seja, quem não dá, morre. Quem não dá, torna-se um mar morto – sem saídas, sem vazão, sem trocas, só recebe – por isso morto. Para não morrer (embora não soubesse disso) aquela viúva teve que dar o pouco de farinha que tinha e o pouco azeite que lhe sobrara. O não dar implicava na própria morte. Aqui está a ironia fina da vida. Aquilo a que ela atribuía valor fundamental para sua vida seria o que lhe roubaria a vida, caso não se dispusesse a entregar. Dar era tão vital quanto o não dar seria letal para ela. Talvez esta seja a razão porque existam muitas pessoas que morreram para vida. Nunca deram de si para ninguém. Sofrem da síndrome do mar morto. São lacradas, são sem saídas, são hermeticamente fechadas, só recebem; são cisternas podres – cujas águas estão sempre paradas, nunca se renovam. Dar é tão vital quanto o não dar é letal para nós.
  3. O retorno é sempre infinitamente maior do que aquilo que nós damos. Aquilo que damos, volta, mas volta infinitamente maior. O retorno sempre é maior que o investimento: “dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão…”. Aquela viúva deu um pouco de farinha e azeite. O que ela recebeu? Farinha e azeite? Não! Ela recebeu a vida de seu filho de volta (mais tarde, Elias teve que ressuscitar o filho da viúva). Será que, se ela soubesse antes que Elias iria salvar o seu filho, teria relutado em dar o seu pão para mantê-lo vivo? Claro que não! Ela jamais imaginou que ao dar o seu pão para o sustento do Profeta, ela estava dando na verdade a vida para o seu próprio filho. Jamais imaginou que o ajudando (o que fez com certa má vontade) ela estava na verdade se ajudando. Aqui está o problema que nos impede de dar o que temos para Deus e para o próximo: quando damos, o fazemos achando que estamos sempre ajudando os outros e nunca nós mesmos. Não atinamos para o fato de que ao dar o nosso “pão”, não estamos ajudando ninguém, a não ser unicamente nós. Porque o retorno sempre é infinitamente maior do que aquilo que nós investimos. Quando Deus pede para nós darmos alguma coisa (por mais precioso que pareça ser) é porque Ele quer nos dar em troca algo muito maior e mais importante.

Olhando para algumas pessoas para quem a vida nunca dá nada, nunca lhes sorri, para quem Deus nunca deu nada de bom, é possível ver pessoas que ainda não desenvolveram a graça de dar de si mesmo para outros e para Deus. Não entenderam que, na contabilidade de Deus e da vida, é dando que se recebe, é dividindo que se soma, é deixando escorrer de nós o fluxo da graça de dar, que somos inundados pelos refluxos generosos da graça de viver – o que nos faz pensar que é sempre mais bem-aventurado dar que receber…

Rev José Kleber Fernandes Calixto – IPB Sertãozinho – Patrocínio-MG.

 

LITURGIA

 

Preludio

Adoração

* João 4:24

* Cântico 10 – Em Espírito

* Deuteronômio 7:6 a 11

* Hino 32 – O Deus Fiel

* Oração de Adoração

 

Confissão

Romanos 6:1 a 14

Hino 121 – Perfeição

Oração Silenciosa

 

Gratidão

* Hino 150 – Salvação Perfeita

* Cântico 73 – Seja Engrandecido

 

Consagração

Cântico 129 – Buscai Primeiro

Dízimos e Ofertas

Oração de Gratidão

 

Edificando-nos na Palavra

Oração Pastoral

Leitura e Mensagem: Rev. Geraldo Silveira

 

Dedicação e Serviço

* Hino 148 – Oração Noturna

* Oração e Bênção

Poslúdio

* Congregação em pé.

 

VIDA COMUNITÁRIA

 

ENFERMOS E CONVALESCENTES

“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas”. (João 11:3)

 

Carminha Prudente; Ema (avó da Sra. Liliana); Fernando Milki; José Miguel (pai do Edinaldo); Judite (funcionária); Paulo (esposo da Sra Maria Ignez); Rogério Brito; Terezinha (mãe do Rev. Geraldo).

IGREJA

Liderança: Pastores, Presbíteros, Diáconos e demais líderes; Famílias; Ponto de Pregação em Terezópolis; Grupos de Estudo e de Visitação; Escola Dominical.

OUTROS

Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Igreja Presbiteriana do Brasil.

 

ANIVERSARIANTES – 17 a 23/08/2003

18- João Fábio de Souza

 

AVISOS

 

CONFERÊNCIA – EVANGELIZAÇÃO

Será realizada nos dias 29 e 31de agosto, nossa Conferência sobre Evangelização e Fé Reformada. O Preletor será o rev. Hermistem Maia Pereira. Participe!

 

CORAL – Adultos:

ENSAIO – hoje, após a Escola Dominical.

 

SAF

Reunião de Oração Especial para Missões – segunda, dia 18, às 14h30, na casa da sócia Carminha.

Encontro de Mulheres da Federação Anápolis – sábado, dia 23, no Haras TGS, com início às 9h00. Informações com a presidente Liliana.

 

GRUPOS DE ESTUDO BÍBLICO

CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER

18/08 – segunda – 20h15 – resid. irmão Alex  Av. Miguel João  nº 365 apto 104 Ed. Executivo Privê – Vila Jussara.

ESTUDO NO LIVRO DE 1.º PEDRO

19/08 – terça – 20h00 – residência do Pb. Georges Junior e Fabíola.

ESTUDO NO LIVRO DE SALMOS

20/08 – quarta – 20h15 – Capela.

 

CEB

Na próxima semana (25 a 29), das 19h30 às 22h00, acontece o 5.º Módulo do CEB.

Módulo Básico: “Estudo da Salvação”;

Módulo Avançado: “Estudo Indutivo da Bíblia”.

 

AGENDA DA CAPELA

Estamos organizando os dados dos membros da Capela. Pedimos aos irmãos que atualizem seus dados na secretaria.

TARDE & ARTE

Os cursos terão início nesta terça, dia 19, às 14h00.

 

ANIVERSÁRIO IPB

Será realizado no sábado, dia 30, às 19h30 o Culto em comemoração do Dia do Presbiterianismo no Brasil. Toda a igreja está convidada a participar.

O pregador será o Rev. Herminstem Maia – Doutor em Teologia e Professor do Seminário José Manoel da Conceição.

CADA DIA

Você que deseja ter a assinatura do Cada Dia, fale com o diácono de plantão ou procure a secretaria durante a semana e faça a sua assinatura.

PASTORES SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

Acontece dias 12 a 15 de novembro de 2003, para Pastores e Líderes, na 1.ª Igreja Presbiteriana de Goiânia, o Encontro da Fé Reformada 2003 – A Graça que Basta.

 

TRABALHOS DA SEMANA

 

Domingo

8h30  – Reunião de Oração

9h00  – Escola Dominical

19h30 – Culto

 

Segunda

20h15 –  Estudo Bíblico

 

Terça

20h00 –  Estudo Bíblico

 

Quarta

19h00 –  Reunião de Oração

20h15 –  Estudo Bíblico

 

Sexta

19h30 –  Aniversário da Capela

 

Sábado

19h30 –  Aniversário da Capela

X