“Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gn 2.15-17.

 

Deus deu a Adão duas instruções, objetivas, claras, totalmente compreensíveis ao intelecto humano. Um ensino positivo e permissivo e outro ensino negativo e proibitivo. A primeira instrução consistia em que o homem poderia comer livremente de toda árvore do jardim do Éden e a segunda é que da árvore do conhecimento do bem e do mal o homem não deveria comer, porque se ele comesse ele morreria. O homem tinha acesso à rica variedade de árvores que Deus plantara no jardim do Éden. Todas estas árvores eram boas e desejáveis aos olhos porque tudo o que Deus fizera era muito bom. Deus proveu tudo o que era necessário para o homem viver bem.

No meio do jardim Deus colocou a árvore do conhecimento do bem e do mal e o nome não é porque ela tivesse propriedades mágicas, mas porque era o teste de obediência ao homem que fora criado livre e com liberdade de escolha. O fruto não era venenoso, mas a desobediência do homem traria a morte. Seduzidos pela tentação de Satanás, Adão e Eva comeram do fruto da árvore que Deus dissera para não comerem e como consequência veio a morte. A morte espiritual, a morte física e a morte eterna se o homem não se arrepender dos seus pecados e crer em Jesus.

O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Jesus Cristo. Rm 6.23. O pecado escraviza o homem e a paga é a morte. Em sua graça, Deus proporcionou ao homem o meio de se ver livre do domínio e das consequências do pecado. Deus envia ao mundo o seu Único Filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz, sofrendo em nosso lugar o castigo que nossos pecados mereciam, para nos dar o perdão e a vida eterna. A verdadeira liberdade que o homem tanto almeja não está na vontade de fazer tudo o que quer, mas em submeter-se a Cristo, obedecendo o que Ele nos ordena. A obediência a Cristo conduz à vida, a desobediência e rebeldia contra Cristo traz a morte. A verdadeira liberdade o homem desfruta quando livre do domínio do pecado ele se submete ao jugo de Jesus. Em Cristo somos verdadeiramente livres.

 

Rev. Natanael Miguel Sallum

 

PAUTA DE ORAÇÃO

ENFERMOS

“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas.”  (João 11.3).

 

Aurisan (João Maranhão); Alessandro (sobrinho Dona Nenê); D. Gláucia (mãe da Drª Heloísa); Eduardo Batista (amigo da Simone); Cristian (sobrinho D. Nenê); Sarah (sobrinha da Rebecca); David (sobrinho da Rebecca); D. Sebastiana (mãe da Aparecida Francisco); D. Maria Bernadete; D. Nilza (mãe da Else).

 

IGREJA

Liderança; Famílias; Escola Dominical; Grupos de Estudo e de Visitação; Ministério de Casais; SAF; UPA; Coral.

 

OUTROS

Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Líderes da Igreja Presbiteriana do Brasil; Ministério de Alfabetização e Evangelização.

 

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

23 – Maria Clara Batista Lobo

25 – Tawinny Rangel Barra

26 – Marcos André e Silva

27 – Bernardo Silva Naoum

28 – Isabel Silva Migliavacca

28 – Waldeck P. de Mello Júnior

 

TESOURARIA: 16/08/2020

Dízimos Recebidos

08 – 11 – 16 – 17 – 51 – 80 – 139 – 140.  

 Ofertas Recebidas

11 – 19.

X