DESENVOLVENDO A GRAÇA DE DAR
O DIÁRIO DE SIMONTON
Domingo à tarde, 6 de maio de 1855.
Hoje, com mais vinte e duas pessoas, fiz uma aliança pública com Deus para ser Seu, no tempo e na eternidade, aliança essa que jamais deverá ser rompida. Cheguei a esse passo através de muitas dúvidas e desalentos, que agora em grande parte desapareceram. Penso que começo a ver e a sentir que é meu grande privilégio sentar à mesa e lembrar de seu grande amor com o qual ele amou até o fim.
E agora, antes do final deste dia pelo qual espero jamais deixar de dar graças a Deus, quero deixar escrito, para poder ler e reler, o compromisso que hoje voluntariamente assumi com Deus: Professei arrependimento por minha vida passada e me empenhei em renunciar a cada pecado conhecido, público ou secreto Deliberei, no temor a Deus, cumprir todos os deveres expressos em Sua Santa Palavra, e estudar essa Palavra em oração sincera para que seja guiado ao bom entendimento dela. Renunciei a qualquer outra esperança de segurança e declarei minha confiança na livre e imerecida Graça de Deus revelada no Evangelho de Jesus Cristo, meu débito para com Ele pelas primeiras tênues manifestações de aspiração por Ele e minha dependência dEle em cada novo passo da vida espiritual.
Assumi os votos feitos por meus pais quanto a mim em minha infância ‘para ser do Senhor’ (Isaías 44. 5 e Romanos 14.8) e fazer de Seu serviço o supremo objetivo da vida. Qualquer que seja o caminho marcado para a minha vida por Sua Palavra e Sua Providência, não permitirei que nada me impeça de trilha-lo; especialmente se for Sua Vontade clara que eu me dedique à obra do ministério, eu o farei com alegria e zelo; a fim de descobrir Sua vontade, orarei e esperarei por Ele com um coração sincero. Mas se por Sua Providência essa estrada estiver fechada, aceitarei e lembrarei que em qualquer posição da vida Sua Glória deve ser meu objetivo supremo, ‘pois fomos comprados por preço: o precioso sangue de Jesus’ (Atos 20.28; 1 Coríntios 6.20; 7.23 e 1 Pedro 1.19). Esta é a minha aliança.
Deus, de Sua parte, prometeu ‘ser o meu Deus’, ‘nunca deixar-me nem abandonar-me’, ‘ser um auxílio constante em todo o tempo de provação’ (Gênesis 17.1; Deuteronômio 31.6; Salmo 46.1 e Hebreus 13.5); com a dádiva de Seu Filho dar-me graciosamente todas as coisas; capacitar-me, através do dom prometido do Seu Espírito, a cumprir esta aliança, servindo-o na terra; e, finalmente, na hora da morte, dar-me a vitória sobre o pecado e o túmulo, e receber-me em Sua presença para que eu possa vê-Lo ‘como Ele é’ (1 João 3.2).
Extraído do ‘O Diário de Simonton’ Editora Cultura Cristã – 2a edição – São Paulo 2003 – pp 88/9.
O Rev. Ashbell Green Simonton foi o pioneiro do presbiterianismo em terras brasileiras. Desceu no porto do Rio de Janeiro em 12 de agosto de 1859 (data do presbiterianismo nacional) e aqui organizou a primeira Igreja Presbiteriana, o primeiro Jornal Evangélico, o primeiro seminário protestante, o primeiro presbitério e participou da ordenação do primeiro pastor protestante brasileiro, o Rev. José Manoel da Conceição. Morreu aos 34 anos vitimado pela febre amarela contraída no Rio de Janeiro.
LITURGIA
Preludio
Adoração
* Salmo 95
* Hino 23 – Adoração ao Criador
* Oração de Adoração
Contrição
Salmo 38
Hino 120 – Dependência
Oração Silenciosa
Oração de Confissão
Louvor
* Salmo 150
* Cântico 30 – O Meu Louvor é Fruto
69 – Te Louvamos
Dízimos e Ofertas
Cântico 141 – Nome que inspira meu louvor
Edificação
Leitura e Mensagem: Rev. Geraldo Silveira
Hino 319 – Obreiros em Marcha
* Oração e Bênção
Cântico 108 – Vem Derrama a Paz
Poslúdio
* Congregação em pé.
VIDA COMUNITÁRIA
ENFERMOS E CONVALESCENTES
“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas”. (João 11:3)
Carminha Prudente; Ema (avó da Sra. Liliana); Fernando Milki; José Miguel (pai do Edinaldo); Judite (funcionária); Paulo (esposo da Sra Maria Ignez); Rogério Brito; Sandra F. S. Garcia; Terezinha (mãe do Rev. Geraldo).
IGREJA
Liderança: Pastores, Presbíteros, Diáconos e demais líderes; Famílias; Ponto de Pregação em Terezópolis; Grupos de Estudo e de Visitação; Escola Dominical.
OUTROS
Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Igreja Presbiteriana do Brasil.
ANIVERSARIANTES – 24 a 30/08/2003
24- Paola P. Pereira
28- Isabel S. Migliavacca
28- Pedro José Prudente
30- José Bruno O. Souza
AVISOS
CONFERÊNCIA – EVANGELIZAÇÃO
Será realizada aqui na Capela, nossa Conferência sobre Evangelização e Fé Reformada. O Preletor será o rev. Herminstem Maia Pereira. Participe!
Dia 29 – sexta – 20h00
Dia 31 – domingo – 9h00 e 19h30.
ANIVERSÁRIO IPB
Também será realizado no sábado, dia 30, às 19h30 na Igreja Assembleia de Deus Jardim Bandeirantes, o Culto em comemoração pelo Dia do Presbiterianismo no Brasil. Toda a igreja está convidada a participar. O pregador será o rev. Herminstem Maia – Doutor em Teologia e Professor do Seminário José Manoel da Conceição.
GRUPOS DE ESTUDO BÍBLICO
CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER
25/08 – segunda – 20h15 – residência dos irmãos Neander e Ana Maria.
ESTUDO NO LIVRO DE 1.º PEDRO
26/08 – terça – 20h00 – residência do Pb. Georges Junior e Fabíola.
ESTUDO NO LIVRO DE SALMOS
27/08 – quarta – 20h15 – Capela.
CEB
Começa amanhã, dia 25, das 19h30 às 22h00, o 5.º Módulo do CEB.
Módulo Básico: “Estudo da Salvação”;
Módulo Avançado: “Estudo Indutivo da Bíblia”.
CORAL – Adultos:
ENSAIO – hoje, após a Escola Dominical.
JUNTA DIACONAL
REUNIÃO – hoje, após a Escola Dominical.
SAF
Convidamos todas as mulheres da Capela para comemorar o 4º ANIVERSÁRIO da SAF numa Departamental em conjunto. Será quinta, dia 27, às 18h30.
PASTORES SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS
Acontece dias 12 a 15 de novembro de 2003, para Pastores e Líderes, na 1.ª Igreja Presbiteriana de Goiânia, o Encontro da Fé Reformada 2003 – A Graça que Basta.
AGENDA DA CAPELA
Estamos organizando os dados dos membros da Capela. Pedimos aos irmãos que atualizem seus dados na secretaria.
CADA DIA
Você que deseja ter a assinatura do Cada Dia, fale com o diácono de plantão ou procure a secretaria durante a semana e faça a sua assinatura.
TRABALHOS DA SEMANA
Domingo
8h30 – Reunião de Oração
9h00 – Escola Dominical
19h30 – Culto
Segunda
20h15 – Estudo Bíblico
Terça
20h00 – Estudo Bíblico
Quarta
19h00 – Reunião de Oração
20h15 – Estudo Bíblico
Sexta
19h30 – Aniversário da Capela
Sábado
19h30 – Aniversário da Capela