“Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.” Gl 2.16. 

         Nesta semana, o Presbitério de Anápolis tem uma programação especial em comemoração aos 500 anos da Reforma Protestante. Durante os cinco dias, de segunda à sexta teremos Cultos nas Igrejas Presbiterianas relembrando os princípios da Reforma Protestante. O termo “Protestante” foi usado em 1529 na Alemanha pelos príncipes luteranos na Segunda Dieta de Spira. Neste concílio eles defenderam a Supremacia das Escrituras sobre as tradições da igreja. Não somente protestaram contra as heresias que dominavam a igreja como também defenderam ardorosamente a verdade da Palavra de Deus. Eles protestaram em favor da verdade contra as heresias ensinadas pela igreja na Idade Média.

         Martinho Lutero era monge agostiniano. Nasceu em 1483 em Eisleben, Alemanha. Seu pai era de origem camponesa e trabalhava em uma mina de ferro. Em Julho de 1505, Lutero ingressou no Mosteiro de Erfurt. Um dos motivos que o levou ao mosteiro foi a experiência que ele teve quando se achava no meio de uma tormenta elétrica e sentiu sobremaneira o temor da morte e do inferno e ali ele fez a promessa a Santa Ana que se tornaria monge. No mosteiro ele procurava a paz interior e submeteu-se às penitências, jejuns, vigílias, autoflagelações e uma vida totalmente reclusa do mundo, vivendo na clausura. Todas estas iniciativas de Lutero não produziram o resultado desejado até que estudando a Bíblia ele leu que “o justo viverá pela fé.” Rm 1.17.

         Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero afixou 95 teses na porta da Catedral de Wittemberg na Alemanha posicionando contra a venda de indulgências. As indulgências eram pequenas bulas assinadas pelo bispo de Roma mediante as quais o homem adquiria o perdão de seus pecados. A compra e venda de indulgências era comum em Roma e o objetivo era que todos os países europeus aderissem a essa prática o que resultaria em lucro financeiro para a igreja. Comprava-se o perdão de pecados pessoais e até o perdão de pecados de quem já havia morrido, livrando assim a alma do morto da condenação. O bispo de Roma enviou seu representante à Alemanha para vender as indulgências em 1º de novembro, dia de todos os santos.

         Lutero compreendeu que a justificação é pela fé somente, independente das obras da lei. O homem não é justificado por obras da lei e sim por meio da fé em Jesus Cristo, pois por obras da lei, ninguém será justificado. Gl 2.16. Crendo nesta verdade Lutero se opôs à igreja que vendia perdão de pecados como causa meritória da justificação. Com o ato de Lutero em 31 de outubro de 1517 há o rompimento dele com a igreja. Ele foi chamado a retratar-se, mas como recusou a igreja o excomungou. Assim aconteceu a Reforma Protestante e nós somos herdeiros dos princípios da Reforma. Cremos na Supremacia das Escrituras, na Justificação somente pela Fé e no Sacerdócio Universal de todos os crentes. Defendemos corajosamente cinco pontos determinantes da fé reformada: “Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus, Soli Deo Glória.”

Rev. Natanael Miguel Sallum

 

LITURGIA

 

Prelúdio

 

ADORAÇÃO

*Salmo 131.

*Hino 19 – Rei Sublime  

*Oração de Adoração

 

CONTRIÇÃO

Jeremias 9.23-26.

Oração de Contrição

Hino 73 – Compaixão  

 

LOUVOR

* Cânticos

143 – Tua é a Glória

04 – Aqui Viemos Te Adorar

85 – Em Cada Dia Senhor Te Buscar

 

Dízimos e Ofertas

Hino 60 – Ofertório      

Oração de Gratidão

 

INTERCESSÃO

Oração de Intercessão

 

EDIFICAÇÃO

Leitura e Mensagem: Rev. Natanael

 

DEDICAÇÃO

* Hino 368 – Despedida

 

* Tríplice Amém

 

Poslúdio

 

* Congregação em pé

 

AVISOS

12° ENCONTRO DE FAMÍLIAS

Nos dias 29 e 30 de setembro e 01 de outubro estaremos realizando o 12° Encontro de Famílias da Capela, no Palavra da Vida em Caldas Novas. O preletor será o Rev. Milton. As inscrições estão sendo feitas com o Pb. Joel Filho e a Jennifer. Não deixe passar a oportunidade de participar deste encontro para o seu crescimento espiritual e comunhão com as famílias da Capela.

 

500 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE

O Presbitério de Anápolis programou para esta semana os Cultos em Comemoração aos 500 anos da Reforma Protestante. Dia 28 – Igreja Central; Dia 29 – Igreja Setor Sul; Dia 30 – Capela, Dia 31 – Igreja Orvalho do Hermon e Dia 01 – Igreja Pioneira. Todos os Cultos iniciarão às 19:30 horas e todos os irmãos são convidados.

 

UPA E UMP

Haverá reunião dos Jovens e Adolescentes neste sábado, dia 02, às 19:30 horas, aqui na Capela.

 

SANTA CEIA

No próximo domingo, dia 03, por ocasião do Culto Divino, teremos o privilégio de participar da Ceia do Senhor. Preparemo-nos para participarmos dignamente da Santa Ceia.

 

REUNIÃO DO CONSELHO

Haverá reunião do Conselho da Capela, no próximo domingo, dia 03, após o encerramento da Escola Dominical. Todos os presbíteros estão convocados.

CADA DIA NATAL

Estaremos fazendo o pedido do Cada Dia Natal. Cada exemplar poderá ser adquirido pelo valor de R$ 1,90. Os irmãos deverão fazer o pedido até o dia 17 de setembro. Procure a secretaria da Capela e reserve os seus exemplares

 

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

500 Anos da Reforma Protestante

 

A Lei de Deus. Deus deu a Adão uma lei como um pacto de obras. Por este pacto Deus o obrigou, bem como toda sua posteridade, a uma obediência pessoal, inteira, exata e perpétua; prometeu-lhe a vida sob a condição dele cumprir com a lei e o ameaçou com a morte no caso dele violá-la; e dotou-o com o poder e capacidade de guardá-la (Gn 1.26-29). Essa lei, depois da queda do homem, continuou a ser uma perfeita regra de justiça. Como tal, foi por Deus entregue no monte Sinai em dez mandamentos e escrita em duas tábuas (adaptado da Confissão de Fé de Westminster).

 

ESCALA

 

27/08/2017 – HOJE                                          

Diáconos: Dcs. Adhemar, André Zorzi,

               Jonas e Reinaul

Púlpito: Rev. Natanael e Pb. Djalma          

Grupo de Louvor: Pb. Joel

Momento de Oração: Waldomira

Pianista da EBD: Rebecca

Culto Infantil: Isa e Paula-Isaac M.

Berçário: Jennifer e Talytha

Sonoplastia: Michael e Pedro Gomes

 

 

03/09/2017 – PRÓXIMO DOMINGO

Diáconos: Dcs. André Ribeiro, Elias,

               Liliomar

Púlpito: Rev. Natanael e Pb. Joel Filho

Grupo de Louvor: Pb. Ramez

Momento de Oração: Pb. Joel

Pianista da EBD: Pb. Daniel

Culto Infantil: Greicy e Roseane-Gabriel

Berçário: Patrícia e Naya

Sonoplastia: Michael e Isaac M.

 

PAUTA DE ORAÇÃO

ENFERMOS

“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas.” (João 11.3).

Queila (sobrinha da Auxiliadora); Eduardo Batista (amigo da Simone); Cristian (sobrinho D. Nenen); Sarah (sobrinha da Rebecca); Hugo (irmão da Laís); David (sobrinho da Rebecca); Angélica (filha da Aparecida Francisco); Priscila.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

28 – Isabel Silva Migliavacca

30 – Aparecida F. Cardoso da Silva

31 – Ana Luísa Hajjar

31 – Jéssica Taylor de Oliveira

31 – Maria Augusta da Silva Paz

01 – Célia Marina Pereira

02 – Elias Abdallah Naoum

02 – Marco Aurélio Vilar do Carmo

 

REUNIÕES SEMANAIS

 

2ª feira- Estudo Bíblico – 20h

3ª feira- Estudo Bíblico – 19:30h

4ª feira- Reunião de Oração – 19h

             Estudo Bíblico – 20h

Sábado- Reunião dos Jovens e Adolescentes – 19:30h

Domingo- Reunião de Oração – 8h30

                 Escola Dominical – 9h

               Culto de Adoração e Louvor – 19h30

 

 

 

 

X