“Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalço e glorifico ao Rei do céu, porque todas as suas obras são verdadeiras, e os seus caminhos, justos, e pode humilhar aos que andam na soberba.” Dn 4.37.
Há uma frase bem conhecida de Lord Acton: “O poder corrompe; o poder absoluto corrompe absolutamente.” Podemos observar claramente a arrogância e a soberba gerada pelo excesso de poder na vida do rei da Babilônia Nabucodonosor. Ele é um exemplo de um rei que tomou para si o direito de se exaltar requerendo obediência incondicional de seus súditos. Ele fez uma imagem de ouro que tinha sessenta côvados de alto e seis de largo e ordenou que todos deveriam prostar e adorar a imagem de ouro no momento em que ouvissem o som da trombeta, do pífaro, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles e de toda sorte de música. Qualquer que não prostar e não adorar será, no mesmo instante, lançado na fornalha de fogo ardente. Dn 3.1-6. A soberba e prepotência de Nabucodonosor se manifesta quando Sadraque, Mesaque e Abede-Nego não obedecem a ordem do rei. Nabucodonozor diz: “E quem é o deus que vos poderá livrar das minhas mãos?” Dn 3.15. Ele não sabia que o Deus de Israel é que tem todo o poder e pode livrar os seus filhos das mãos de governantes tiranos e maus.
Pouco tempo depois, Nabucodonosor, passeando sobre o palácio real da cidade da Babilônia, falou e disse: “Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com o meu grandioso poder e para glória da minha majestade?” Dn 4.30. Tudo o que fizera era para a sua própria glória. Vem a Palavra do Senhor para Nabucodonosor: “Serás expulso de entre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; e far-te-ão comer ervas como os bois, e passar-se-ão sete tempos por cima de ti, até que aprendas que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens e o dá a quem quer.” Dn 4.32. No mesmo instante, se cumpriu esta palavra e Nabucodonosor foi expulso de entre os homens e passou a comer erva como os bois, o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceram os cabelos como as penas das águias, e as suas unhas, como as das aves. Dn 4.33. Dura condição para quem se achava o maior. Grande humilhação para quem julgava ser o mais poderoso.
Mas o Senhor Deus teve misericórdia de Nabucodonosor e o entendimento lhe foi dado novamente e ele reconhece que o Senhor é Deus. O Senhor vive para sempre, seu domínio é sempiterno. Os moradores da terra nada são. Ele então exalta, louva e glorifica ao Rei do céu, porque todas as obras de Deus são verdadeiras e os seus caminhos, justos, e pode humilhar aos que andam na soberba. Dn 4.37. O Senhor é Deus e só o Senhor é Deus. Ele tem poder para humilhar aqueles que vivem com arrogância. A mão de Deus é poderosa para abater os arrogantes e soberbos e a mão de Deus é poderosa para levantar e suster os abatidos e humildes de espírito. Que os homens investidos de tanto poder reconheçam sua pequenez, temam e tremam diante de Deus submetendo a vida e suas decisões ao comando do único que é digno de louvor e adoração.
Rev. Natanael Miguel Sallum
LITURGIA
Prelúdio
ADORAÇÃO
*Salmo 19.1-6.
*Hino 22 – Os Céus Proclamam
*Oração de Adoração
CONTRIÇAO
Salmo 19.7-14.
Oração de Contrição
LOUVOR
* Cânticos
19 – Grande é o Senhor
81 – Por tudo O Que Tens Feito
Dízimos e ofertas
Hino 60 – Ofertório
Oração de Gratidão
EDIFICAÇÃO
Leitura e Mensagem: Rev. Natanael
DEDICAÇÃO
Hino 147 – Vencendo Vem Jesus
* Tríplice Amém
Poslúdio
* Congregação em pé
AVISOS
REUNIÃO DE ORAÇÃO NA CAPELA
Domingo às 08:30 horas.
Quarta-feira às 19:00 horas.
NASCIMENTO
Comunicamos o nascimento da Lara, filha dos nossos irmãos Eduardo Naoum e Kênia, ocorrido no dia 29 de agosto em Goiânia. Cumprimentamos os pais, avós e todos os familiares da Lara e desejamos que ela cresça em estatura, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens.
GRUPOS DE ESTUDOS BÍBLICOS
Estudo Sobre os Ensinos de Jesus
09/09 – Quarta-feira – Às 20:00 horas aqui na Capela.
PAUTA DE ORAÇÃO
ENFERMOS
“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas.” (João 11.3).
Aurisan (João Maranhão); Alessandro (sobrinho Dona Nenê); D. Gláucia (mãe da Drª Heloísa); Eduardo Batista (amigo da Simone); Cristian (sobrinho D. Nenê); Sarah (sobrinha da Rebecca); David (sobrinho da Rebecca); D. Sebastiana (mãe da Aparecida Francisco); D. Maria Bernadete; D. Nilza (mãe da Else).
IGREJA
Liderança; Famílias; Escola Dominical; Grupos de Estudo e de Visitação; Ministério de Casais; SAF; UPA; Coral.
OUTROS
Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Líderes da Igreja Presbiteriana do Brasil; Ministério de Alfabetização e Evangelização.
ANIVERSARIANTES DA SEMANA
06 – Gabriel Lopes Santana
08 – Augusto M. V. Abrahão
ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO
06 – Marcelo Vieira e Marta
08 – Márcio Ribeiro e Luisa
09 – Dc. Luciano Maciel e Naya
TESOURARIA: 30/08/2020
Dízimos Recebidos
25 – 38 – 41 – 93 – 102 – 115 – 143 – 156.
ESCALA
06/09/2020 – HOJE
Diáconos: Dcs. André Zorzi, Fernando,
Luciano, Michel, Pedro
Púlpito: Rev. Natanael e Pb. Joel Filho
Grupo de Louvor: Pb. Joel
13/09/2020 – PRÓXIMO DOMINGO
Diáconos: Dcs. Adenir, André Ribeiro,
Elias, Liliomar, Matheus
Púlpito: Rev. Natanael e Pb. Georges Jr.
Grupo de Louvor: Pb. Ramez