“Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.” Rm 8.18.

 

Uma das perguntas que se busca resposta que convença é: Por que o crente em Jesus sofre? Por que ele adoece e sofre no leito de enfermidade? Por que ele perde o seu emprego e passa por grandes dificuldades? Por que ele é humilhado, insultado, zombado quando dá testemunho da fé em Jesus? Por que o crente em Jesus sofre com a morte dos seus entes queridos? Busca-se uma resposta que traga paz ao coração e que permite compreender por que o crente sofre. Asafe refletindo sobre esta situação assim expressou no Salmo 73: “Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos. Para eles não há preocupações, o seu corpo é sadio e nédio. Não partilham das canseiras dos mortais, nem são afligidos como os outros homens.” Sl 73.3-5. Em sua reflexão ele vê os ímpios sempre tranquilos aumentarem suas riquezas e ele que procurava viver agradando a Deus era de contínuo afligido e cada manhã castigado. Sl 73.12-14. Ele reconhece que refletir para compreender tal situação era uma tarefa pesada para ele.

De fato, tentar explicar por que os crentes sofrem e os ímpios prosperam não é tarefa fácil. Deus permite os crentes sofrerem para terem a experiência do consolo  que vem de Deus. Nas aflições, desfrutamos do consolo que só Deus pode dar. Os sofrimentos nos ajudam a perseverar na fé. A fé é provada e aprovada. Porque Deus está perto e nos consola, nossa fé é fortalecida e suportamos com paciência e perseverança a dor.

Asafe entrou no santuário de Deus e ali ele atinou com o fim dos ímpios. Eles serão destruídos e totalmente aniquilados de terror. Sl 73.17-19. Quanto à sua vida ele assim expressou: “Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória. Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra.” Sl 73.24-25. O apóstolo Paulo escrevendo sobre os sofrimentos do tempo presente, ou seja, os sofrimentos que os crentes experimentam nesta vida aqui na terra, afirma que eles não são para comparar com a glória por vir a ser revelada em nós. Rm 8.18. Cristo sofreu em seu corpo o castigo que era nosso para livrar-nos do castigo eterno que os nossos pecados mereciam. Cristo triunfou sobre a morte, nosso último inimigo, assegurando nossa vitória sobre a morte. Sofremos no presente sabendo que no porvir virá o gozo eterno ao lado do Senhor Jesus. Assim como somos participantes do sofrimento o seremos da glorificação.

O que nos consola é saber que os sofrimentos findarão e a glória é eterna. Os sofrimentos produzem para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação. E este olhar da fé, que contempla o que os olhos não veem, porque as cousas que vemos são temporais, e as que não vemos são eternas é que nos faz não só suportar a dor, mas glorificar a Deus na dor. Como crentes em Jesus passamos por aflições, lutas, dores, sofrimentos por causa de Cristo, porém somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou.

 

Rev. Natanael Miguel Sallum

 

 

LITURGIA

 

 

Prelúdio

 

ADORAÇÃO

*Salmo 8

*Hino 42 – O Grande Amor de Deus

*Oração de Adoração  

 

CONTRIÇAO

1 Pedro 1.13-21.

Oração de Contrição

 

LOUVOR

* Cânticos

69 – Te Louvamos Ó Senhor

117 – És a Nossa Estrela da Manhã

 

Dízimos e ofertas

Hino 88 – Amor Perene

Oração de Gratidão

 

EDIFICAÇÃO

Leitura e Mensagem: Rev. Natanael

 

DEDICAÇÃO

Hino 260 – Amor Que Vence

 

* Tríplice Amém

 

Poslúdio

 

* Congregação em pé

 

AVISOS

 

 

REUNIÃO DE ORAÇÃO NA CAPELA

Domingo às 08:30 horas.

Quarta-feira às 19:00 horas.

 

GRUPOS DE ESTUDOS BÍBLICOS

Estudo Sobre os Ensinos de Jesus

16/09 – Quarta-feira – Às 20:00 horas aqui na Capela.

 

 

 

PAUTA DE ORAÇÃO

ENFERMOS

“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas.”  (João 11.3).

 

Aurisan (João Maranhão); Alessandro (sobrinho Dona Nenê); D. Gláucia (mãe da Drª Heloísa); Eduardo Batista (amigo da Simone); Cristian (sobrinho D. Nenê); Sarah (sobrinha da Rebecca); David (sobrinho da Rebecca); D. Sebastiana (mãe da Aparecida Francisco); D. Maria Bernadete; D. Nilza (mãe da Else).

 

IGREJA

Liderança; Famílias; Escola Dominical; Grupos de Estudo e de Visitação; Ministério de Casais; SAF; UPA; Coral.

 

OUTROS

Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Líderes da Igreja Presbiteriana do Brasil; Ministério de Alfabetização e Evangelização.

 

 

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

13 – Sebastião M. Mendonça

17 – Grace Naoum Georges

17 – Marlei Ramos

18 – Glenda Scripnic Cambuy

 

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO

13 – Rafael Jorge e Beatriz

17 – Dc. Elias A. Naoum e Keila

19 – Egberto Sabino e Laís

19 – Jonas Ramos e Therezinha

 

TESOURARIA: 06/09/2020

Dízimos Recebidos

01 – 04 – 05 – 08 – 09 – 14 – 15 – 16 – 19 – 20 – 24 – 27 – 28 – 35 – 47 – 50 – 52 – 53 – 60 – 77 – 81 – 83 – 94 – 97 – 102 – 113 – 118 – 119 – 123.

 

Ofertas Recebidas

09 – 17 – 24 – 50 – 52 – 53 – 97 – 113 – 118 – 119.

 

 

 

13/09/2020 – HOJE                                          

Diáconos: Dcs. Adenir, André Ribeiro,

                 Elias, Liliomar, Matheus

 

Púlpito: Rev. Natanael e Pb. Georges Jr.

 

Grupo de LouvorPb. Ramez 

 

 

20/09/2020 – PRÓXIMO DOMINGO

Diáconos: Dcs. André Zorzi, Fernando,

                 Luciano, Michel, Pedro

 

Púlpito: Rev. Natanael e Pb. Joel

 

Grupo de LouvorDc. Elias   

X