Busca de auxílio divino
Salmo 25

 Rev. Guilhermino Cunha

            Diante de Deus, o salmista derrama seu coração sofrido, repleto de sentimentos diversos: conflitos, temores, angústias e também de plena confiança! Não é assim que muitas vezes nos acontece? Podemos fazer nossos os sentimentos do salmista e, assim, tornarmos nossa esta oração! “A ti, Senhor, elevo a minha alma.”

            Nesta atitude, encontra-se a solução de todo o sofrimento humano: acuado por inimigos, ele teme a vergonha da derrota, sabendo, porém, que o Senhor dá a vitória aos que nele esperam: “…não seja eu envergonhado, nem exultem sobre mim os meus inimigos. Com efeito, dos que em ti esperam, ninguém será envergonhado.” “Guarda-me a alma e livra-me; não seja eu envergonhado, pois em ti me refugio.”

            Afligido pelos pecados cometidos, quebranta-se, e insiste no perdão: “Não te lembres dos meus pecados da mocidade, nem das minhas transgressões.” “…perdoa a minha iniquidade, que é grande.” “Alivia-me as tribulações do coração; tira-me das minhas angústias. Considera as minhas aflições e o meu sofrimento e perdoa todos os meus pecados.”

            Desejo intenso de retidão: “faz-me, Senhor, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação em que eu espero todo o dia.” “Preservem-me a sinceridade e a retidão, porque em ti espero.”

 

 

COMUNICAÇÕES IMPORTANTES

 

 

 

Reunião com a Excutiva do Presbitério de Anápolis (PANA):

No último dia 18, 6ª feira, foi realizada reunião da Executiva do Presbitério, presentes: Rev. Marlúcio Caetano Borges – Presidente, Rev. Gildásio Dourado Vasconcelos – Vice-Presidente, Rev. Nilton Carvalho – Secretário e Rev. Cláudio Henrique Alves Albuquerque – Tesoureiro, com membros da Comissão Organizadora da CAPELA.

Dirigida pelo Rev. Marlúcio Caetano, com inicio às 18h 30min, contando com a presença do Rev. Aristeu de Oliveira Pires, após leitura bíblica em  Mt.20.20-28, algumas questões foram levantadas pela Executiva e que mereceram respostas por  parte dos representantes da CAPELA.

Após os esclarecimentos que a EXECUTIVA considerava pertinentes, foi nos comunicado a disposição em apresentar proposta de organização da CAPELA, em igreja, ao Plenário do Presbitério, em reunião a ser marcada ainda para este mês.

Falado ainda, que todos os membros da EXECUTIVA, estão favoráveis à nossa organização em Igreja, e que estão trabalhando nos últimos aspectos burocráticos para este fim.

Foi revelado que há treze anos, não se organiza nova Igreja Presbiteriana em Anápolis, ligada ao PANA, consequentemente à IPB. Muito oportuno, o surgimento de mais uma igreja presbiteriana em Anápolis.

DEUS, em sua soberania, usa os mais diversos meios para que o Seu reino seja mais e mais divulgado, Sua palavra pregada, e assim mais pessoas possam ouvir e vir a ELE.

Os representantes da CAPELA, foram: Presb. Elon Gonçalves, Presb. Joel Gonçalves da Costa, Presb. Pedro José Prudente, Presb. Dídimo Oliveira Costa, Diac. Rames Abdallah Naoum, Diac. Liliomar Machado, Diac. Djalma Maciel de Lima, irmãos:  George Naoum,  Georges Naoum Júnior, George Moussa Georges, e ainda as irmãs Ângela Maria Santos Naoum, Albertina Martins Gonçalves e Heloísa Maciel de Lima, que também prepararam um delicioso lanche, servido ao final da reunião.

Em todos os momentos, pudemos sentir a presença de DEUS, dirigindo a cada um, mesmo nos momentos mais agudos, ELE lá estava, orientando SEU rebanho.

A ELE, toda Honra e toda Glória !

 

Importância do Modo de Culto

                        Mas Jesus não pára aí.  Ele ressalta, igualmente, a importância da forma de culto, da maneira correta de cultuar a Deus.  Ele afirma também, que aqueles que O adoram, devem fazê-lo em verdade.  “Deus é Espírito, e importa que os que O adoram  O adorem em espírito e em verdade”.  Observando o contexto, pode-se perceber que Jesus está se referindo ao modo de culto, revelado ao Seu povo na Sua Palavra.  O termo em verdade denota conformação à verdade revelada de Deus.  Denota submissão à Sua Palavra.  Aponta portanto, especialmente, para a conformação às formas externas de culto prescritas por Deus na Sua Palavra.

                        Os Judeus adoravam Aquele que conheciam, porque a eles haviam sido confiados os oráculos de Deus (Romanos 3:22).  Afinal, a salvação vem dos judeus (João 4:22) – embora à maioria deles faltasse sinceridade, e mesmo que a forma houvesse sido bastante corrompida com acréscimos e negligências.  Os samaritanos, entretanto, não tinham a forma, o modo: “vós adorais o que não conheceis”.  A referência é à adoração sincretista, deturpada dos samaritanos, que manifestava ignorância da vontade revelada de Deus com relação ao culto.

                        Lendo-se com atenção as Escrituras, pode-se observar que tanto o Velho Testamento como o Novo, atribuem grande importância à maneira de se cultuar a Deus, a forma externa de culto público.

                                   (Extraído de: ANGLADA Paulo. Em O Princípio Regulador no Culto. São Paulo: PES – Publicações Evangélicas Selecionadas, pp. 2-5.)

 

 

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Superintendência:

Relatório – 20 de junho de 1999:

Classe adultos e  Depto infantil –  Realizado no Salão do Ed. Bervelly Hills, a ED teve 58 presentes, sendo 35 adultos, 18 crianças e 5 visitantes.  A direção da classe de adultos foi do Presb. Joel Gonçalves da Costa.

“Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e luz para os meus caminhos” Sl 119.105.

 

 

CULTO AO SENHOR DEUS

MENSAGEM: Pr. UBIRAJARA PEREIRA DA SILVA

(Pastor da Igreja Batista Olivett, Toronto – Canadá)

DIRIGENTE: JOEL GONÇALVES DA COSTA

 1 – CHAMADO À ADORAÇÃO

2 – CONFISSÃO

3 – LOUVOR

4 – EDICAÇÃO

5 – INTERCESSÃO

6 – EDIFICAÇÃO

7 -BENÇÃO e AMÉM COMUNITÁRIO

 

 

CULTO VESPERTINO

O culto de 20.06, foi dirigido pelo Diac. Djalma Maciel de Lima.  Mensagem ministrada pelo Rev. Leonardo Sahium, da Igreja Presbiteriana Setor Sul.

O culto foi realizado na casa dos irmãos ELON/BETA, com a presença de 68 pessoas.

O Culto Vespertino, hoje, será dirigido pelo irmão George Moussa Georges.   Mensagem,  a  ministrará,  o irmão Georges Habib Naoum Júnior. Ínicio às 19h30min. Venha e traga visitantes para ouvirem a Palavra de DEUS.

 

 

CULTO  INFANTIL VESPERTINO

Está em pleno funcionamento.

VENHA e TRAGA SEU(S) FILHO(S).

 

ANIVERSARIANTES

23/06 – Jennifer Naoum Georges

24/06 – Fabiana Barbosa de SousA (filha do irmão João Fábio)

27/06 – André Homsi

 

BOAS NOVAS

Parabenizamos os irmãos Paulo e Norma pelo nascimento de JOÃO PAULO MOUSSA GEORGES MAUGER, dia 25/06.

“Ensina a Criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele” Prov. 16:6.

 

 

 

GRUPOS DE  ESTUDOS  BÍBLIÇOS:

LOCAL FIXO:

2ª feira, 18 horas, em casa dos irmãos Dr. Syrio Quinan/Alice (IPA), sob a orientação do Presb. Elon Gonçalves.

 

LOCAL MÓVEL:

3ª feira, 20 horas e 30 minutos, em casa dos irmãos Djalma/Heloísa, sob a orientação de Georges Naoum Jr. Os estudos estão sendo no livro de JOÃO.

 

4ª feira, 20 horas e 30minutos, em casa dos irmãos Nabil/Paula, sob a orientação do Presb. Elon Gonçalves. Hebreus é o livro estudado.

 

 

I N T E R C E S S Ã O

 

ENFERMOS:

1- Márcia Siqueira e Rafael (tia e primo, respectivamente, da irmã Fabíola);  2 –  Zeli Campos (esposa do Rev. Heber); 3 – Rev. Anísio Saldiva (HEG-UTI). 4 – Pai de Zeli Campos(SP). 5 – Salomão.

 

OUTROS:

1-Nossa igreja; 2 – Escolha do pastor;

3 – Irmão Anuor e família (IPA); 4 – Alna Praude (IPA) e família  5- Família do Presb. Rubens Souto Andrade (I.P.P)  6 – Grupos de estudo bíblico; 7 – Grupos de trabalho, que estão cuidando da organização de nossa CAPELA; 8 – Nosso País; 9 –  Autoridades  Eclesiásticas, Civis e Militares.

 

PRESB. RUBENS ANDRADE SOUTO

Na madrugada de 21, ao SENHOR DEUS aprouve, chamar à Sua presença o “Dr. Rubens”, como por todos era conhecido.

Durante toda vida, procurou incansavelmente, praticar aquilo que acreditava, vivia e ensinava, sobre o GRANDE DEUS. Sempre acreditou e respeitou a SOBERANIA de DEUS.

Em retidão foi sua vida. E assim viveu. E, assim, chamado ao seio do PAI.

Foi presbítero na I.P. Pioneira, onde ensinou a Sã Doutrina a várias gerações.

COMBATEU O BOM COMBATE E GUARDOU A FÉ.

X