“Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo.” Fp 3.7.

 

Nas transações comerciais há uma lei que regula os negócios que são realizados. O lucro é o objetivo final de quem negocia. Você compra uma mercadoria com o propósito de revendê-la e o preço da revenda deve ser maior do que o preço pago na compra para se ter lucro. Nenhum negócio se mantem de pé se dá prejuízo. Quando alguém se dispõe a investir seu dinheiro no banco ele deseja que o dinheiro renda, e, ao final ele receba com juros o dinheiro ali depositado. O homem natural não aceita tomar prejuízo. Ele quer obter lucro e vantagem em tudo o que ele realiza.

Antes de ser convertido a Jesus Cristo, Saulo era um homem influente, gozava de prestígio não só na sociedade judaica, mas também gozava do alto privilégio de ser cidadão romano. Após o seu encontro com Jesus Cristo, sua vida muda por completo. Ele é uma nova criatura. O que antes para ele era lucro, agora ele considera perda por causa de Cristo. Assim o apóstolo Paulo expressou: “Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível. Fp 3.4-6. Na Carta aos Gálatas o apóstolo Paulo escreveu: “E, na minha nação, quanto ao judaísmo, avantajava-me a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais.” Gl 1.14. No judaísmo e como cidadão romano, Paulo desfrutava de condições extremamente vantajosas e até mesmo lucrativas.

Quando ele tem o seu encontro com Jesus a sua matemática muda. O que era lucro agora é perda, o que antes era lucro agora é considerado como refugo. A razão desta mudança radical na vida de Paulo está naquilo que Jesus Cristo fez por ele. Por ter perseguido a igreja do Senhor Jesus, Paulo se considerava o principal dos pecadores e alguém que não se considerava digno de ser chamado apóstolo. 1 Co 15.9. Com toda a certeza o que antes era lucro agora é perda na vida do apóstolo Paulo. “Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para conseguir Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé; para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos. Fp 3.8-11. Quando temos o nosso encontro com o Senhor Jesus nossa vida muda. Nossos objetivos são mudados. O que antes parecia tão importante e lucrativo agora perde o seu valor diante da riqueza da graça de Deus evidenciada em nós. A salvação em Jesus Cristo é o bem maior da vida do homem. Todo dinheiro do mundo não pode comprar a salvação; títulos honoríficos não podem dar o status de salvo para o homem. Somente Jesus pode dar ao homem o bem maior que podemos aspirar: A salvação. Por isso, podemos dizer: o que para nós era lucro, agora é perda por causa de Cristo, por aquilo que Cristo fez por nós e por tudo o que agora temos em Jesus.

 

Rev. Natanael Miguel Sallum

 

LITURGIA

 

 

Prelúdio

 

ADORAÇÃO

*Salmo 111.

*Hino 40 – Cântico ao Salvador

*Oração de Adoração  

 

CONTRIÇAO

1 Pedro 1.3-9.

Oração de Contrição

 

LOUVOR

* Cânticos

99 – Ó Deus, tu És o Meu Deus Forte

33 – Sei Que Observas o Meu Coração

 

 

Dízimos e ofertas

Hino 55 – Alegria e Gratidão

Oração de Gratidão

 

EDIFICAÇÃO

Leitura e Mensagem: Rev. Natanael

 

DEDICAÇÃO

Hino 254 – Sossegai

 

* Tríplice Amém

 

Poslúdio

 

* Congregação em pé

 

AVISOS

 

 

REUNIÃO DE ORAÇÃO NA CAPELA

Domingo às 08:30 horas.

Quarta-feira às 19:00 horas.

 

GRUPOS DE ESTUDOS BÍBLICOS

Estudo Sobre os Ensinos de Jesus

30/09 – Quarta-feira – Às 20:00 horas aqui na Capela.

 

REUNIÃO DO CONSELHO

No próximo domingo, dia 04, haverá reunião do Conselho da Capela, após o encerramento da Escola Dominical. Todos os presbíteros estão convocados.

 

 

PAUTA DE ORAÇÃO

ENFERMOS

“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas.”  (João 11.3).

 

Aurisan (João Maranhão); Alessandro (sobrinho Dona Nenê); D. Gláucia (mãe da Drª Heloísa); Eduardo Batista (amigo da Simone); Cristian (sobrinho D. Nenê); Sarah (sobrinha da Rebecca); David (sobrinho da Rebecca); D. Sebastiana (mãe da Aparecida Francisco); D. Maria Bernadete; D. Nilza (mãe da Else).

 

IGREJA

Liderança; Famílias; Escola Dominical; Grupos de Estudo e de Visitação; Ministério de Casais; SAF; UPA; Coral.

 

OUTROS

Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Líderes da Igreja Presbiteriana do Brasil; Ministério de Alfabetização e Evangelização.

 

 

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

29 – Isabella M. G. Maciel

29 – João Victor F. Naoum

 

TESOURARIA: 20/09/2020

Dízimos Recebidos

06 – 20 – 25 – 124 – 127 – 135 – 139 – 140 – 142.

 

Ofertas Recebidas

08 – 16 – 19 – 20 – 124 – 127 – 135.

 

 

27/09/2020 – HOJE                                          

Diáconos: Dcs. Adenir, André Ribeiro,

                 Elias, Liliomar, Matheus

 

Púlpito: Rev. Natanael e Pb. Ramez

 

Grupo de Louvor: Coral

 

 

04/10/2020 – PRÓXIMO DOMINGO

Diáconos: Dcs. André Zorzi, Fernando,

                 Luciano, Michel, Pedro

 

Púlpito: Rev. Natanael e Pb. Timóteo

 

Grupo de Louvor: Pb. Joel

X