JÓ CONTESTA ELIFAZ
“Então, Jó respondeu: Oh! Se a minha queixa, de fato, se pesasse, e contra ela, numa balança, se pusesse a minha miséria, esta, na verdade, pesaria mais que a areia dos mares; por isso é que as minhas palavras foram precipitadas. Porque as flechas do Todo-Poderoso estão em mim cravadas, e o meu espírito sorve o veneno delas; os terrores de Deus se arregimentam contra mim.” Jó 6:1 a 4
Na pastoral da semana passada, tratamos sobre o problema do sofrimento de Jó e como Elifaz interpretou erradamente a origem do mesmo. No texto acima encontramos a reação de Jó às palavras de Elifaz. Jó se encontrava desenganado com relação à solução do seu problema. Seu amigo não trouxe nem o alívio e nem o conforto esperado. Elifaz não podia entender o problema de Jó. Não era tanto a sua enfermidade e sua dor o que afligia o seu coração, mas o pensamento de que Deus estava contra ele. Deus havia enviado adversidades sobre sua vida. Deus havia permitido que ele sofresse. Por que? Jó travava uma luta com um problema moral que não tinha solução. Ele contesta Elifaz dizendo: “Oh! Se a minha queixa, de fato, se pesasse, e contra ela, numa balança, se pusesse a minha miséria, esta, na verdade, pesaria mais que a areia dos mares; por isso é que as minhas palavras foram precipitadas”. (Jó 6:2 e 3).
A conclusão de Elifaz é que Jó sofre por que pecou contra Deus (Segundo eu tenho visto, os que lavram a iniquidade e semeiam o mal, isso mesmo eles segam. Jó 4:8). Jó contra argumenta dizendo que não pecara, e que sua revolta naquele momento era fruto de não saber a razão de tanto sofrimento. Ele estava pronto a confessar qualquer pecado, desde que a ele fosse mostrado. Falou também que o único pecado que tinha no momento era o fato de ter falado precipitadamente (Acaso, pensais em reprovar as minhas palavras, ditas por um desesperado ao vento? Jó 6:26).
Esta tem sido a experiência de muitos cristãos. A enfermidade, a dor, o desespero, a depressão e o sofrimento não são necessariamente resultado de pecados ocultos ou não confessados. Mas podem levar ao pecado. Em épocas de adversidade e perda, nossos corações pecadores podem acolher a dúvida e a revolta. Nessas ocasiões ficamos tão frágeis e indefesos, que não vemos que a nossa debilidade está sendo usada por Satanás para produzir pecados e sentimentos de revolta contra Deus. Nesses momentos nossa oração deveria ser: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”. (Salmo 139: 23 e 24)
A confissão de Jó (6:1 a 7:21) foi o marco de uma mudança. Presenciamos a queda da sua fé e agora começamos a ver sua fé crescer. Ele começa a orar de novo com confiança. Bendito seja o nosso Deus que não permite que nos afastemos do Seu Amor e da Sua Graça.
ORAÇÃO:
Pai Santo. Confessamos que somos pecadores e que nem sempre Te honramos como devemos. Purifica o nosso pecado e dá-nos coração agradecido pelas provações que nos fazem crescer. Livra nosso coração da revolta e dá-nos uma nova visão da Tua graça e do Teu amor. Em nome e por amor do nosso Senhor Jesus, Amém!
Rev. Geraldo Silveira Filho
LITURGIA
Prelúdio
Adoração
* Salmo 115 (Alternado)
* Hino 03 – A Igreja em Adoração
* Oração de Adoração
Confissão
Lamentações 3:22 a 40
Cântico 142 – Perdoa-me Senhor
Oração Silenciosa
Oração de Confissão
Louvor
* Cânticos: 113 – De Todas as Tribos
33 – Grandes são as Tuas Obras
* Hino 304 – A Voz do Evangelho
Cântico 51 – Da Multidão dos que Creram
Dízimos e Ofertas
Oração de Gratidão
Edificação
Leitura e mensagem: Miss. Ben Royer
Dedicação
* Hino 368 – Despedida
* Oração e Bênção
* Tríplice amém!
Posludio
* Congregação em Pé
VIDA COMUNITÁRIA
ENFERMOS
“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas”. (João 11:3)
Ema (avó da Sra. Liliana); Rogério Brito e Sandra F. S. Garcia.
IGREJA
Liderança: Pastores, Presbíteros, Diáconos e demais líderes; Famílias; Ponto de Pregação em Terezópolis; Grupos de Estudo e de Visitação; Escola Dominical.
OUTROS
CEB – Centro de Estudos Bíblicos; Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Igreja Presbiteriana do Brasil.
GRATIDÃO
Carminha Prudente; Fabiana (irmã da Fabíola); Fernando Milki; José Miguel (pai do Edinaldo); Terezinha (mãe do Rev. Geraldo).
ANIVERSARIANTES – 25/09 a 04/10/2003
25/09 – Filipe Amaral Bertolucci;
29/09 – Isabella M. G. M. de Lima;
29/09 – João Victor Fleury Naoum;
01/10 – Alana Alves Cardoso.
ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO
16 – Reinaul e Waldomira.
AVISOS
OFERTA PARA MISSÕES
Durante todo este mês estivemos realizando uma oferta especial para missões. Você que ainda deseja dar sua oferta utilize o próprio envelope de dízimo anotando que sua oferta é para missões. Se deseja utilizar outro envelope, solicite ao diácono de plantão. Serão lançadas normalmente as ofertas não identificadas.
CORAL
ENSAIO – Hoje, após a Escola Dominical.
GRUPOS DE ESTUDO BÍBLICO
CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER
29/09 – segunda – 20h15 – residência dos irmãos George Moussa e Grace.
ESTUDO NO LIVRO DE 1.º PEDRO
30/09 – terça – 20h00 – residência do Pb. Georges Junior e Fabíola.
ESTUDO NO LIVRO DE SALMOS
01/10 – quarta – 20h15 – Capela.
SAF
REVISTA DA SAF – faça logo sua assinatura para o próximo ano. Procure a Presidente.
UPA
REUNIÃO – neste sábado, dia 04/10, às 20h00, na casa das irmãs Jennifer e Jessica Naoum – Av. São Francisco n.º 1000 apto. 200 B. Jundiaí.
GRUPO DE VISITAÇÃO
Você que deseja reunir-se com o Grupo de Visitação entre em contato com o Dc. Liliomar e marque a sua data.
PASTOR EM VIAGEM
Durante os dias 02 a 05/10 o pastor estará na Reunião da Junta Patrimonial da IPB em Guaranhuns/PE e nos dias 06 a 10/10 estará em Belo Horizonte/MG em Reunião com os Pastores e o Conselho da Igreja Presbiteriana de BH/MG para tratar sobre sua transferência e trabalhos que serão realizados. Oremos pela sua viagem.
MOMENTO MISSIONÁRIO
“Graças a Deus que o objetivo pelo qual Deus colocou em nosso coração estamos realizando com muito êxito. Nesta região do baixo Amazonas já existem duas congregações presbiterianas nas cidades de Itapiranga e Urucara em apenas cinco meses de trabalho e onde também estamos solidificando trabalhos nas comunidades ribeirinhas na beira do rio Amazonas, rio Urubu e rio Uatamã onde também estamos enviando missionários da região para nos ajudar a alcançarmos essas comunidades; estamos dando um treinamento de modo prático para estarem assumindo estes trabalhos já firmados para que nós possamos ir adiante nas outras localidades da região. Nesta semana estarão indo dois missionários para uma das cidades onde visitamos algumas vezes na cidade de São Sebastião do Uatamã onde já tem duas famílias que estão sendo acompanhadas e discipuladas e logo estaremos ali abrindo um ponto de pregação do evangelho. Temos feito um trabalho com jovens todos os sábados pela tarde e a noite, onde graças a Deus tem dado muitos jovens que estão querendo um compromisso sério com Cristo, eles estão entusiasmados com a Igreja e com a Palavra de Deus”.
Carta dos missionários Márcio Alexandre e Elisângela
09/09/2003
TRABALHOS DA SEMANA
Domingo
8h30 – Reunião de Oração
9h00 – Escola Dominical
19h30 – Culto
Segunda
20h15 – Estudo Bíblico
Terça
20h00 – Estudo Bíblico
Quarta
19h00 – Reunião de Oração
20h15 – Estudo Bíblico
Sexta
19h30 – Aniversário da Capela
Sábado
19h30 – Aniversário da Capela