“Delas e dos lugares ao redor do meu outeiro, eu farei bênção; farei descer a chuva a seu tempo, serão chuvas de bênçãos.” Ez 34.26.
A chegada das primeiras chuvas é motivo de alegria para todos nós. O clima seco não só traz desconforto como também propicia o agravamento das doenças respiratórias; a baixa umidade do ar é prejudicial à saúde; as queimadas prejudicam a natureza e a falta de água traz situações difíceis de serem vivenciadas. Quando as primeiras chuvas são derramadas sobre a terra tudo melhora. A umidade relativa do ar normaliza; os efeitos da poluição são reduzidos; os reservatórios de água começam a subir o nível e inicia-se o plantio das sementes que produzirão alimento na mesa do brasileiro. Como o profeta Ezequiel escreveu a chuva é derramada no tempo certo e são chuvas de bênçãos para toda a terra.
Deus traz a mensagem de alento para o seu povo quando promete fazer descer a chuva a seu tempo e elas serão chuvas de bênçãos. O povo de Israel estava no exílio na Babilônia. Eles presenciaram a destruição de Jerusalém promovida por Nabucodonosor. A cidade ficou em ruínas. Os muros de proteção da cidade foram derrubados; o templo construído por Salomão foi completamente destruído; as casas em que os israelitas moravam foram queimadas. Um cenário de total desolação. Os que sobreviveram à ação devastadora de Nabucodonosor foram levados como escravos para a Babilônia. No exílio, Deus traz a mensagem de esperança, de alento, de encorajamento para o povo tão sofrido. Deus cuidará de seu povo como o pastor cuida das ovelhas. Ele conduzirá suas ovelhas a pastos verdejantes e elas deitarão em boa pastagem. Ez 34.11-16. Deus promete dar-lhes um lugar seguro e enviar a chuva no tempo certo e elas serão chuvas de bênçãos.
As primeiras chuvas mostra-nos a ação bondosa de Deus em nosso favor. São chuvas de bênçãos vindas dos céus mandadas por Deus. Confiamos na providência de Deus e no seu cuidado para com o seu povo. Pode até perdurar o período de estiagem, mas Deus não deixa de cuidar e sustentar o seu povo. Nas estações do ano vemos a ação de Deus regendo toda a sua criação e nas nossas lutas e dificuldades sabemos que o Senhor nos ampara e fortalece. No tempo certo Deus manda as primeiras chuvas e no momento oportuno Deus traz o seu socorro e livramento. Confiamos nas promessas de Deus, recebemos seu cuidado e proteção, agradecemos as bênçãos recebidas e toda glória tributamos a Deus.
Rev. Natanael Miguel Sallum
LITURGIA
Prelúdio
ADORAÇÃO
*Salmo 133.
*Hino 41 – Louvor Pela Graça Divina
*Oração de Adoração
CONTRIÇÃO
Romanos 12.9-21.
Oração de Contrição
Hino 178 – A Excelência do Amor
CONSAGRAÇÃO
Dízimos e ofertas
Hino 180 – Amor Fraternal
Oração de Gratidão
INTERCESSÃO
Oração de Intercessão
EDIFICAÇÃO
Leitura e Mensagem: Rev. Natanael
CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
DEDICAÇÃO
Hino 183 – Benditos Laços
* Tríplice Amém
Poslúdio
* Congregação em pé
AVISOS
REUNIÃO DA UPA E UMP
Haverá reunião dos Adolescentes e Jovens no próximo sábado, dia 08, às 19:30 horas, aqui na Capela.
REUNIÃO DO CONSELHO
Haverá reunião do Conselho da Capela, no próximo domingo, dia 09, após o encerramento da Escola Dominical. Todos os presbíteros estão convocados.
SANTA CEIA
Hoje à noite, por ocasião do Culto Divino, teremos o privilégio de participar da Ceia do Senhor. Preparemo-nos para participarmos dignamente da Santa Ceia.
REUNIÃO DE ORAÇÃO NA CAPELA
Quarta-feira às 19:00 horas.
GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO
Haverá Grupo de Estudo Bíblico nesta quarta-feira, dia 05, às 20:00 horas, aqui na Capela.
PAUTA DE ORAÇÃO
ENFERMOS
“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas.” (João 11.3).
D. Geni (irmã da D. Nenê); Aurisan (João Maranhão); D. Gláucia (mãe da Drª Heloísa); Eduardo Batista (amigo da Simone); Cristian (sobrinho D. Nenê); Sarah (sobrinha da Rebecca); David (sobrinho da Rebecca); D. Maria Bernadete; D. Nilza (mãe da Else); D. Olga (mãe do Renner).
IGREJA
Liderança; Famílias; Escola Dominical; Grupos de Estudo e de Visitação; Ministério de Casais; SAF; UPA; Coral.
OUTROS
Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Líderes da Igreja Presbiteriana do Brasil; Ministério de Alfabetização e Evangelização.
ANIVERSARIANTES DA SEMANA
04 – Arthur Gabriel G. Martins
07 – Paulo Henrique M. Brito
ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO
06 – Amadeu Caetano e Lindalva
TESOURARIA: 25/09/2022
Dízimos Recebidos
08 – 41 – 48 – 66 – 74 – 113 – 121 – 126 – 131 – 134.
Ofertas Recebidas
19 – 121 – 132.
ESCALA
02/10/2022 – HOJE
Diáconos: Dcs. André Zorzi, Fernando,
Luciano, Michel, Pedro
Púlpito: Rev. Natanael e Pb. Daniel
Grupo de Louvor: Pb. Joel
09/10/2022 – PRÓXIMO DOMINGO
Diáconos: Dcs. Adenir, André Ribeiro,
Elias, Liliomar, Matheus
Púlpito: Rev. Natanael e Pb. Timóteo
Grupo de Louvor: Pb. Ramez
REUNIÕES SEMANAIS
4ª feira – Reunião de Oração – 19h
Sábado – Reunião dos Adolescentes e Jovens – 19:30hs
Domingo – Escola Dominical – 9h
Culto de Adoração e Louvor – 19:30hs