“E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente.” Jo 20.27.

 

É bem conhecida a expressão “ver para crer”. Pessoas que precisam ver, apalpar, tocar com as mãos para acreditarem. A Palavra de Deus nos ensina que após a sua morte na cruz, o Senhor Jesus foi sepultado e permaneceu na sepultura três dias. Ao terceiro dia, Jesus ressuscitou dentre os mortos, vencendo o último inimigo: a morte. Os discípulos estão reunidos com as portas trancadas porque tinham medo dos judeus e Jesus pôs-se no meio deles e disse-lhes: Paz seja convosco! Jo 20.19. Jesus lhes mostrou as mãos e o lado e os discípulos se alegraram ao verem o Senhor ressuscitado.

Tomé, um dos doze apóstolos, não estava com os outros apóstolos quando Jesus lhes apareceu. Os discípulos contaram para Tomé que viram o Senhor. Tomé lhes respondeu: “Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei.” Jo 20.25. Tomé precisava ver para crer.

Passados oito dias, estavam outra vez reunidos os discípulos e Tomé ali estavam. As portas estava trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco. E logo Jesus disse a Tomé: “Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente.” Jo 20.27. Tomé tem o seu desejo satisfeito. Ele vê com os seus olhos, pode ver as mãos e tocar o lado de Jesus que fora perfurado. Tomé demonstra o seu acreditar dizendo: “Senhor meu e Deus meu!” Jo 20.28. Jesus lhe disse: “Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.” Jo 20.29. Felizes são os que não tiveram a oportunidade de verem o Senhor Jesus ressuscitado, mas creem que Ele venceu a morte e vivo está.

Quando se prega sobre a ressurreição de Jesus, Tomé não é o único que duvida desta verdade. Existem pessoas que pensam e agem da mesma forma. Pessoas que só acreditarão se puderem ver e tocar no Senhor Jesus. A preciosidade do Evangelho é vista na vida de tantas outras pessoas que ouvem e creem. Pessoas que confiam em Jesus como único e suficiente Salvador. Pessoas que creem em Jesus que morreu na cruz e depois de três dias sepultado ressurgiu dos mortos e vivo está. Pessoas que não são testemunhas oculares da ressurreição de Jesus, mas creem de todo o coração nesta verdade. Bem-aventurados os que não viram e creram. Bem-aventurados os que ouvem a boa-nova e no seu coração a fé salvadora é implantada por Deus. Cristo venceu a morte, nós cremos que Ele vive e esta é a base da nossa fé e a razão da nossa esperança.

 

 

 

Rev. Natanael Miguel Sallum

 

PAUTA DE ORAÇÃO

 

ENFERMOS

“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas.” (João 11.3).

 

Aurisan (João Maranhão); D. Josefa (mãe Dr. Djalma); Alessandro (sobrinho Dona Nenê); D. Gláucia (mãe da Drª Heloísa); Eduardo Batista (amigo da Simone); Cristian (sobrinho D. Nenê); Sarah (sobrinha da Rebecca); David (sobrinho da Rebecca); D. Sebastiana (mãe da Aparecida Francisco); D. Maria Bernadete; D. Nilza (mãe da Else).

 

 

 

IGREJA

Liderança; Famílias; Escola Dominical; Grupos de Estudo e de Visitação; Ministério de Casais; SAF; UPA; Coral.

 

OUTROS

Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Líderes da Igreja Presbiteriana do Brasil; Ministério de Alfabetização e Evangelização.

 

 

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

14 – Maressa Vaz Araújo

15 – Pb. Joel G. da Costa Filho

16 – Michel Roriz Clemente

 

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO

12 – Camilo El Bazi e Maria Madalena

 

 

TESOURARIA: 05/04/2020

Dízimos Recebidos

02 – 10 – 19 – 23 – 27 – 28 – 31 – 33 – 38 – 41 – 50 – 59 – 64 – 66 – 69 – 74 – 75 – 76 – 97 – 114 – 134 – 156.

 

Ofertas

02 – 10 – 23 – 50 – 69 –74 – 75 – 97.  

X