“Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: o justo viverá por fé.” Rm 1.17.

 

A partir do quarto século depois do nascimento de Jesus Cristo, a Igreja começou a adotar práticas e ensinos que não estavam em conformidade com a Palavra de Deus. Ao longo dos séculos o afastamento da igreja da sã doutrina se tornava mais e mais intenso. Na Idade Média as inovações introduzidas faziam parte da tradição da igreja e para justificar este erro a igreja tornou a tradição tão importante quanto a Bíblia  Sagrada. Alguns estudiosos da Bíblia se levantaram manifestando o desagrado em ver a igreja desprezando as doutrinas bíblicas por aceitar as tradições estabelecidas pelos homens.

No século dezesseis a igreja tinha em suas práticas litúrgicas a venda das indulgências. O perdão de pecados era obtido por meio da compra destas bulas papais outorgando o perdão de pecados. Neste período, na Alemanha, Martinho Lutero que era monge Agostiniano buscava por todos os meios ensinados pela igreja alcançar paz em seu coração. Lutero foi para a clausura, vivendo num mosteiro, acreditando que livre do contato com o mundo pagão ele desfrutaria da paz tão almejada. No mosteiro, Lutero frequentava constantemente o confessionário e se dedicava no cumprimento rigoroso das penitências que lhes era passado. Porém, a vida na clausura e o cumprimento das penitências não tranquilizaram o coração de Lutero. Ele resolve se autoflagelar julgando que com seu próprio sacrifício isto apaziguaria a sua consciência que o acusava. Também as autoflagelações não lhe trouxeram alívio. Estudando as Escrituras Sagradas Lutero leu que o “Justo viverá pela fé” e deste ensino ele compreendeu que o perdão de pecados é dado gratuitamente ao homem, porque Jesus pagou o preço dos pecados com sua morte na cruz e com o seu sangue ali derramado. Lutero aprendeu que “por obras da lei ninguém será justificado perante Deus.” Gl 2.16. Clausura, penitências, autoflagelações e indulgências não podem trazer paz ao coração.

Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero afixa 95 teses na porta da Catedral de Wittemberg se posicionando contra a venda de indulgências que ali aconteceria por ordem do bispo da Igreja de Roma no dia 1° de novembro. Com esta atitude inicia o movimento religioso que ficou conhecido como Reforma Protestante. Lutero não almejava dividir a Igreja, mas o seu desejo era a volta da Igreja a sã doutrina conforme ensinada nas Escrituras Sagradas. Lutero desejava a pureza doutrinária e a pureza moral no seio da Igreja. A Igreja não se dispôs a mudar e Lutero foi excomungado, deixando de ser monge na Igreja. Lutero protestava em defesa da verdade sustentando que somente a Bíblia pode definir o que a Igreja crê e ensina. Do movimento da Reforma Protestante em vários países da Europa surgiram as Igrejas Reformadas também conhecidas como Igrejas Protestantes. A Igreja Presbiteriana é fruto deste movimento que tem sua origem na Escócia. Somos uma igreja reformada e protestamos em defesa da verdade. Que Deus nos ajude a permanecermos firmes na fé, pregando a sã doutrina conforme as Escrituras Sagradas nos ensinam.

 

                                    

Rev. Natanael Miguel Sallum

 

 

LITURGIA

 

Prelúdio

 

ADORAÇÃO

*Salmo 131.

*Hino 11 – Trindade Santíssima

*Oração de Adoração  

 

CONTRIÇAO

Romanos 5.1-11.

Oração de Contrição

 

LOUVOR

* Cânticos

65 – Quem Dá a Paz

59 – Num Lugar Perto de Jericó

 

Dízimos e ofertas

Hino 172 – Chuvas de Bênçãos

Oração de Gratidão

 

EDIFICAÇÃO

Leitura e Mensagem: Rev. Natanael

 

DEDICAÇÃO

Hino 150 – Salvação Perfeita

 

* Tríplice Amém

 

Poslúdio

 

* Congregação em pé

 

 

AVISOS

 

 

REUNIÃO DE ORAÇÃO DOS HOMENS

Todo Domingo os homens da Capela se reúnem para orar às 19:00 hs aqui na Capela. Participe você também desta reunião.

 

REUNIÃO DE  ORAÇÃO NA CAPELA

Domingo às 08:30 horas.

Quarta-feira às 19:00 horas.

 

REUNIÃO DO CONSELHO

Hoje haverá reunião do Conselho da Capela, após o encerramento da Escola Dominical. Todos os presbíteros estão convocados.

 

 

PAUTA DE ORAÇÃO

ENFERMOS

“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas.”  (João 11.3).

 

Aurisan (João Maranhão); Alessandro (sobrinho Dona Nenê); D. Gláucia (mãe da Drª Heloísa); Eduardo Batista (amigo da Simone); Cristian (sobrinho D. Nenê); Sarah (sobrinha da Rebecca); David (sobrinho da Rebecca); D. Sebastiana (mãe da Aparecida Francisco); D. Maria Bernadete; D. Nilza (mãe da Else); D. Olga (mãe do Renner).

 

IGREJA

Liderança; Famílias; Escola Dominical; Grupos de Estudo e de Visitação; Ministério de Casais; SAF; UPA; Coral.

 

OUTROS

Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Líderes da Igreja Presbiteriana do Brasil; Ministério de Alfabetização e Evangelização.

 

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

01 – Mariana de Souza Garcia

01 – Tiago Nince Ramos

02 – Matheus Abrahão Naoum

03 – Caroline H. G. de Almeida

03 – Juliana Cristina dos Santos

04 – Luana Mikaelly

05 – Laura Santana (filha D. Nenen)

06 – Cláudia Alves Valente

06 – Raquel Rosa de O. Silva

06 – Therezinha Nince Ramos

07 –  Pb. Georges H. Naoum Júnior

 

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO

07 – Eduardo N. Georges e Kênia

 

TESOURARIA: 25/10/2020

Dízimos Recebidos

10 – 17 – 21 – 29 – 41 – 59 – 74 – 75 – 76 – 90 – 102 – 116 – 117 – 124 – 127 – 134.

 

Ofertas Recebidas

10 – 19 – 21 – 75 – 76 – 94 – 124 – 127 – 131.

 

 

01/11/2020 – HOJE                                          

 

Diáconos: Dcs. André Zorzi, Fernando,

                 Luciano, Michel, Pedro

 

Púlpito: Rev. Natanael e Pb. Georges Jr.

 

Grupo de Louvor: Pb. Joel

 

08/11/2020 – PRÓXIMO DOMINGO

 

Diáconos: Dcs. Adenir, André Ribeiro,

                 Elias, Liliomar, Matheus

 

Púlpito: Rev. Natanael e Pb. Joel Filho 

 

Grupo de Louvor: Pb. Ramez

X