QUANDO O RIACHO SECA

 

Mas, passados dias, a torrente secou, porque não chovia sobre a terra.” 1 Reis 17:7

Por vezes, todos nós passamos por essa dura experiência de Elias. Tudo parece indo bem quando de repente: “o riacho secou…”. O que era um caudaloso riacho foi se encolhendo e diminuindo até se tornar apenas num filete de água. E por fim, apenas num leito de areia úmida. Podemos dizer que essa é a experiência de muitas pessoas. Num momento conhecemos a alegria de uma conta bancária recheada, um negócio em franco desenvolvimento, uma carreira próspera em ascensão. Mas aí… o riacho secou!

Num momento você conhecia a alegria de ter saúde, ser uma pessoa saudável e estar com mil projetos. Então, um tumor se desenvolve dentro de você, o que exigiu uma cirurgia para remoção do mesmo. O riacho secou. Você acabou a faculdade, iniciou uma carreira promissora, cercada de pessoas especiais e bem-dotadas. No auge da carreira, as coisas mudam. O dinheiro fica “curto”. Seus melhores amigos “mudam”. O riacho secou. Você tem uma família maravilhosa, aparentemente você vive a concretização de todos os sonhos. Mas de repente o seu (a) parceiro (a) de vida tem ficado indiferente e começou a falar em divórcio. Não existe mais amor, não existe mais afeição, não existe mais promessa de mudança. O riacho secou. Quando estamos dentro dessas situações terríveis ficamos pensando: o que aconteceu? Será que Deus morreu? Será que suas promessas falharam? Será que, porventura, poderia Ele ter se esquecido de mim?

Elias esteve vivendo essa situação terrível de perda do mínimo necessário para a vida. e ele teve que aprender algumas lições preciosas lá no meio daquele riacho seco no qual estava vivendo.

  1. Os nossos riachos secam por causa de nossas orações que fizemos um dia. Por que o riacho havia secado para Elias? Porque um dia ele havia orado pedindo que assim acontecesse. Em Tiago 5:17 a Palavra de Deus diz: “Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu”. E por isso não choveu e os mananciais e os riachos secaram. Muitas vezes, esse é o nosso problema nós queremos que Deus haja em nossas vidas mas não queremos que doa. Queremos ser piedosos, mas que nesse processo de transformação Ele não nos machuque demais. Queremos maturidade instantânea e que não exija muito sacrifício. Queremos que Deus haja mas que não mexa tanto no nosso conforto. Não! O campo de treinamento espiritual de Deus não funciona desse jeito. Se um dia nós oramos para Deus nos abençoar, prepare-se talvez a bênção de Deus não nos leve a um rio caudaloso da fartura, mas a um riacho seco da escassez.
  2. Os riachos podem secar, mas a graça de Deus jamais acaba. Quando o nosso “riacho” seca, a tendência nossa é pensarmos “como é que Deus pode me esquecer?” Na verdade, o que aconteceu foi exatamente o oposto. A palavra de Deus diz que quando o riacho secou, Deus enviou o seu profeta a Sarepta porque lá havia comida. Com a seca os corvos haviam morrido, e não havia mais o que fazer em Querite. Era hora de partir. Quando os nossos riachos secam, é porque Deus já proveu outro mais adiante de nós. Lá do meio do riacho seco, Deus nos diz; “você está escrito nas palmas de minha mão. Você está diante de mim o tempo todo, eu não me esqueci de ti (Is 49:16). O riacho secou porque Eu tenho um compromisso não com o seu conforto, mas com a tua vida.”
  3. É no meio de um riacho seco que nós ouvimos a voz de Deus. “…a torrente secou…, então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo…”. Um fato iniludível é que quando estamos solitários, no meio de um riacho seco, vazio, nós ouvimos a voz de Deus. Não há nada que nos impeça de ouvi-la. Deus fala ao nosso coração e nós o ouvimos com atenção. Talvez em nenhum momento ela foi tão imprescindível, tão urgente, tão necessária às nossas vidas. Quando estamos num riacho borbulhante a tendência é não darmos ouvidos a Sua voz. Ele fala mas não ouvimos. Pensamos que Ele tem pouco a acrescentar a nossas vidas. Mas quando o riacho seca, ficamos como o salmista no Salmos 42:1, como a corça sedenta, nossa alma suspira Pelo Deus vivo.

Talvez seja esta a situação do nosso coração neste dia. Se o nosso riacho secou, lembremo-nos talvez seja hora de nós como Elias atentarmos para esse treinamento espiritual que Deus está nos proporcionando.

Que Deus nos abençoe.

Rev. José Kleber – Igreja Presbiteriana de Coromandel – MG

 

 

LITURGIA

 

Prelúdio

Adoração

* Salmo 99:1 a 5

* Hino 03 – A Igreja em Adoração

* Oração de Adoração

Confissão

Salmo 99:6 a 9

Hino 68 – Necessidade

Oração Silenciosa

Celebração Eucarística

Cântico 97 – Este é o Meu Corpo

Instrução e distribuição dos elementos

 

Louvor

Apocalipse 5 (Alternada)

* Cântico 67 – Oh! Que Prazer

* Cântico 121 – No Nome Santo de Jesus

 

Consagração

Hino 60 – Ofertório

Dízimos e Ofertas

Oração de Gratidão

Edificando-nos na Palavra

Leitura e mensagem: Rev. Uberlândio

Dedicação e Serviço

* Hino 148 – Oração Noturna

* Oração e Bênção

Posludio

* Congregação em Pé

 

VIDA COMUNITÁRIA

 

ENFERMOS

“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas”. (João 11:3)

 

Ema (avó da Sra. Liliana); Isaac (filho do Luciano e Naya); José Miguel (pai do Edinaldo); Maria Martins (irmã da Beta) e Rogério Brito.

 

CONVALESCENTES E EM RECUPERAÇÃO

Carminha Prudente; Fernando Milki; Liliomar Machado e Terezinha (mãe do Rev. Geraldo).

 

IGREJA

Liderança: Pastores, Presbíteros, Diáconos e demais líderes; transição pastoral; Famílias; Ponto de Pregação em Terezópolis; Grupos de Estudo e de Visitação; Escola Dominical.

 

OUTROS

Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Igreja Presbiteriana do Brasil.

 

ANIVERSARIANTES – 02 a 08/11/2003

02/11 – Matheus Abrahão Naoum

06/11 – Anna Paula R. C. Georges

06/11 – Therezinha Nince Ramos

07/11 – Georges Habib Naoum Junior

08/11 – Felipe M. B. Abrahão.

 

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO

08/11 – Paulo Mauger e Norma

 

AVISOS

 

PASTOR EM VIAGEM

O pastor teve de viajar para Belo Horizonte – MG, para reunir-se com os Pastores e o Conselho da Primeira Igreja Presbiteriana.

PASTOR VISITANTE

Em virtude da viagem do Rev. Geraldo, estará pregando e Ministrando a Santa Ceia no Culto desta noite o Rev. Uberlândio Novaes Fonseca, pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana do Setor Sul em Anápolis.

CORAL – Adultos

ENSAIO – hoje, após a Escola Dominical.

 

GRUPOS DE ESTUDO BÍBLICO

CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER

03/11 – segunda – 20h15 – residência da irmã Maria Ignez Marquezan Brito.

ESTUDO NO LIVRO DE 1.º CORÍNTIOS

04/11 – terça – 20h00 – residência do pb. Georges Junior e Fabíola

ESTUDO NO LIVRO DE SALMOS

05/11 – quarta – 20h15 – Capela.

 

CONSELHO

REUNIÃO – próximo domingo, dia 09, após a Escola Dominical.

SAF

REUNIÃO PLENÁRIA – amanhã, dia 03, às 14h30, aqui na Capela. Será eleita a nova diretoria da SAF.

BAZAR DE ROUPAS USADAS – será nesta terça, dia 04, das 9 às 15h.

UPA

* Foi eleita no dia 19/10, a nova diretoria da UPA, que ficou assim composta:

Presidente: Silvana Alves de S. Caixeta

Vice Presidente: Thiago Abrahão Naoum

1.ª Secretária: Déborah Abrahão Naoum

2.ª Secretária: Stéphanie Naoum

Tesoureira: Jéssica Naoum Georges

 

TRABALHOS DA SEMANA

 

 Domingo

8h30 – Reunião de Oração

9h00 – Escola Dominical

19h30 – Culto

Segunda

14h30 – Reunião de Oração da SAF

20h15 – Grupo de Estudo Bíblico

Terça

9h00 – Bazar de Roupas Usadas

14h00 – Tarde & Arte

20h00 – Grupo de Estudo Bíblico

Quarta

19h00 – Reunião de Oração

20h15 – Grupo de Estudo Bíblico

X