“Vieram, então, uns homens trazendo em um leito um paralítico; e procuravam introduzi-lo e pô-lo diante de Jesus.” Lc 5.18.

 

Durante o ministério público de Jesus verificamos que algumas pessoas não poderiam estar na presença do Senhor mediante seus esforços pessoais. Os cegos precisavam ser conduzidos até Jesus. Vemos o exemplo do cego em Betsaida. “Então, chegaram a Betsaida; e lhe trouxeram um cego, rogando-lhe que o tocasse.” Mc 8.22. Existiam doentes que não conseguiam sair do seu leito de enfermidade para irem ao encontro de Jesus. Jairo tinha uma filha que estava morrendo e ele pede ao Senhor Jesus para ir com ele à sua casa para curá-la e Jesus foi com ele. Mc 5.23,24. Também encontramos pelo relato das Escrituras que os paralíticos precisavam ser carregados e levados à presença de Jesus.

Jesus está em Cafarnaum e ali tem um homem paralítico. Ele não podia andar. Jesus está ensinando em sua casa e uma multidão se reune para ouvir os seus ensinamentos. Quatro homens conduzem o paralítico até onde Jesus estava. Não podendo aproximar de Jesus por causa da multidão, subiram ao eirado e fizeram uma abertura baixando o leito em que jazia o doente. Lc 5.19. É admirável ver a fé destes homens e a solidariedade demonstrada em ajudar o paralítico. Não mediram esforços para levá-lo à presença de Jesus. Não era fácil carregá-lo numa maca, subir no terraço da casa e depois baixar o leito até onde Jesus estava. Nenhuma destas dificuldades impediu aqueles homens de levarem o paralítico à presença de Jesus. Jesus viu a fé daqueles homens perdoou os pecados do paralítico e o curou.

Nos dias atuais vemos o egoísmo cada vez mais sendo manifesto nas relações inter pessoais e poucas atitudes de fé, amor e solidariedade. A pergunta que fazemos é esta: O que temos feito em favor do necessitado para conduzi-lo à Cristo? Qual o sacrifício expressão de fé verdadeira e genuína que temos feito para ajudar o que tanto precisa? Nossa fé é operante a ponto de vencermos todos os obstáculos conduzindo as pessoas ao encontro de Jesus para serem salvas? Quantos que estão morrendo e passamos de largo sem oferecer ajuda e anunciar-lhes o Evangelho que transforma vidas. Estes quatro homens em Cafarnaum nos ensinam a termos uma fé viva, verdadeira, operosa que se compadece do carente e o leva à presença de Jesus. Que nossos corações sejam ensinados através do exemplo de fé destes homens a sermos solidários demonstrando amor aos perdidos levando-os até o Senhor Jesus.

 

 

Rev. Natanael Miguel Sallum

 

 

LITURGIA

 

 

Prelúdio

 

ADORAÇÃO

*Salmo 67.

*Hino 07 – Glória à Trindade

*Oração de Adoração  

 

CONTRIÇÃO

Salmo 41.

Oração de Contrição

Hino 71 – Perdão

 

LOUVOR

*Cânticos

89 – Não Fica Bem

122 – No Nome Santo de Jesus

 

Dízimos e ofertas

Hino 57 – Fonte de Todo Bem

Oração de Gratidão

 

INTERCESSÃO

Oração de Intercessão

 

EDIFICAÇÃO

Leitura e Mensagem: Miss. Henrique

 

DEDICAÇÃO

Hino 315 – Serviço do Crente

 

* Tríplice Amém

 

Poslúdio

 

* Congregação em pé

 

 

 

AVISOS

 

 

 

MISSÃO VIDA

Agradecemos a presença do Miss. Henrique, trazendo a mensagem da Palavra de Deus no Culto de hoje à noite. Desejamos que Deus continue abençoando todos os irmãos que tem servido a Deus na Missão Vida e que através deste Ministério vidas sejam alcançadas e transformadas pelo Poder do Evangelho.

 

REUNIÃO DE ORAÇÃO NA CAPELA

Quarta-feira às 19:00 horas.

 

SANTA CEIA

No próximo domingo, dia 05, por ocasião do Culto Divino, teremos o privilégio de participar da Ceia do Senhor. Preparemo-nos para participarmos dignamente da Santa Ceia.

 

REUNIÃO DA UPA E UMP

Haverá reunião dos Adolescentes e Jovens no próximo sábado, dia 04, às 19:30 horas, aqui na Capela.

 

GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO

Haverá Grupo de Estudo Bíblico, nesta quarta-feira, dia 01, às 20:00 horas, aqui na Capela.

 

PAUTA DE ORAÇÃO

ENFERMOS

“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas.”  (João 11.3).

Aurisan (João Maranhão); Cristian (sobrinho D. Nenê); Sarah (sobrinha da Rebecca); David (sobrinho da Rebecca); D. Nilza (mãe da Else); D. Olga (mãe do Renner); D. Ana (Asilo Monte Sinai); Sr. Manuel (Pai da Marisa); Susy (irmã da Rebecca); Neide (mãe da Ana Maria); Jânio (pai da Naya); Adilson (cunhado Adeliana).

 

IGREJA

Liderança; Famílias; Escola Dominical; Grupos de Estudo e de Visitação; Ministério de Casais; SAF; UPA; Coral.

 

OUTROS

Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Líderes da Igreja Presbiteriana do Brasil; Ministério de Alfabetização e Evangelização.

 

 

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

29 – Celina M. de Carvalho

29 – Vitor Roberto Diniz

31 – Luiz Alberto T. Nunes

01 – Mariana de Souza Garcia

01 – Tiago Nince Ramos

02 – Dc. Matheus A. Naoum

03 – Caroline H. G. de Almeida

04 – Luana Mikaely

 

 

TESOURARIA: 22/10/2023

Dízimos Recebidos

04 – 05 – 32 – 66 – 81 – 83 – 129 – 130.

 

 

ESCALA

 

 

 

29/10/2023- HOJE                                          

 

Diáconos: Dcs. André Zorzi, Antônio Jr.,

                 Matheus, Michel e Renner

 

Púlpito: Rev. Natanael e Miss. Henrique 

 

Grupo de Louvor: Pb. Ramez

 

 

05/11/2023 – PRÓXIMO DOMINGO

Diáconos: Dcs. André Ribeiro, Alex Bruno,

                 Elias, Lázaro e Luciano

 

Púlpito: Rev. Natanael e Pb. Djalma

 

Grupo de Louvor: Dc. Elias

 

REUNIÕES SEMANAIS

 

 

4ª feira – Reunião de Oração – 19h

Grupo de Estudo Bíblico – 20 hs

 

Sábado – Reunião da UPA e UMP – 19:30 hs

 

Domingo – Escola Dominical – 9h

Culto de Adoração e Louvor – 19:30hs

X