“Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.” Rm 3.23,24.

 

Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero afixou 95 teses na porta da Catedral de Wittemberg na Alemanha posicionando contrário a venda de indulgências que seria realizada no dia 1° de novembro. Através da compra das indulgências a igreja ensinava que o homem adquiria o perdão de pecados. Esta atitude de Lutero visava trazer a Igreja da época de volta às verdades ensinadas na Bíblia Sagrada, porém ele foi considerado herege pela igreja. A história tem o dia 31 de outubro como o Dia da Reforma Protestante.

Martinho Lutero era um monge agostiniano. Em 1505 ele ingressou no mosteiro dos agostinianos em Erfurt na Alemanha. Ele buscava a paz que seu coração desejava e através de uma vida de reclusão, longe de qualquer contato com o mundo pagão, Lutero julgava que alcançaria a paz tão almejada. Nesta busca, Lutero submeteu-se às penitências e estas também não tranquilizavam sua consciência. Ele se autoflagelou e mesmo assim não alcançou o que tanto desejava. Foi lendo as Escrituras Sagradas que Lutero compreendeu que o justo viverá pela fé. A justificação é ato da graça de Deus, oferecida gratuitamente ao pecador, tendo como base a obra redentora realizada por Cristo morrendo na cruz em lugar dos pecadores. Lutero tinha convicção que era pecador e que por méritos, boas obras, penitências, autoflagelações não alcançaria o perdão de seus pecados. O que trouxe paz ao seu coração foi o conhecimento da verdade ensinada nas Escrituras que Jesus Cristo pagou o preço dos nossos pecados mediante o seu sangue derramado na cruz. O perdão de pecados é gratuito e o homem é justificado pela fé em Jesus Cristo independentemente das obras da lei. Rm 3.28. Crendo nestas verdades Lutero encontrou a paz que ele tanto procurava.

Quando a Igreja de Roma enviou o seu representante para vender as indulgências na Alemanha Lutero se posicionou escrevendo 95 teses contra a venda das indulgências. Com este ato Lutero é excomungado pela igreja e surge a Igreja Protestante. O termo Protestante foi usado em 1529 na Alemanha quando os príncipes Luteranos protestaram formalmente na 2ª Dieta de Spira. Neste Concílio, eles defenderam a Supremacia das Escrituras Sagradas sobre as tradições da igreja. Não somente protestaram contra as heresias ensinadas pela igreja, mas defenderam a verdade ensinada pela Bíblia. Por isso o movimento que iniciou com a decisão de Lutero ficou conhecido como Reforma Protestante. Como herdeiros da Reforma devemos reafirmar nossas convicções doutrinárias, permanecendo firmes e fiéis na defesa da verdade do Evangelho que revela que todos pecaram e carecem da glória de Deus e que a justificação é ato da graça de Deus, oferecida gratuitamente mediante a redenção realizada por Jesus Cristo pagando o preço do nosso resgate com o  seu precioso sangue derramado na cruz.

 

 

Rev. Natanael Miguel Sallum

 

 

LITURGIA

 

Prelúdio

 

ADORAÇÃO

*Romanos 11.33-36.

*Hino 17 – Deus Seja Louvado

*Oração de Adoração  

 

CONTRIÇÃO

Efésios 2.1-10.

Oração de Contrição

Hino 91 – A Fé dos Antigos

 

LOUVOR

* Cânticos

155 – Porque Dele e por Ele

140 – Ajoelhado a Teus Pés

116 – Bendize Ó Minha Alma ao Senhor

 

Dízimos e ofertas

Hino 42 – O Grande Amor de Deus

Oração de Gratidão

 

INTERCESSÃO

Oração de Intercessão

 

EDIFICAÇÃO

Leitura e Mensagem: Rev. Natanael

 

DEDICAÇÃO

Hino 155 – Castelo Forte

 

* Tríplice Amém

 

Poslúdio

 

* Congregação em pé

 

 

 

AVISOS

 

 

 

REUNIÃO DA UPA E UMP

Haverá reunião dos Adolescentes e Jovens no próximo sábado, dia 05, às 19:30 horas, aqui na Capela.

 

REUNIÃO DO CONSELHO

Haverá reunião do Conselho da Capela, no próximo domingo, dia 06, após o encerramento da Escola Dominical. Todos os presbíteros estão convocados.

 

SANTA CEIA

No próximo domingo, dia 06, por ocasião do Culto Divino, teremos o privilégio de participar da Ceia do Senhor. Preparemo-nos para participarmos dignamente da Santa Ceia.

 

REUNIÃO DE ORAÇÃO NA CAPELA

Quarta-feira às 19:00 horas.

 

GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO

O Grupo de Estudo Bíblico nesta quarta-feira, dia 02, estará de recesso.

 

REUNIÃO DOS CASAIS

Haverá reunião dos casais da Capela nesta sexta-feira, dia 04, às 20:00 hs, aqui na Capela.

 

 

PAUTA DE ORAÇÃO

ENFERMOS

“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas.”  (João 11.3).

 

D. Geni (irmã da D. Nenê); Aurisan (João Maranhão); D. Gláucia (mãe da Drª Heloísa); Eduardo Batista (amigo da Simone); Cristian (sobrinho D. Nenê); Sarah (sobrinha da Rebecca); David (sobrinho da Rebecca); D. Maria Bernadete; D. Nilza (mãe da Else); D. Olga (mãe do Renner).

 

IGREJA

Liderança; Famílias; Escola Dominical; Grupos de Estudo e de Visitação; Ministério de Casais; SAF; UPA; Coral.

 

 

OUTROS

Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Líderes da Igreja Presbiteriana do Brasil; Ministério de Alfabetização e Evangelização.

 

 

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

01 – Mariana de Souza Garcia

01 – Tiago Nince Ramos

02 – Matheus Abrahão Naoum

03 – Caroline H. G. de Almeida

03 – Juliana Cristina dos Santos

04 – Luana Mikaelly

05 – Laura Santana

 

 

TESOURARIA: 23/10/2022

Dízimos Recebidos

20 – 25 – 31 – 32 – 33 – 41 – 43 – 62 – 63 – 74 – 120 – 123 – 134 – 139 – 142 – 144 – 150 – 152.

 

Ofertas Recebidas

120 – 144.

 

ESCALA

 

 

 

30/10/2022 – HOJE                                          

 

Diáconos: Dcs. André Zorzi, Fernando,

                 Luciano, Michel, Pedro

 

Púlpito: Rev. Natanael e Pb. Georges Jr.

 

Grupo de Louvor:  Pb. Joel

 

 

 

06/11/2022 – PRÓXIMO DOMINGO

 

Diáconos: Dcs. Adenir, André Ribeiro,

                 Elias, Liliomar, Matheus

 

Púlpito: Rev. Natanael e Pb. Djalma

 

Grupo de Louvor:  Pb. Ramez

 

REUNIÕES SEMANAIS

 

 

4ª feira – Reunião de Oração – 19h

 

Sábado – Reunião dos Adolescentes e Jovens – 19:30hs

 

Domingo – Escola Dominical – 9h

Culto de Adoração e Louvor – 19:30hs

X