MARIDOS SOLITÁRIOS, ESPOSAS SOLITÁRIAS

 

O isolamento de outras pessoas nem sempre é ruim. O próprio Jesus tinha o hábito de isolar-se regularmente das multidões e ficar a sós com Deus, depois de um dia de trabalho em meio às multidões. Nessas ocasiões, ele orava e renovava suas forças. Mas, existe uma solidão maléfica, característica da sociedade em que vivemos. As pessoas podem viver numa mesma casa com muitas outras e ainda assim viver isoladas delas.

Já que fomos criados como seres sociais, viver em isolamento geralmente provoca tristeza, depressão, angústia e, em casos extremos, o suicídio.

Isolamento acontece mesmo entre pessoas tão íntimas como marido e mulher.

Diversas forças ativas na sociedade moderna estão separando marido e mulher cada vez mais para longe um do outro, em vez de produzir intimidade e mutualidade, a saber:

1) Numa sociedade tão complexa como a em que vivemos, experiências diferentes e sistemas de valores diferentes separam os casais. Antigamente, as pessoas nasciam e cresciam juntas num mesmo lugar. Hoje, elas vêm de passados completamente diferentes.

2) A sociedade moderna tem passado a ideia de que o casamento é um relacionamento na base de 50/50 (fifty-fifty). Isso é, cada um dá um pouco de si. Mas isso não funciona, na verdade. O padrão cristão é 100/100. No casamento, temos de nos dar inteiramente.

3) O egoísmo é provavelmente a maior ameaça à unidade do casal. Ser egoísta é buscar realização pessoal deixando o cônjuge de fora. Uma ilusão bastante comum é que marido e mulher podem obter sucesso independentemente um do outro e ainda ter um casamento bom. Na prática, quase nunca isso dá certo.

4) Outro fator de isolacionismo são problemas não superados. Os pesquisadores mostram que cerca de 70% dos casais que passam por experiências traumáticas – como perder um filho num acidente, ou ter um filho gravemente deficiente – se separam ou se divorciam.

5) A mídia tem popularizado a ideia de que aventuras extramaritais é algo normal. O fato é que, não somente o adultério consumado, mas o adultério emocional – uma amizade muito íntima com alguém do sexo oposto – provoca o isolacionamento dos cônjuges.

6) A pressão contínua do estilo de vida acelerado em que vivemos contribui para que cada vez mais vivamos estilos de vida separados uns dos outros.

7) Outro fator é nosso hábito de assistir TV. O problema é mais grave do que a violência mostrada na tela. Membros de uma família podem estar juntos na mesma sala assistindo TV, e estar perfeitamente isolados uns dos outros. À medida que nos enfiamos em nossos casulos, mais e mais nos desconectamos uns dos outros.

A grande maioria dos moradores das grandes cidades – mesmo cristãos – raramente conhece seus vizinhos! Todo o moderno sistema de comunicação produzido atualmente pela sociedade tende a eliminar cada vez mais o contato humano: Internet, email, chat, etc.

O isolamento é uma ameaça séria mesmo para casais cristãos. Estes cristãos precisam perceber que se não tomarem as providências necessárias e se não tratarem dessa ameaça juntos, acabarão por viver isolados uns dos outros, mesmo debaixo do mesmo teto. Muitos casais casados têm sexo mas não amor. O erro típico que muitos casais cometem é não antecipar que problemas desse tipo podem ocorrer com eles. E quando os problemas surgem, são apanhados desprevenidos.

Vivemos num mundo cheio de problemas. A tentação de muitos, debaixo de pressão, é isolar-se, hibernar como um urso em sua caverna no inverno. Embora essa pareça uma alternativa atraente, é somente com o apoio de amigos que poderemos suportar as misérias desta vida. Fiquei impressionado com o que aconteceu recentemente no Japão, quando três empresários japoneses falidos enforcaram-se juntos no mesmo quarto de hotel. Numa sociedade individualista como a nossa, suicídios não acontecem assim! Mas se os japoneses conseguem ser solidários até na morte, será que não podemos aprender, na vida, a compartilhar nossa existência e experiências com outros?

O que podemos fazer, como cristãos, para vencer o isolamento? Aqui vão algumas dicas:

1) Busque maior intimidade com Deus, pela leitura da Bíblia e pela oração diária. Quando nos aproximamos de Deus, podemos melhor nos aproximar dos outros.

2) Planeje gastar tempo com seu cônjuge fazendo coisas que ambos apreciam.

3) As vezes o isolamento foi causado por uma atitude errada sua, com a qual o seu cônjuge ofendeu-se ou magoou-se. É preciso pedir perdão e buscar a reconciliação.

4) Às vezes quando a situação já se tornou muito complicada e difícil, é preciso procurar ajuda espiritual e psicológica. Pastores e psicólogos cristãos são geralmente treinados para oferecer apoio e soluções para casos assim.

Não permita que o isolamento acabe a alegria do seu casamento. Casados também podem ser felizes juntos.

Rev. Dr. Augustus Nicodemus Lopes – Pastor da Igreja Presbiteriana do Recife – PE e Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie

 

LITURGIA

 

Prelúdio

Adoração

* Salmo 24 (Alternado)

* Hino 09 – Rei Sublime

* Oração de Adoração

Confissão

Salmo 131

Cântico 122 – Silêncio Diante do Senhor

Oração Silenciosa

Oração de Confissão

Louvor

* Cântico 25 – Jesus Tu És um Rio de Vida

* Cântico 18 – Flua em Mim Senhor

* Cântico 79 – Vejo a Luz do Senhor

 

Consagração

Hino 88 – Amor Perene

Dízimos e Ofertas

Oração de Gratidão

Edificando-nos na Palavra

Leitura e mensagem: Rev. Geraldo

Dedicação e Serviço

* Hino 225 – Dedicação Pessoal

* Oração Final

* Tríplice Amém!

Posludio

* Congregação em Pé

 

VIDA COMUNITÁRIA

 

ENFERMOS

“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas”. (João 11:3)

 

Ema (avó da Sra. Liliana); Isaac (filho do Luciano e Naya); José Miguel (pai do Edinaldo); Maria Martins (irmã da Beta) e Rogério Brito.

 

CONVALESCENTES E EM RECUPERAÇÃO

Carminha Prudente; Fernando Milki; Liliomar Machado e Terezinha (mãe do Rev. Geraldo).

 

IGREJA

Liderança: Pastores, Presbíteros, Diáconos e demais líderes; transição pastoral; Famílias; Ponto de Pregação em Terezópolis; Grupos de Estudo e de Visitação; Escola Dominical.

 

OUTROS

Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Igreja Presbiteriana do Brasil.

 

ANIVERSARIANTES – 09 a 15/11/2003

11/11 – Luciano Correia Maciel

13/11 – Heloisa M. G. Maciel de Lima

 

DATAS COMEMORATIVAS

11/11 – DIA NACIONAL DA SAF

15/11 – DIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

 

AVISOS

 

CONSELHO

REUNIÃO – hoje, dia 09, após a Escola Dominical.

CORAL – Adultos

ENSAIO – hoje, após a Escola Dominical.

 

GRUPOS DE ESTUDO BÍBLICO

CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER

10/11 – segunda – 20h15 – residência dos irmãos Antônio Sérgio e Lana.

ESTUDO NO LIVRO DE 1.º CORÍNTIOS

11/11 – terça – 20h00 – residência do pb. Georges Junior e Fabíola.

ESTUDO NO LIVRO DE SALMOS

12/11 – quarta – 20h15 – Capela.

 

SAF

* Foi eleita no dia 03/11, a nova diretoria da SAF, que ficou assim composta:

Presidente: Maria do Carmo S. Prudente

Vice Presidente: Simone A. Naoum

1.ª Secretária: Grace Naoum Georges

2.ª Secretária: Estela D. A. Bertolucci

Tesoureira: Keila Naoum

 

MOMENTO MISSIONÁRIO

Associando-se com a APMT (Agência Presbiteriana de Missões Transculturais) você poderá desfrutar juntamente conosco, das alegrias que sentimos quando vemos: as bênçãos maravilhosas da I P Ebenézer na Romênia, que experimenta um relevante crescimento no número de membros; a abertura de novos campos  em Timor Leste e na Espanha; o trabalho com a Igreja Presbiteriana da Bolívia que está se firmando com liderança autóctone; a expansão do ministério entre os povos indígenas do Brasil; o batismo de mais uma pessoa num campo difícil como Concepción; a pesquisa e catalogamento de mais de 900 índios Yanomamis, visando a prevenção e controle da malária e outras epidemias nos postos de Marari e Novo Demini, ambos em Roraima. Louvado seja Deus! Até aqui temos experimentado as inefáveis bênçãos do Senhor sobre a Sua obra, e você que caminha conosco, tem sido parte de tudo isso.

Rev. Marcos Agripino Castro de Mesquita

 

TRABALHOS DA SEMANA

 

 Domingo

8h30 – Reunião de Oração

9h00 – Escola Dominical

19h30 – Culto

Segunda

14h30 – Reunião de Oração da SAF

20h15 – Grupo de Estudo Bíblico

Terça

9h00 – Bazar de Roupas Usadas

14h00 – Tarde & Arte

20h00 – Grupo de Estudo Bíblico

Quarta

19h00 – Reunião de Oração

20h15 – Grupo de Estudo Bíblico

X