QUANDO O MILAGRE ACONTECE
Todos nós esperamos ansiosamente para que o milagre aconteça em nossas vidas. Quando alguém se encontra gravemente enfermo, por exemplo, oramos esperando que tudo se resolva com um milagre. Quando meu pai estava morrendo no Hospital Brigadeiro (SP), eu orava todos os dias pedindo que um milagre pudesse fazer com que aquele homem forte e elegante se levantasse daquele leito e pudesse andar de novo lá pelas ruas do nosso bairro. Eu esperava que o milagre da cura acontecesse ou que Deus abreviasse o seu sofrimento. Mas o milagre da cura não aconteceu. Não me revoltei com Deus e nem procurei saber porque as coisas aconteceram assim.
Eu creio que algo assim já deve ter acontecido com você. Você já deve ter esperado que um milagre se realizasse. Num desses dias aí eu liguei meu rádio e ao procurar uma determinada estação me detive em um programa em que o missionário falava a respeito dos milagres. Fiquei abismado ao ouvir sobre cura, recebimento de casa própria, vitórias na justiça contra uma outra pessoa, etc… Seriam porventura tais relatos verdadeiros? Tais milagres de fato aconteceram? Como podemos entender uma coisa assim? Bem, creio que a melhor coisa mesmo é buscar respostas na Palavra de Deus. Vejamos então, um pouco é óbvio, o que a Bíblia fala a respeito de milagres. Em Mateus 9.19-22 encontramos o relato daquela mulher que sofria de hemorragia e tendo tocado em Jesus, acabou sendo curada. Jesus lhe disse: “Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou. E desde aquele instante, a mulher ficou sã”. Mateus 9:22.
- O que aprendemos aqui é que a fé deve ser dirigida a quem realmente pode realizar o milagre que esperamos. A fé na fé não produz milagres. A fé em Jesus, crendo que ele tem poder, essa sim é operosa. De que adiante termos fé em quem não pode nos socorrer? A fé só tem valor quando dirigida a quem realmente pode realizar milagres. O escritor da carta aos Hebreus disse com muita propriedade: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”. Hebreus 11:6. Aquela mulher tinha essa fé e por isso superou os obstáculos e acabou sendo curada.
Uma outra verdade que devemos aprender é que:
- O milagre acontece quando a fé é conjugada com a vontade de Deus. Ainda que eu tenha muita fé, se a vontade de Deus não está de acordo com minha vontade, com certeza o milagre não acontecerá. Talvez entendamos isso ao lembrarmos que Paulo orou por três vezes para que Deus lhe tirasse o espinho da sua carne. Mas Deus não lhe tirou aquele espinho. Vamos então dizer que Paulo não tinha fé? Diríamos porventura que o Deus em quem Paulo cria não era poderoso? Não absolutamente! Paulo entendeu que a graça de Deus deveria ser-lhe bastante, por isso aceitou quando Deus lhe disse “A minha graça te basta”. II Cor. 12:9a.
O milagre, portanto, acontece quando temos fé em quem realmente pode realiza-lo e quando essa é a vontade de quem pode realiza-lo (Deus). Jesus tinha fé quando orou a Deus pedindo que, se possível fosse privado de passar pelo sofrimento da cruenta morte na cruz. Mas foi Jesus quem disse: “Todavia não seja como eu quero, mas como tu queres”. Mateus 26:39b.
Mas há algo mais que devemos considerar:
- Se há uma relação entre fé e milagres essa é que a segunda é conseqüência da primeira e não o contrário. Em outras palavras, milagres não produzem fé; podem confirmar e fortalecer a fé, mas nunca produzir fé. A fé é um dom de Deus (Efésios 2.8). Os israelitas conviveram com os milagres em sua peregrinação pelo deserto. Mas ficaram no deserto por quarenta anos exatamente por causa da dureza dos seus corações. Temos sido bombardeados por propagandas de grupos que se auto-intitulam evangélicos e dizem: “Venham ver e conferir os milagres de Deus acontecendo no templo da igreja..tal e tal”. E muitos correm para lá no afã de ver sinais. Quem sabe, vendo crerão. Na verdade é a síndrome de Tomé se repetindo – ver para crer.
Devemos entender, nesses dias de tanta incredulidade, que a própria fé é um milagre, um dom de Deus. Ao entendermos isso começamos a ver tudo ao nosso redor de uma forma mais espiritual e com o coração cheio de gratidão. O pão sobre a mesa, o novo dia que começa, nosso trabalho e nossa família, etc… pra quem tem fé…..tudo isso já é milagre.
Rev. Mauro Sergio Aiello – Igreja Presbiteriana Maranata de Santo André
LITURGIA CULTO DO DIA 29/04/01 – domingo
“Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.” Cl. 3:15
“QUE A PAZ DE CRISTO ESTEJA PRESENTE…”
No coração que Adora
* Salmo 95:1 a 8
* Hino 137 – Rochedo Forte é o Senhor
* Oração de Adoração
No coração Perdoado
Salmo 85 (alternada)
Oração Silenciosa
Cântico 74 – Nós somos um povo
No coração Agradecido
Cântico 126 – Agradecer a Deus
115 – Só de ouvir Tua voz
65 – Quem dá a Paz: Jesus
No coração que contribui com fidelidade
Dízimos e Ofertas
Hino 182 – União fraterna
Oração Pastoral
No Coração que ouve a obedece a Palavra
Leitura e Mensagem: Rev. Geraldo Silveira
No coração Consagrado
* Cântico 108 – Vem derrama Paz
* Oração e Bênção
Posludio
* Congregação em pé
VIDA COMUNITÁRIA
Por quem oramos
Enfermos: Aída Ribeiro; Elza de Faria; Jorge Cury; Rafael (primo da irmã Fabíola), Ruth Schuring e Cristiane Vieira.
Igreja: Compra do Terreno; Liderança – Pastores, Presbíteros e Diáconos; Famílias da Igreja; Missionários e Seminaristas; Seminário Presbiteriano Brasil Central.
Aniversariantes de 29/04 a 05/05 –
29 – Olívia M. G. Costa;
01/05 – Frederico Costa
04/05 – Ramez A. Naoum.
MOMENTO MISSIONÁRIO
MISSÕES TRANSCULTURAIS – “Assim como Tu me enviaste… eu os envio ao mundo” Jo 17:18
“O mundo inteiro tem que ouvir o Evangelho. Como vamos fazer isto, constitui missiologia. Estratégias de ação educacional, ação social, levando saúde física, moral e espiritual. Presbiteranos, temos que lembrar que nossa Igreja nasceu de obra missionária. Os desbravadores do nosso sertão tiveram esta corajosa atitude. Portanto, olhemos para os milhões que se perdem ao redor do mundo e ajudemos a Agência Presbiteriana de Missões Transculturais e sua Junta de Missões estrangeiras a levar Jesus a todos os povos. A tarefa é nossa, intransferivelmente; urgentemente nos convocando’.
Rev. Wilson S. Lopes, Sec. Executivo/ IPB
AVISOS
S A F
REUNIÃO DA EXECUTIVA – nesta 4.ª feira, dia 02/05, às 18h00 na casa da Presidente.
REUNIÃO PLENÁRIA – dia 08/05, às 15h00, aqui na Capela.
BAZAR DE ROUPAS USADAS – O Bazar será no dia 07/06. Por favor, continuem trazendo roupas e sapatos.
ENCONTRO DE CASAIS
Reunião nesta 6.ª feira, dia 04/05, às 19h30
CONSELHO
REUNIÃO – Dia 06, após a Escola Dominical.
CORAIS
Crianças: Ensaio sábado 10h00
Adolescentes: Ensaio segunda 19h00
Adultos: Ensaio sexta 19h00
GRUPOS DE ESTUDO
ESTUDO DO CATECISMO MENOR
2ª feira – 30/04 – 20h30 – resid. Hans e Dalva (Tel: 315-5050), sob orientação do Pb. Joel G. da Costa.
EVANGELHO DE JOÃO
3ª feira – 01/05 – 20h00 – resid. pb. Georges Jr e Fabíola (Tel: 324-4662), sob orientação do pb. Georges Jr.
PANORAMA BÍBLICO – Rute e 1 Samuel
4ª feira – 02/05 – 20h00 – na Capela, sob orientação do Pb. Pedro Prudente.
EVANGELHO DE MATEUS
4ª feira – 02/05 – 20h30 – resid. Dc. Elias e Keila (Tel: 311-3420), sob orientação do Pb. Elon Gonçalves.
NOITE MUSICAL
Você que toca ou está aprendendo algum instrumento musical, prepare a sua música para tocar num recital que acontecerá no dia 20/05, domingo, após o Culto. Mas faça já a sua inscrição.
OS PURITANOS – X Simpósio
Será realizado nos dias 02 a 06/07 em Campinas – SP. Tema: A Escatologia e a Fé Reformada. Informe-se na Secretaria e assine a Revista.
TRABALHOS DA SEMANA
Hoje – Domingo – dia 29/04:
8h 30 – Reunião de Oração
9h – Escola Dominical
19h 30 – Culto
2ª feira – 30/04 – Reunião de Oração da SAF – 15h
Estudo Bíblico – 20h 30 – res. Hans e Dalva
3ª feira – 01/05 – Estudo Bíblico – 20h – res. pb. Georges Jr.
4ª feira – 02/05 – Reunião de Oração – 19h
Estudos Bíblicos – 20h
Estudos Bíblicos – 20h30 – res. dc. Elias e Keila
6ª feira – 04/05 – Encontro de Casais – 19h 30
Domingo – dia 06/05:
8h 30– Reunião de Oração
9h – Escola Dominical
19h 30 – Culto e Ceia
Maiores informações na secretaria da Capela, ou pelo telefone 324-7047.