UM TEMPLO OU UM TEATRO?

Os homens parecem nos dizer: “Não há qualquer utilidade em seguirmos o velho método, arrebatando um aqui e outro ali da grande multidão. Queremos um método mais eficaz. Esperar até que as pessoas sejam nascidas de novo e se tornem seguidores de Cristo é um processo demorado. Vamos abolir a separação que existe entre os regenerados e os não-regenerados. Venham à igreja, todos vocês, convertidos ou não-convertidos. Vocês têm bons desejos e boas resoluções: isto é suficiente; não se preocupem com mais nada. É verdade que vocês não creem no evangelho, mas nós também não cremos nele. Se vocês creem em alguma coisa, venham. Se vocês não creem em nada, não se preocupem; a ‘dúvida sincera’ de vocês È muito melhor do que a fé”.

Talvez o leitor diga: “Mas ninguém fala desta maneira”. É provável que eles não usem esta linguagem, porem este é o verdadeiro significado do cristianismo de nossos dias. Esta é a tendência de nossa época. Posso justificar a afirmação abrangente que acabei de fazer, utilizando a atitude de certos pastores que estão traindo astuciosamente nosso sagrado evangelho sob o pretexto de adaptá-lo a esta época progressista.

O novo método consiste em incorporar o mundo à igreja e, deste modo, incluir grandes áreas em seus limites. Por meio de apresentações dramatizadas, os pastores fazem com que as casas de oração se assemelhem a teatros; transformam o culto em shows musicais e os sermões, em arengas políticas ou ensaios filosóficos. Na verdade, eles transformam o templo em teatro e os servos de Deus, em atores cujo objetivo é entreter os homens. Não é verdade que o Dia do Senhor está se tornando, cada vez mais, um dia de recreação e de ociosidade; e a Casa do Senhor, um templo pagão cheio de ídolos ou um clube social onde existe mais entusiasmo por divertimento do que o zelo de Deus?

Ai de mim! Os limites estão destruídos, e as paredes, arrasadas; e para muitas pessoas não existe igreja nenhuma, exceto aquela que é uma parte do mundo; e nenhum Deus, exceto aquela força desconhecida por meio da qual operam as forças da natureza. Não me demorarei mais falando a respeito desta proposta tão deplorável.

Charles Haddon Spurgeon – “O Príncipe dos Pregadores”, nasceu em 1834 e morreu em 1892. Tornou-se célebre como “pregador menino” e aos 22 anos era considerado o pregador mais popular do mundo. Foi pastor em Londres no “Metropolitan Tabernacle” uma igreja com 6.000 lugares. Ele pregou para mais pessoas do que qualquer outro pregador na história do cristianismo. Deixou mais sermões escritos do que qualquer outro pregador. Ele tinha a capacidade de perceber as mudanças à sua volta e pregava de forma direta e vigorosa contra a secularização do cristianismo. Sua mensagem, embora pregada no final do século XIX, se torna atualíssima neste início do século XXI em virtude de enfrentarmos hoje os mesmos problemas que ele enfrentou: a secularização do evangelho e o mundanismo invadindo a igreja.

(texto extraído da Revista Fé para Hoje nº 18/2003 – Nota sobre Spurgeon. Rev. Geraldo)

 

LITURGIA

 

Prelúdio

 Quando Adorar é uma necessidade da Alma

* Apocalipse 5 (Alternado)

* Hino 05 – Trindade Adorada

* Oração de Adoração

Quando experimentar o perdão é vital para uma vida de paz

Isaias 1:10 a 18

Oração de Confissão

Hino 105 – A Certeza do Crente

Quando a fidelidade fala mais alto em nossos corações

* Cântico 89 – Deus Supremo És

* Cântico 118 – És a nossa Estrela da Manhã

Dízimos e Ofertas

Cântico 114 – Obrigado Senhor

Quando a Palavra fala ao coração e dirige o viver diário

Leitura e mensagem: Rev. Geraldo

Quando a liturgia do templo termina, começa a liturgia da vida

* Hino 93 – Firmeza na Fé

* Oração e bênção

* Tríplice amém!

Posludio

* Congregação em Pé

 

VIDA COMUNITÁRIA

 

ENFERMOS

“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas”. (João 11:3)

 

Ema (avó da Sra. Liliana); Josefina (irmã do Dc. Jonas); José Miguel (pai do Edinaldo); Maria Martins (irmã da Beta) e Rogério Brito.

 

CONVALESCENTES E EM RECUPERAÇÃO

Carminha Prudente; Fernando Milki e Terezinha (mãe do Rev. Geraldo).

 

IGREJA

Liderança: Pastores, Presbíteros, Diáconos e demais líderes; transição pastoral; Famílias; Ponto de Pregação em Terezópolis; Grupos de Estudo e de Visitação; Escola Dominical.

 

OUTROS

Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Igreja Presbiteriana do Brasil.

 

ANIVERSARIANTES – 23 a 29/11/2003

24/11 – Linda Maria B. Bertolucci

27/11 – Eduardo Naoum Georges

27/11 – Rogério Brasil Bertolucci

28/11 – Dc. José Darci Caixeta

 

AVISOS

 

CORAL – Adultos

ENSAIO – hoje, após a Escola Dominical.

 

GRUPOS DE ESTUDO BÍBLICO

CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER

24/11 – segunda – 20h15 – residência dos irmãos dc. Djalma e Heloísa.

ESTUDO NO LIVRO DE 1.º CORÍNTIOS

25/11 – terça – 20h00 – residência do pb. Georges Junior e Fabíola

ESTUDO NO LIVRO DE SALMOS

26/11 – quarta – 20h15 – Capela.

TARDE & ARTE

FESTA DE ENCERRAMENTO – nesta terça, dia 25, às 14h30, na Capela.

DIA MUNDIAL DE AÇÃO DE GRAÇAS

Em comemoração ao Dia Mundial de Ações de Graças, teremos nesta quinta, dia 27, às 20h00, um Culto especial. Também, estarão expostos os trabalhos dos cursos do Tarde & Arte, Crochê, Ponto Cruz e Pintura em Tecido.

APEC

Márcia, Marcilene, Talita, Janaína e a APEC – Aliança Pré Evangelização das Crianças convidam os irmãos a participarem do Culto em Ação de Graças pela formatura dos alunos do Curso de Treinamento para professores Evangelistas de Crianças, que acontecerá no dia 28/11, sexta, 20h00, na Igreja Presbiteriana de Anápolis.

SBBC

O Seminarista Wilson Lázaro convida os irmãos a participarem do Culto e Solenidade de Formatura do Curso de Bacharel em Teologia do Seminário Presbiteriano Brasil Central que acontecerá no dia 06/12, sábado, 19h30, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Setor Vila Nova, em Goiânia.

Momento Missionário

“Bem, já é quase final de ano e nossa saída para divulgação e férias já está aí. Grande expectativa! Antes disso, queremos mais uma vez expressar nossos agradecimentos a todos quantos estiveram conosco neste ministério durante estes anos… Sem dúvida, vocês tem sido vidas preciosas usadas por Deus para que tudo isso aconteça. Vocês se lembram da roça comunitária, da canoa, etc? Fiz uma viagem até lá. Foi muito joia e na hora certa. Houve naufrágio, acidente ofídico, etc. No final deu tudo certo. Na virada da canoa eu já estava preparado para pular na água… Pude salvar criancinhas e jabutis e ouvir por alguns dias a reclamação do chefe de que só fiquei preocupado em salvar as crianças e deixei as redes dele ir embora. Imaginem que erro grosseiro este meu! Nosso trabalho passa por uma certa crise. O povo dá mais um passo na escala de assimilação cultural. Passo a passo eles desejam uma vida com mais facilidades. Não temos prata nem ouro, mas queremos entregar-lhes ‘o melhor’. Lembrem desses detalhes nas suas orações. Precisamos de sabedoria nesse processo. Quando nos encontrarmos poderemos compartilhar os detalhes que envolvem essa situação. Queremos clamar em alta voz com cada irmão: ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR!

Carta da Família Cambuy, 29/10/2003.

 

TRABALHOS DA SEMANA

 

Domingo

8h30 – Reunião de Oração

9h00 – Escola Dominical

 19h30 – Culto

 Segunda

14h30 – Reunião de Oração da SAF

20h15 – Grupo de Estudo Bíblico

Terça

14h00 – Tarde & Arte – Festa de Encerramento

20h00 – Grupo de Estudo Bíblico

 Quarta

19h00 – Reunião de Oração

19h30 – CEB – Centro de Estudos Bíblicos

20h15 – Grupo de Estudo Bíblico

Quinta

19h30 – Culto pelo Dia Mundial de Ação de Graças

Sexta

19h30 – CEB – Centro de Estudos Bíblicos

Sexta

19h30 – CEB – Centro de Estudos Bíblicos

X