POR UM DIA DE DESCANSO PARA SERMOS MAIS HUMANOS

 

Os evangélicos consideram muito importante trabalhar, porque a Bíblia ensina “aquele que não trabalha que não coma”. Eles também consideram muito importante descansar, porque a bíblia nos conta que o próprio Deus fez todas as coisas e depois descansou. Nos dias atuais, os seres humanos, especialmente os que vivem em sociedades organizadas segundo os interesses do sistema capitalista são obrigados a conciliar o excesso de trabalho com o descanso.

Uma das características mais comuns do homem do nosso tempo é estar sempre ocupado. A falta de tempo é uma espécie de epidemia na nossa forma de viver. Certo escritor disse: “A maioria de nós tem um taxímetro no cérebro, trabalha transformando tempo e espaço em dinheiro”. Certamente a maioria dos que nos leem nesse momento já ouviram o ditado popular “tempo é dinheiro”.

O primeiro tipo de demanda do nosso tempo é aquela relacionada com o nosso trabalho. Vivemos freneticamente, sem tempo. Isso nos dá uma sensação de segurança, porque pensamos que, se trabalharmos muito, estaremos ganhando dinheiro e, dessa forma, teremos segurança, como, por exemplo, uma boa aposentadoria e filhos com boas condições de vida. Essa forma de vida também nos dá a sensação de que somos pessoas importantes e úteis, porque pensamos: “o meu patrão precisa muito do meu trabalho e a minha família também”. Para essa visão de vida, o descanso ou dia de folga é uma oportunidade para repor energias, melhorar o desempenho no trabalho e aumentar a motivação. De modo que o dia de descanso, quando praticado, está a serviço dos outros seis dias de trabalho.

O segundo tipo de demanda do nosso tempo está relacionado com o tempo dedicado a Deus, a família e aos amigos. A Bíblia chama essa demanda de tempo de Sabá. A ideia bíblica para a expressão sabá é encontrada na narrativa da criação do homem por Deus no livro bíblico de Gênesis (1 – 2:13), que diz por seis vezes: “Houve tarde e manhã, o primeiro dia. […] Houve tarde e manhã, o segundo dia.” (Gênesis 1:5, 7) e assim por diante até o dia sétimo, que Deus “o santificou, porque nele descansou de toda obra que, como Criador, fizera”. (Gênesis 2:3)

A maioria dos nossos dias começa com o som de um despertador, buzina ou campainha de telefone rasgando nossos ouvidos. Os nossos dias também não terminam com o anoitecer , mas muitas horas depois , quando desligamos as luzes e os aparelhos eletrônicos e vamos dormir. Os cristãos evangélicos oram como o Salmista: “Agora me deito para dormir, guarda-me, ó Senhor em teu amor” e nos deixamos levar pelo fluxo do sono a um estado no qual não temos valor monetário algum. No outro dia, ao acordarmos, descobrimos que tudo que era vital continuou acontecendo e começou a funcionar muitas horas antes, sem precisar da nossa presença ou interferência. Essa constatação nos dá a sensação de inutilidade e de frustração, tornando-nos insensíveis quanto ao fato que os acontecimentos mais importantes da vida independem de nós, então, começamos a trabalhar como loucos, na ilusão que a dinamicidade do mundo depende do nosso desempenho.

Além do sentido de descanso diário, o sabá tem o sentido de descanso semanal. Segundo a Bíblia, o descanso semanal foi instituído em função do tempo de escravidão pelo qual passaram os filhos de Deus no Egito. O povo de Deus serviu Faraó ao longo de quatrocentos anos, deixaram de ser pessoas, tornando-se escravos. Não eram seres humanos criados à imagem e semelhança de Deus, eram apenas equipamentos para fazer tijolos e construir as pirâmides, mão de obra para ser explorada pelos patrões egípcios.

Quando impedimos que os nossos semelhantes tenham o descanso diário e semanal, não os consideramos como pessoas, mas como meros mecanismos geradores de lucro. Essa postura desfigura e mutila o ser humano.

O dia de descanso, o sabá que a Bíblia propõe, implica em praticarmos o descanso comunitariamente, todos juntos, a fim de que os relacionamentos com Deus sejam edificados e aperfeiçoados, a começar com a família, depois com a comunidade maior, a Igreja, e finalmente com a cidade. O Sabá bíblico é pura celebração da vida, troca de generosidade, amor, fraternidade, amizade com Deus e com os seres humanos que nos cercam. Por essas e outras razões, os evangélicos desejam ter um dia específico de descanso.

Rev. Naamã Mendes – IPI de Maringá

 

LITURGIA

 

Preludio

 

“COMUNHÃO É O RELACIONAMENTO ENTRE DEUS E O SEU POVO”

 

Relacionamento que…

 

Gera Confiança Alegre

* Salmo 90

* Hino 144 – Segurança e Alegria

* Oração

 

Evidencia-se na Certeza de Perdão

1 João 1:5 a 2:6

Oração Silenciosa

Hino 79 – Glória ao Salvador

 

Produz Gratidão Sincera

Hebreus 1:1 a 12

Cânticos: 40 – Tendo Deus

56 – Jesus, nome Supremo

Dízimos e Ofertas

Cântico 60 – A Vitória é

 

Nos Leva ao Descanso Verdadeiro

Cântico 117 – Ah! Como é bom poder

Oração Pastoral

 

Nos Faz Ouvir a Palavra de Deus

Mensagem: Rev. Geraldo Silveira

 

Nos Dá Alegria no Partir do Pão

Celebração Eucarística

* Hino 222 – Mais Perto da Cruz

* Oração e Bênção

 

Poslúdio

 

* Congregação em pé.

 VIDA COMUNITÁRIA

ENFERMOS E CONVALESCENTES

Carminha Prudente; Ema (avó da Sra. Liliana); José (pai do Edinaldo – funcionário da D. Ângela); Judite (funcionária); Paulo (esposo da Maria Ignez M. Brito); Terezinha (mãe do Rev. Geraldo).

IGREJA

Liderança: Pastores, Presbíteros, Diáconos; Famílias; Ponto de Pregação em Terezópolis; Grupos de Estudo; Grupo de Visitação; Escola Dominical.

OUTROS

Missionários, Seminaristas e Seminários; Governantes da Nação; IPB (Igreja Presbiteriana do Brasil.

 

ANIVERSARIANTES – 01 a 07/06/2003

07 – Daniela de Camargo Barros.

AVISOS

 

acampamento – famílias da capela

Nossa Igreja está realizando neste final de semana o 1.º Acampamento de Famílias. O Preletor é o Rev. Dr. Mauro Meinster, um dos pastores da Igreja Presbiteriana Central de Goiânia. Ore!!!

GRUPOS DE ESTUDO BÍBLICO

CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER

02/06 – segunda – 20h15 – residência do irmão Alex.

ESTUDO NO LIVRO DE 1.º PEDRO

03/06 – terça – 20h00 – residência do Pb. Georges Junior e Fabíola.

ESTUDO NO LIVRO DE SALMOS

04/06 – quarta – 20h15 – Capela.

SAF

PLENÁRIA – amanhã, dia 02, às 14h30, na Capela.

Coral- Ensaio:

Adultos: próximo domingo, dia 08, após a Escola Dominical.

MOMENTO MISSIONÁRIO

DOMINGO DA IGREJA PERSEGUIDA

No próximo dia 15 de junho será uma data para lembrar os cristãos perseguidos em todo mundo.

Foi criado pelo irmão André, fundador da Missão Portas Abertas.

O objetivo é unir crentes em torno de um só motivo de oração: nossos irmãos e irmãs que pagam um alto preço por sua fé.

A data em si varia de ano a ano, pois é marcada logo após o domingo de Pentecostes.

Este critério foi adotado porque no relato bíblico (Atos 4) o início da perseguição dos cristãos aconteceu logo após a descida do Espírito Santo, com a prisão de Pedro e João.

Simbolicamente pode-se dizer que esta foi a “fundação” da igreja perseguida.

A celebração acontece acerca de 16 anos e a experiência tem sido recompensadora, é o que afirma a Missão Portas Abertas.

O desafio é para todos se envolverem neste propósito.

Há um manual disponível no site da missão que pode ser copiado para que todas as igrejas ou pessoas que desejarem, possam fazer neste dia uma reunião especial.

Mais informações no site: www.portasabertas.org.br

Jornal Expressão Nacional, pg 05, 05/03

 

TRABALHOS DA SEMANA

 

Domingo

8h30 – Reunião de Oração

9h00 – Escola Dominical

19h30 – Culto

 

Terça

14h00 – Tarde & Arte

18h00 – Reunião Departamental da SAF

19h30 – CEB – Centro de Estudos Bíblicos

20h00 – Estudo Bíblico

 

Quarta

19h00 – Reunião de Oração

19h30 – CEB – Centro de Estudos Bíblicos

20h15 – Estudo Bíblico

 

Quinta

19h30 – CEB – Centro de Estudos Bíblicos

 

Sexta

19h30 – CEB – Centro de Estudos Bíblicos

X