QUANDO O VENTO SOPRA CONTRÁRIO

 

“Navegando vagarosamente muitos dias e tendo chegado com dificuldade defronte de Cnido, não nos sendo permitido prosseguir, por causa do vento contrário, navegamos sob a proteção de Creta, na altura de Salmona.” Atos 27:7.

 

Há momentos da nossa vida em que os ventos parecem ser contrários. Nada dá certo! Nada funciona! Tentamos, tentamos, mas não vamos a lugar nenhum porque os ventos nos são contrários. Esta é a conclusão a que chega Lucas pelo fato de que nada estava dando certo na viagem de Paulo, que queria chegar a Roma, mas não estava indo a lugar nenhum. Dois anos e meio preso, jogado de um lado para o outro, a vida andando em círculos, patinando, seus dias resumiam-se à vida monótona de uma cadeia. Finalmente, parecia que tudo ia dar certo: ele conseguiu embarcar em um navio que estava partindo para Roma. Diz o texto que os ventos voltaram a soprar contrário e a viagem de Paulo tornou-se mais um problema, mais uma dificuldade e mais uma provação. O que fazer quando tudo parece conspirar contra a nossa vida? O que fazer quando, por mais que tentemos, não conseguimos ir a lugar nenhum? O que fazer quando em nossa vida os ventos sopram contrário, os céus estão blindados, Deus parece estar silente e o nosso barquinho começa a ser açoitado pelas ondas da vida?

Esse texto nos dá algumas dicas preciosas para enfrentarmos esses momentos de crise: Devemos reavaliar as nossas prioridades. A crise tem esse efeito didático em nossas vidas. ela nos leva a reavaliar as nossas prioridades. E é exatamente isso o que Paulo e seus companheiros de viagem fazem naquele momento crítico da viagem. Diz o texto que eles não tiveram receio de jogar fora os seus pertences (Atos 27:18, 19 e 38). A crise nos leva a reavaliar as nossas prioridades. Ela nos faz ver aquilo que realmente é importante e aquilo que não é importante. Então quando o barco das nossas vidas estiver sendo açoitado, é hora de revermos as prioridades, é hora de jogar ao mar aquilo que não tem muito valor e nos agarrar àquilo que realmente importa. Devemos nos agarrar às promessas iniciais de Deus. O navio estava sendo açoitado de um lado para o outro, todo mundo desesperado, mas havia alguém sereno dentro do barco. Quem era? Paulo. Porque ele tinha uma promessa inicial de Deus, dita pelo anjo que aparecera para ele na noite anterior: ele, apesar de todas as dificuldades, iria chegar a Roma para testemunhar de Cristo perante o César. Os ventos eram impiedosos, o navio estava se partindo, mas Paulo estava sereno porque sabia que Deus jamais deixou de cumprir as Suas promessas.

Portanto, quando o barco de nossas vidas não estiver indo a lugar algum por causa dos ventos contrários, agarremo-nos às promessas de Deus, porquanto são infalíveis. Devemos lembrar que Deus não promete sermos poupados de sofrer, mas nos promete sermos poupados no sofrer. Um anjo do Senhor aparece para Paulo, consola-o e anima-o. Porém, não o saca da tempestade. Dá ânimo, mas não lhe poupa do sofrer. E aqui está o nosso privilégio em sermos crentes. Deus não nos poupa de sofrer. Deus nos poupa no sofrer. Não nos dá pernas ágeis para correr, nos dá ombros largos para suportar o peso da cruz.

Quando o barquinho das nossas vidas estiver sendo açoitado pelos ventos que nos são contrários, devemos sempre nos lembrar dessas verdades que nos dão a certeza de que nossas vidas estão seguras nas mãos do nosso Deus e que toda crise obedece a um propósito determinado dentro de Seu plano eterno. Que Deus nos abençoe.

 

Rev. José Kleber Calixto – Texto originalmente publicado no Pão Quente Diário.

 

LITURGIA

 

Prelúdio

 

O Senhor Reina

* Salmo 24 (Alternado)

* Hino 52 – Glória e Coroação

* Oração de Adoração

 

Palavras de Arrependimento

Romanos 8:1 a 17 (Alternada)

Oração de Confissão

Hino 159 – Bondoso Amigo

 

Rendei Graças ao Senhor

* Cântico 07 – Cantai ao Senhor

88 – Em Meu Coração

111 – É Teu Povo

 

Fidelidade, Expressão do Nosso Culto

Hino 114 – Brilho Celeste

Dízimos e Ofertas

Oração de Gratidão

 

A Mensagem do Senhor

Oração Pastoral

Leitura e mensagem: rev. Geraldo

 

Seu Serviço é Santo

* Hino 88 – Amor Perene

* Oração e bênção

* Tríplice amém!

 

Poslúdio

 

* Congregação em pé

 

VIDA COMUNITÁRIA

ENFERMOS E CONVALESCENTES

Carminha Prudente; Ema (avó da Sra. Liliana); José (pai do Edinaldo – funcionário da D. Ângela); Judite (funcionária); Maria do Carmo L. de Castro; Paulo (esposo da Maria Ignez M. Brito); Terezinha (mãe do Rev. Geraldo).

 

IGREJA

Liderança: Pastores, Presbíteros, Diáconos; Famílias; Ponto de Pregação em Terezópolis; Grupos de Estudo; Grupo de Visitação; Escola Dominical.

 

OUTROS

Missionários, Seminaristas e Seminários; Governantes da Nação; IPB (Igreja Presbiteriana do Brasil.

 

ANIVERSARIANTES – 08 a 14/06/2003

10 – ROSANA M. B. ABRAHÃO

12 – DJALMA MACIEL DE LIMA

 

AVISOS

 

CONSELHO

REUNIÃO: hoje, após a Escola Dominical.

 

Coral- Ensaio

Adultos: hoje, após a Escola Dominical.

 

GRUPOS DE ESTUDO BÍBLICO

CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER

09/06 – segunda – 20h15 – residência dos irmãos Neander e Ana Maria.

ESTUDO NO LIVRO DE 1.º PEDRO

10/06 – terça – 20h00 – residência do Pb. Georges Junior e Fabíola.

ESTUDO NO LIVRO DE SALMOS

11/06 – quarta – 20h15 – Capela.

 

SAF

REUNIÃO DE ORAÇÃO – segunda, dia 09, às 14h30, no Lar de Idosas.

 

UPA

Sábado, dia 14, iremos à Goiânia. Saída da porta da capela às 17h30. Preparem-se: tragam dinheiro e muita disposição!

 

MOMENTO MISSIONÁRIO

 

MINISTÉRIO COM PRESIDIÁRIOS: LEVANDO A PALAVRA AOS CATIVOS – Há 25 anos o missionário Paul Vandoros iniciou seu ministério com presos no Jornal de São Paulo, nas rádios Bandeirantes e Gazeta, onde o pastor pregava e recebia cartas de presos, que pediam Bíblias, alimentos, roupas e auxílio; o que o motivou a começar um trabalho de evangelismo pessoal em presídios do Estado de São Paulo, sendo a Casa de Detenção do Carandiru o centro do seu trabalho. À medida que os presos se convertiam e eram batizados, a necessidade de haver um ambiente para que eles se congregassem também aumentava; assim, durante o período em que o missionário trabalhou no presídio foram organizadas 03 congregações em 03 pavilhões diferentes. Este projeto conta com parcerias de igrejas da capital e do interior do Estado de São Paulo, mas ainda assim é muito complicado atender aos pedidos de mais de 120 cartas semanais que chegam às mãos do missionário da JMN (Junta de Missões Nacionais).

Pedidos de Oração:

Oremos pelo ministério do missionário Paul Vandoros e oremos também para que recursos sejam levantados para a continuação desta grande obra.

Revista A Pátria para Cristo, 1.º sem/2003.

 

TRABALHOS DA SEMANA

 

Domingo

8h30 – Reunião de Oração

9h00 – Escola Dominical

19h30 – Culto

 

Terça

14h00 – Tarde & Arte

18h00 – Reunião Departamental da SAF

19h30 – CEB – Centro de Estudos Bíblicos

20h00 – Estudo Bíblico

 

Quarta

19h00 – Reunião de Oração

19h30 – CEB – Centro de Estudos Bíblicos

20h15 – Estudo Bíblico

 

Quinta

19h30 – CEB – Centro de Estudos Bíblicos

 

Sexta

19h30 – CEB – Centro de Estudos Bíblicos

X