REUNIÕES DE ORAÇÃO NA IGREJA
Lendo o livro “Se Deus já sabe, por que orar?” de Douglas F. Kelly, na página 145 me deparei com um texto extremamente edificante, e que julgo de suma importância para a vida de oração de toda a igreja, por isso resolvi transcrever um trecho para meditação e edificação de todos:
“Todas as igrejas evangélicas deveriam manter na lembrança, constantemente, que sua tarefa central é a pregação da Palavra, usando a oração para levar aquela Palavra para fora dos bancos e para dentro do mundo, demonstrando uma comunhão carinhosa e cristocêntrica nas suas vidas diárias, entre se e o mundo.
A pregação, a comunhão e até a ida ao encontro das necessidades comunitárias e individuais com ações beneficentes (todas características essenciais de uma igreja viva em Cristo) não serão suficientes para ganhar as batalhas espirituais desta geração se não houver a oração congregacional.
Este tipo de oração durante a semana unge as palavras dominicais do pastor e as incendeia com o Espírito. Limita Satanás, combatendo a sua influência no corpo da igreja como totalidade e como indivíduos, numa maneira que não pode acontecer sem este acordo mútuo e comunhão com o nome todo poderoso de Jesus. Adicionalmente, uma reunião de oração congregacional constrói uma comunidade de guerreiros de oração que ficarão firmes por Cristo e por sua Palavra, em suas situações específicas, contra todos os invasores.
Para que seja feito o trabalho de Deus, as igrejas devem fazer mais do que simplesmente pregar nos domingos. Não havendo uma reunião de oração durante a semana, então até o sermão mais cuidadosamente preparado e eloquentemente pregado pode ter somente a metade do seu possível impacto, se tiver tanto. Será coincidência que as maiores igrejas do mundo – como a do Evangelho Pleno de Yoido, com meio milhão de membros, e duas ou três igrejas presbiterianas com cinquenta mil membros cada, sem falar de outras que têm mais de que dez mil membros – encontram-se em Seul na Coréia, onde á tão forte a tradição de ter enormes reuniões de oração que duram a noite toda, ou de se reunirem cedo de manhã? A falta de comprometimento com a oração de muitas igrejas é a razão pela qual muitas delas permanecem fracas e por que tantos pastores tenham corações pesados. É simplesmente impossível para um pastor levar sozinho a carga espiritual.
Precisamos nos conscientizar que a reunião de oração congregacional tem uma autoridade exclusiva de Deus para trazer a sua unção sobre o pastor e impelir a pregação do púlpito até os bancos. Ele precisa que o fogo do céu desça sobre as suas palavras e depois sobre as vidas daqueles que a ouvem.
A reunião de oração, também, tem autoridade divina para trazer proteção para a vida moral dos líderes evangélicos. Precisamos dessa proteção moral nas igrejas e nas organizações cristãs da atualidade. No mundo inteiro, líderes cristãos renomados estão perdendo seus ministérios e trazendo vergonha à causa de Cristo por terem cedido a tentações sexuais. É bastante óbvio que é nessa área que Satanás está atacando atualmente. Como é animador saber que, nas reuniões de oração da igreja, os fiéis têm autoridade divina para repreender a Satanás na oração, conforme as instruções do Mestre ‘não nos deixes cair em tentação’.
Creio, queridos irmãos e irmãs, que a reflexão séria e madura por parte de toda a igreja, deve produzir algum efeito na vida de oração da igreja, assim como produziu na minha. Que Deus abençoe a todos.
Transcrito do livro “Se Deus já sabe, por que orar?” de Douglas F. Kelly – Ed. Cultura Cristã
LITURGIA CULTO DO DIA 17/06/01 – domingo
VINDE,
ADOREMOS AO SENHOR
Prelúdio
Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus…
* Salmo 46
* Hino 156 – Confiança em Deus
Deus é o nosso refúgio e fortaleza…
* Cântico 99 – Ó Deus Tu és o Meu Deus Forte
* Oração de Adoração
… Socorro bem presente nas tribulações.
Cântico 24 – Jesus em Tua Presença
Hebreus 9:23-28
Oração Silenciosa
O SENHOR dos Exércitos está Conosco…
* Dízimos e Ofertas
* Hino 225 – Dedicação pessoal
* Oração de Gratidão
Vinde, Contemplai as Obras do SENHOR…
Hino 16 – Louvai a Deus
Cânticos: 12 – Eu te louvarei
107– Pai Eu Te Amo
…Ele Faz Ouvir a Sua Voz…
Leitura e Mensagem
… O Deus de Jacó é o Nosso Refúgio.
* Hino 108 – Sou Feliz
* Oração Pastoral
* Bênção
Poslúdio.
* Congregação em pé.
VIDA COMUNITÁRIA
POR QUEM ORAMOS:
Enfermos: Aída Ribeiro, Eliane Quinan, Eunice Aragão, Jorge Cury, Sr. José (Pai do Alessandro), Rafael (primo da Fabíola), Rosa Falluh e Youssef Simaan.
Igreja: Compra do Terreno; Liderança – Pastores, Presbíteros e Diáconos; Famílias da Igreja; Missionários e Seminaristas; Seminário Presbiteriano Brasil Central.
Aniversariantes de 17 a 23/06
17 – Joel Gonçalves da Costa
23 – Jennifer Naoum Georges.
VISITANTE – No domingo p.p aqui estiveram: NANCY, RONALDO, FABIANA E BRENDA JAYME, LUIZ PEREIRA DA COSTA JUNIOR . A você que já é membro de outra Igreja Evangélica, a nossa gratidão por sua visita. A você que está à procura de uma vida mais próxima de Deus, colocamos a nossa comunidade a sua inteira disposição, esperando vê-lo em nosso meio outras vezes.
MOMENTO MISSIONÁRIO
VOCÊ VIU A ÍNDIA? A Índia ganhou as manchetes dos jornais, nos últimos tempos, com três notícias que refletem um pouco da sua história milenar: a super população – no ano passado sua população ultrapassou a casa de 1 bilhão de pessoas; a religiosidade – uma festa que acontece a cada 12 anos, mobilizou 70 milhões de pessoas em torno do Rio Ganges; e as tragédias – um terremoto matou milhares de pessoas. A civilização mais antiga conhecida da Índia data de 2.500 anos a.C. Misticismo e Ignorância A religião indiana é marcada pela adoração de inúmeros deuses. Todo o cotidiano do hindu é traspassado pelo sagrado. A criação é sagrada, embora o criador ainda seja ignorado na religiosidade da Índia. O maior festival hindu, chamado Cumba Mela, atraiu mais de 70 milhões de pessoas este ano entre artistas famosos, políticos e personalidades vips para mergulhar nas águas do Rio Ganges, acreditando com isso terem seus pecados perdoados. Os cristãos não passam de 3% da população e a discriminação religiosa é forte. Nosso missionário na Índia é Rev. Adolfo Tobias de Santana juntamente com sua esposa Dulcinéia e seu filho Davi. Oremos por estes irmãos no seu trabalho!
Revista da APMT, 1.º trimestre 2001, p.10
AVISOS
GRUPOS DE ESTUDO
ESTUDO DO CATECISMO MENOR
18/06 – segunda – 20h15 – residência dos irmãos Hans e Dalva, sob orientação do Pb. Joel G. Costa.
ESTUDO NO LIVRO DE TIAGO
19/06 – terça – 20h00 – residência dos irmãos pb. Georges Jr e Fabíola, sob orientação do pb. Georges Jr.
PANORAMA BÍBLICO – I e II Reis
20/06 – quarta – 20h00 – na Capela, sob orientação do Pb. Pedro Prudente.
EVANGELHO DE MATEUS
20/06 – quarta – 20h30 – residência dos irmãos José Antônio e Olívia, sob orientação do Pb. Elon Gonçalves.
CENTRO DE ESTUDOS BÍBLICOS
Esta semana, dias 18 a 22, estará sendo realizado aqui na Capela, o CEB, das 19h30 às 22h00. Tema: “Estudo da Salvação”, com o Rev. Geraldo S. Filho.
UPA
REUNIÃO – Dia 22/06, às 20h00 na Capela.
UPH e Encontro de Casais
REUNIÃO – Dia 29/06, às 20h00 na Capela.
OS PURITANOS – X Simpósio
Dias 02 a 06/07 em Campinas – SP. Tema: A Escatologia e a Fé Reformada. Informações com o Pb. Georges Jr.
CORAIS – Ensaios:
Adolescentes: segunda (18/06) – 19h00 e sábado (23/06) – 10h30
Adultos: sexta (22/06) – 19h00
Crianças: sábado (23/06) – 10h00
RECOMENDAÇÃO PARA BOA LEITURA
A Capela possui alguns livros e fitas que podem ser adquiridos. Venha conferir!
TRABALHOS DA SEMANA
Domingo – dia 17/06:
8h 30 – Reunião de Oração
9h – Escola Dominical
19h 30 – Culto
Segunda – 18/06 – Reunião de Oração da SAF – 15h
CEB – Centro de Estudos Bíblicos – 19h 30
Estudo Bíblico – 20h 15 – res. Hans e Dalva
Terça – 19/06 – CEB – Centro de Estudos Bíblicos – 19h 30
Estudo Bíblico – 20h – res. pb. Georges Jr e Fabíola
Quarta – 20/06 – Reunião de Oração – 19h
CEB – Centro de Estudos Bíblicos – 19h 30
Estudo Bíblico – 20h – Capela
Estudo Bíblico – 20h30 – res. José Antônio e Olívia
Quinta – 21/05 – CEB – Centro de Estudos Bíblicos – 19h 30
Sexta – 22/05 – CEB – Centro de Estudos Bíblicos – 19h 30
Reunião da U P A – 20h
Domingo – dia 24/06:
8h 30 – Reunião de Oração
9h – Escola Dominical
19h 30 – Culto
Maiores informações na secretaria da Capela, ou pelo telefone 324-7047.