O PECADO DA IDOLATRIA

 

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” Mateus 6:24.

 

Quando Deus deu os Dez mandamentos ao Povo de Israel através de Moisés, Ele faz uma introdução muito cuidadosa: “Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.” (Êxodo 20:2) Nessas palavras existe uma nota de Graça que soa de forma vibrante antes do tom da Lei. Quem fala aqui não é somente o Criador, mas também o Deus Redentor, o Deus do Pacto, o Deus da Aliança. Aqui Ele não se dirige a toda a humanidade, mas principalmente aos Seus eleitos, àqueles que a Sua Graça Soberana tem chamado “antes da fundação do mundo” (Efésios 1:3 e 4). Deus fala ao Seu próprio povo. Antes de impor obrigações sobre eles, Deus os recorda que foram os Seus poderosos atos de Graça que os redimiu do Egito. Deus os redimiu com Sua Graça; foi essa Graça que mandou dez pragas sobre os egípcios. O mar vermelho se abriu para dar-lhes passagem e os salvou das mãos traiçoeiras de Faraó. Deus lhes deu água potável no deserto, enviou o maná dos céus, deu-lhes vitórias contra os amalequitas e operou outras maravilhas – foi desta maneira que Deus cuidou de Israel. Por isso Deus enfatiza no primeiro mandamento: “Não terás outros deuses diante de mim.” (Êxodo 20:3)

Tendo recebido a salvação somente pela Graça de Deus, nós cristãos também estamos obrigados a obedecer este primeiro mandamento. “Se alguém me ama, guardará a minha palavra;” (João 14:23) afirmou Jesus. Em nosso tempo não somos tentados pelos deuses falsos do Egito, mas com certeza temos outros deuses modernos a nos tentar. Nem todos os deuses modernos são de ouro, prata, pedra, madeira ou barro. Vivemos em um tempo onde os falsos deuses se insinuam de diversas maneiras e assumem formas diferentes. Os deuses de hoje, que chamam a nossa atenção, e que frequentemente a recebem, podem se apresentar na forma de dinheiro, de riquezas, de bens materiais, de um bonito e moderno automóvel, ou mesmo através de amigos que recebem a nossa atenção mais do que a damos a Deus. Nosso Deus não quer dividir Sua glória com nenhum desses outros deuses modernos. Deus nos redimiu para Ele e isto requer total devoção de nossa parte. O apóstolo Paulo nos ensina: “Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!” (1 Timóteo 1:17)

 

ORAÇÃO:

Soberano, Único e Poderoso Deus. Em Tua infinita e grandiosa Graça perdoa-nos quando fazemos outros deuses para o nosso próprio deleite. Que coisas materiais, de valor transitório, não possam ocupar nosso coração e nossa atenção de tal forma que nos esqueçamos de Ti. Ensina-nos a Te servir e a buscar satisfação na Tua presença Santa. Pai Santo, perdoa nossos pecados e aceita-nos diante da Tua presença. Em nome de Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, Amém!

 

Rev. Geraldo Silveira Filho

 

LITURGIA

 

Prelúdio

 

Adoração

* Deuteronômio 10:12 a 22

* Hino 13 – Contemplação

* Oração de Adoração

 

Confissão

Hebreus 10:11 a 18

Oração de Confissão

Hino 270 – Desafio

 

Louvor

Cânticos: 133 – Não há Deus Maior

64 – Quem é Deus acima do Senhor

 

Hino 104 – Linda Melodia

Dízimos e Ofertas

Oração de Gratidão

 

Edificação

Leitura e mensagem: Rev. Geraldo

 

Consagração

* Hino 116 – União com Deus

* Oração e bênção

* Tríplice amém!

 

Poslúdio

 

 

* Congregação em pé

 

VIDA COMUNITÁRIA

ENFERMOS E CONVALESCENTES

Carminha Prudente; Ema (avó da Sra. Liliana); José (pai do Dinaldo – funcionário da D. Angela); Judite (funcionária); Maria do Carmo L. de Castro; Paulo (esposo da Maria Ignez M. Brito); Terezinha (mãe do Rev. Geraldo).

 

IGREJA

Liderança: Pastores, Presbíteros, Diáconos; Famílias; Ponto de Pregação em Terezópolis; Grupos de Estudo; Grupo de Visitação; Escola Dominical.

 

OUTROS

Missionários, Seminaristas e Seminários; Governantes da Nação; IPB (Igreja Presbiteriana do Brasil.

 

ANIVERSARIANTES – 22 a 28/06/2003

23 – Jennifer Naoum Georges

25 – João Paulo Georges Mauger

27 – André Naoum Homsi

27 – Jefferson Silva

27 – Jéssica Silva

28 – Dalva Macedo Pontes Herold

 

AVISOS

 

CONSELHO

REUNIÃO: hoje, após a Escola Dominical.

 

MINISTÉRIO DE FAMÍLIAS

Próxima sexta (27/06) às 20h, reunião aqui na Capela. Todos os casais estão convidados. Teremos um estudo no livro de Cantares. Traga visitantes.

 

Coral- Ensaio

Adultos: hoje, dia 22, e próximo domingo, dia 29, após  a Escola Dominical.

 

GRUPOS DE ESTUDO BÍBLICO

CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER

23/06 – segunda – 20h15 – residência dos irmãos Antônio Sérgio e Lana.

ESTUDO NO LIVRO DE 1.º PEDRO

24/06 – terça – 20h00 – residência do Pb. Georges Junior e Fabíola.

ESTUDO NO LIVRO DE SALMOS

25/06 – quarta – 20h15 – Capela.

 

TARDE & ARTE – SAF

FESTA DE ENCERRAMENTO COM DEPARTAMENTAL DA SAF – dia 24, terça, às 14h30 na casa da aluna Fátima (nos encontraremos às 14h00 na Capela).

 

CULTO DE GRATIDÃO E EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS – dia 29, domingo, às 19h30, aqui na Capela.

 

REUNIÃO PLENÁRIA DA SAF – dia 30, segunda, às 14h30, aqui na Capela.

 

GRUPOS DE VISITAÇÃO

Você que deseja reunir-se com o Grupo de Visitação entre em contato com o Dc. Liliomar e marque a sua data.

 

CEB

Esta semana, de 23 a 27, das 19h30 às 22h00, o 4.º Módulo do CEB.

Módulo Básico: “Estudo do Ser de Deus”

Módulo Avançado: “Grandes Temas da História Eclesiástica”

 

MOMENTO MISSIONÁRIO

 

“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1º Pe 2:9)

A história da Igreja mostra muita oscilação no compromisso com missões transculturais. Períodos de sonolência, seguidos por avivamentos e  compromissos sérios, caracterizam a trajetória da história do cristianismo. Há cem anos atrás mais de 50% dos cristãos residiam na Europa. Hoje são apenas 25%, e a maioria deles tem compromisso com Cristo. Na África e América Latina a proporção subiu para 40%. A mudança radical pela qual o cristianismo passa, deve ter reflexos profundos na área de missões. Falta ainda a visão que levantaria os olhos dos milhões de crentes latinos para a colheita pronta ao redor do mundo. Para isto acontecer basta os comprometidos com missões rogarem “ao Senhor da seara que envie ceifeiros para a Sua seara” (Mt 9:38).

Revista “Todos Nós” – JMN, Mai-Jul/2003

 

TRABALHOS DA SEMANA

 

Domingo

8h30  – Reunião de Oração

9h00  – Escola Dominical

19h30 – Culto

 

Segunda

14h30  – Reunião de Oração da SAF

19h30 – CEB (Centro de Estudos Bíblicos)

20h15 –  Estudo Bíblico

 

Terça

19h30 – CEB (Centro de Estudos Bíblicos)

20h00 –  Estudo Bíblico

 

Quarta

19h00 –  Reunião de Oração

19h30 – CEB (Centro de Estudos Bíblicos)

20h15 –  Estudo Bíblico

 

Quinta

19h30 – CEB (Centro de Estudos Bíblicos)

 

Sexta

19h30 – CEB (Centro de Estudos Bíblicos)

20h00 – REUNIÃO DO MINISTÉRIO DE CASAIS

X