“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus (Mt 5.3)
A expressão é usada hoje com fim depreciativo: “fulano de tal é muito pobre de espírito”. Entretanto, ser humilde de espírito é uma nobre qualidade. O que é ser humilde de espírito? Não é ser materialmente pobre. As qualidades descritas aqui nas bem-aventuranças são qualidades espirituais, portanto a pobreza, a miséria e as dificuldades deste mundo não são felizes, pelo contrário, o cristão deve empregar seus recursos, tempo e orações no investimento da diminuição da pobreza. O homem pobre nas Escrituras é aquele que está sofrendo e não tem capacidade de salvar-se e que, por isso, busca a salvação de Deus, reconhecendo que não tem direito à mesma.
Assim, ser “humilde (pobre) de espírito” é reconhecer nossa pobreza espiritual ou, falando claramente, a nossa falência espiritual diante de Deus, pois somos pecadores, sob a santa ira de Deus, e nada merecemos além do juízo de Deus. Nada temos a oferecer, nada a reivindicar, nada com que comprar o favor dos céus. Os humildes de espírito nos salmos, confira em Sl 34.6; 9.18; 35.10; 68.10; 72.4; 107.41; 132.15. Nosso lugar é ao lado do publicano da parábola de Jesus, clamando com os olhos baixos: “Deus, tem misericórdia de mim, pecador!” Como Calvino escreveu: “Só aquele que, em si mesmo, foi reduzido a nada, e repousa na misericórdia de Deus, é pobre de espírito”.
A máxima de Sócrates era “conhece-te a ti mesmo”, uma ideia egocêntrica; a máxima de Zenão era “domina-te a ti mesmo”, mais uma ideia com interesse no próprio eu; e a máxima de Cristo é “renuncia-te a ti mesmo”, uma ideia que tinha como foco o esvaziamento do ego. “A medida em que o homem morre para o eu, ele cresce em vida diante de Deus”. (Cheever). Ser destituído de si mesmo é esvaziar-se, diminuir-se, humilhar-se. As pessoas hoje não querem se humilhar. Essa doença do ego tem atingido muitas igrejas. Em algumas, não se pode falar em confissão de pecados. Os cristãos não querem se humilhar, não querem de modo nenhum pedir perdão, não querem descer do pedestal.
Estes vão às igrejas em busca do culto ao ego. Eles saem de lá com o “ego inflado”, dizendo “tudo posso”, não sou dono do mundo, mas filho do dono. Se você não sai da igreja com o ego menor do que quando entrou, é sinal de que algo está errado. Aquele que é pobre de espírito não sai da igreja dizendo: “tudo posso”, mas ele diz: “eu sou tão pequenino, não mereço nada, mas meu Deus tudo pode”. Quando dizemos: “Eu fui tão humilhado, não merecia ter sido humilhado, fulano me humilhou”, é sinal que não somos humildes. O verdadeiro humilde de espírito diz: “fui tão humilhado, mas deveria ter sido mais, pois quando lembro do sacrifício do meu Senhor, sendo ferido, chicoteado, pendurado no madeiro, morto, meu sentimento de orgulho desaparece.
“Nem Deus afunda esse navio”! E o que aconteceu com o Titanic? Aquele que se exalta é humilhado, mas aquele que se humilha é exaltado por Deus. Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. Se Deus se humilhou porque eu não aceito ser humilhado? Realmente, a maior maldição da vida espiritual é o orgulho. Ser destituído de si mesmo é descer do salto, sair do pedestal, diminuir o ego. Ao julgarmos algum assunto devemos primeiro nos diminuir. Ele é pecador, mas eu sou também! Assim como o Senhor Jesus foi obediente até a morte de cruz, devemos nos despir de todo orgulho, soberba, altivez, vanglória.
Por que dos humildes de espírito é o reino dos céus? Se lermos duas petições do Pai nosso: “Venha o teu reino, faça-se a tua vontade assim na terra como no céu”, entenderemos que o Reino dos céus é uma sociedade na qual a vontade de Deus se faz assim na terra do mesmo modo que no céu. Isto significa que só aquele que faz a vontade de Deus na terra é um cidadão do reino dos céus, e para fazer a vontade de Deus é necessário que o homem seja destituído de si mesmo e confie somente no Senhor.
“O pobre de espírito é o homem que se deu conta que as coisas não significam nada, e que Deus significa tudo (William Barclay)”.
Abençoado é o homem que tomou consciência de sua total necessidade, e que colocou sua confiança em Deus!
Rev. Italo Peyroton
LITURGIA
Prelúdio
ADORAÇÃO
*Apocalipse 4
*Hino 35 – Adoração e Súplica
*Oração de Adoração
CONTRIÇÃO
Salmo 130
Oração de Contrição
Hino 130 – Oração ao Senhor
LOUVOR
*Cânticos
111 – É Teu Povo
97 – Este É Meu Corpo
CONSAGRAÇÃO
Dízimos e ofertas
Hino 58 – Ofertas
Oração de Gratidão
EDIFICAÇÃO
Leitura e Mensagem: Rev. Italo Peyroton
SACRAMENTO DA CEIA
DEDICAÇÃO
Hino 173 – Oração Vespertina
* Tríplice Amém
Poslúdio
* Congregação em pé
AVISOS
REV. ITALO PEYROTON
É com grande prazer que recebemos o Rev. Italo Mendonça de Souza Peyroton e sua família: D. Carmem, Demetrios, Paulina e Timóteo. Ele é o Pastor titular da Capela a partir deste ano. Sejam uma bênção entre nós!
SANTA CEIA
Hoje à noite, por ocasião do Culto Divino, teremos o privilégio de participar da Ceia do Senhor. Preparemo-nos para participarmos dignamente da Santa Ceia.
REUNIÃO DE ORAÇÃO NA CAPELA
Quarta-feira às 19:00 horas.
PASTOR STÊNIO MÁRCIO
No próximo, domingo, dia 14, no horário da Escola Dominical estará conosco o Pastor Stênio Márcio.
FALECIMENTO
Comunicamos a morte do irmão Geferson Crosara e do avô do Felipe Achkar, oremos pelas famílias.
SAF: PROJETO ANA
Convocamos todas as mulheres da Capela para orarmos por nossos filhos, hoje às 18:30 hs.
PAUTA DE ORAÇÃO
ENFERMOS
“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas.” (João 11.3).
Cristian (sobrinho D. Nenê); Sarah (sobrinha da Rebecca); David (sobrinho da Rebecca); D. Nilza (mãe da Else); D. Olga (mãe do Renner); D. Ana (Asilo Monte Sinai); Sr. Manuel (Pai da Marisa); Susy (irmã da Rebecca).
IGREJA
Liderança; Famílias; Escola Dominical; Grupos de Estudo e de Visitação; Ministério de Casais; SAF; UPA; Coral.
OUTROS
Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Líderes da Igreja Presbiteriana do Brasil; Ministério de Alfabetização e Evangelização.
ANIVERSARIANTES DA SEMANA
09 – Leopoldo G. Garcia
10 – Dc. Alex Bruno da Assunção
11 – Déborah Abrahão Naoum
12 – Marina Gomes Vieira
ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO
09 – Pb. Djalma Maciel e Heloísa
ESCALA
07/01/2024- HOJE
Diáconos: Dcs. André Zorzi, Antônio Jr.,
Matheus, Michel e Renner
Púlpito: Rev. Italo e Pb. Joel
Grupo de Louvor: Pb. Ramez
14/01/2024 – PRÓXIMO DOMINGO
Diáconos: Dcs. André Ribeiro, Alex Bruno,
Elias, Lázaro e Luciano
Púlpito: Rev. Italo e Pb. Hamilton
Grupo de Louvor: Luís Filipe
REUNIÕES SEMANAIS
4ª feira – Reunião de Oração – 19h
Domingo – Escola Dominical – 9h
Culto de Adoração e Louvor – 19:30hs