A LEI E A GRAÇA
“Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.” João 1:17.
Este versículo parece considerar a Lei e a Graça como coisas opostas. Na realidade, essas palavras expressam duas verdades absolutas. A nota dominante do período mosaico era a Lei; e a ênfase depois de Cristo é a Graça. Contrariando o que muitos ensinam, este versículo não indica que os que viveram antes de Cristo foram salvos através da sua obediência à Lei; e também não ensina que os que vivem depois de Cristo são salvos através da Graça, sem a necessidade de observar a Lei. Se é verdade que antes de Cristo a salvação foi somente pela obediência à Lei, ninguém foi realmente salvo, uma vez que não houve e nem há quem possa cumpri-la com perfeição.
A verdade é que existe muita Graça sob a Lei, como demonstram os sacrifícios Levíticos. O perdão devia ser obtido pela fé e a obediência à Lei era algo que se manifestava através da fé e do perdão.
Também há Lei, no sentido de obediência moral, sob o sistema da Graça. Paulo repetidamente menciona para os romanos mandamentos que estavam em vigência (Romanos 13:9 – 10) e dá também ênfase ao mandamento de obedecer aos pais (Efésios 6:1 – 3).
A Lei e o Evangelho não devem jamais se separar para aqueles que são filhos de Deus. A Lei do Antigo Testamento não era independente, mas descansava sobre a Arca da Aliança, e estava sob o Propiciatório (tampa da Arca) coberta com o sangue do Cordeiro Pascal. No Novo Testamento a Lei continua em vigência, porém enquadrada dentro da Graça. Embora às vezes ela conduza alguns ao Legalismo, como foi com os Fariseus da época de Cristo e também pode acontecer com alguns cristãos dos nossos dias, quando bem entendida, a Lei se torna em instrumento para a nossa santificação. A Lei nos aponta o caminho do mal e nos conduz a Deus em nossas necessidades espirituais. A Lei é, portando, um meio de Graça.
ORAÇÃO:
Soberano Deus, escreve Tua Santa Lei em nossos corações para que não pequemos contra a Tua Santidade. Faze com que a Lei nos ensine quão grande é o nosso pecado e quão grande é o Teu amor ao nos redimir com a Tua Graça. Em nome de Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, Amém!
Rev. Geraldo Silveira Filho
LITURGIA
Prelúdio
Coral
Adoração
Salmo 96: 1-13
Hino 14 – Louvor
Oração de Adoração
Contrição
Esdras 9: 1-15
Hino 218 – Vontade Soberana
Oração de Confissão
Louvor
Cânticos: 52 – Quão formoso és
115 – Só de ouvir Tua voz
Dízimos e Ofertas
Hino 60 – Ofertório
Oração de Gratidão
Coral
Edificação
Leitura e mensagem: Rev. Natanael Miguel Salum
Consagração
Hino 110 A – Crer e Observar
Oração e bênção
Coral
Poslúdio
VIDA COMUNITÁRIA
ENFERMOS E CONVALESCENTES
Carminha Prudente; Ema (avó da Sra. Liliana); Fernando Milki; José (pai do Edinaldo – funcionário da D. Ângela); Judite (funcionária); Maria do Carmo L. de Castro; Paulo (esposo da Maria Ignez M. Brito); Rogério Brito; Terezinha (mãe do Rev. Geraldo).
IGREJA
Liderança: Pastores, Presbíteros, Diáconos; Famílias; Ponto de Pregação em Terezópolis; Grupos de Estudo; Grupo de Visitação; Escola Dominical.
OUTROS
Missionários, Seminaristas e Seminários; Governantes da Nação; IPB (Igreja Presbiteriana do Brasil.
ANIVERSARIANTES – 29/06 a 05/07/2003
03/07 – Naya M. M. L. Maciel
04/07 – Rev. Marcos Agripino
05/07 – Jonathas Souza Silveira
05/07 – Silvana Alves S. Caixeta
ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO
30/06 – Georges Jr e Fabíola.
AVISOS
PASTOR VISITANTE
Está conosco o Rev. Natanael Miguel Salum, Pastor da Igreja Presbiteriana de Uberaba. Leve à sua Igreja o abraço fraterno da Capela. Que Deus abençoe sua vida.
Coral- Ensaio
Adultos: hoje, após a Escola Dominical.
GRUPOS DE ESTUDO BÍBLICO
CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER
30/06 – segunda – 20h15 – residência dos irmãos Dc. Djalma e Heloísa.
ESTUDO NO LIVRO DE 1.º PEDRO
01/07 – terça – 20h00 – residência do Pb. Georges Junior e Fabíola.
ESTUDO NO LIVRO DE SALMOS
02/07 – quarta – 20h15 – Capela.
TARDE & ARTE – SAF
CULTO DE GRATIDÃO E EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS – hoje, dia 29, 19h30, aqui na Capela.
REUNIÃO PLENÁRIA DA SAF – nesta segunda, dia 29, 14h30, aqui na Capela.
UPA
REUNIÃO – Não falte à última reunião do semestre. Será sexta, dia 04, na casa da Silvana.
GRUPOS DE VISITAÇÃO
Você que deseja reunir-se com o Grupo de Visitação entre em contato com o Dc. Liliomar e marque a sua data.
MOMENTO MISSIONÁRIO
POR ACASO A CRISE VAI NOS IMPEDIR DE EVANGELIZAR AS NAÇÕES? – Há uma crise econômica envolvendo e ameaçando todos nós, por isso a Agência Missionária do mundo todo, inclusive as que operam com moedas fortes, estão fazendo cortes no orçamento. Infelizmente a nossa Junta de Missões Mundiais (JMM) não está a salvo destas circunstâncias. Por acaso a obra missionária pertence á Junta de Missões Mundiais ou a denominação? Claro que não! A obra é de Deus, que é um Ser missionário por natureza. Quando penso que mensalmente temos que levantar cerca de 450 mil dólares, para sustentar a obra nos 58 campos missionários, eu temo e tremo! Entretanto, tenho fé e coragem, vindas de Deus, de que as circunstâncias críticas, pelas quais estamos passando, não nos impedirão de prosseguir. Não há Mar Vermelho a frente, nem exércitos na retaguarda que nos impeçam de marchar e celebrar com Deus a vitória! Não fique à margem. Não fique neutro! Alie-se a nós e juntos louvemos ao Senhor anunciando e vivendo Seu eterno Evangelho!
Pr. Waldomiro Tymchak
Secretário Geral da Jmm – Jornal de Missões (Mar-Abr/2003)
TRABALHOS DA SEMANA
Domingo
8h30 – Reunião de Oração
9h00 – Escola Dominical
19h30 – Culto
Segunda
14h30 – Reunião de Oração da SAF
20h15 – Estudo Bíblico
Terça
20h00 – Estudo Bíblico
Quarta
19h00 – Reunião de Oração
20h15 – Estudo Bíblico