PECADO
Ninguém jamais terá uma concepção verdadeira do ensino bíblico sobre a redenção, se não possuir clareza de entendimento sobre a doutrina bíblica do pecado. E essa é a razão por que muitas pessoas, em nossos dias, são inseguras e vagas em suas ideias a respeito da redenção. A ideia mais comum é a de que o senhor Jesus é um tipo de amigo ao qual todos podem recorrer em dificuldades, como se isso fosse tudo a respeito dEle. O Senhor Jesus é esse tipo de amigo – e temos de agradecer a Deus! Mas isso não é redenção em todo o seu escopo, em sua inteireza ou em sua essência. Você não pode começar a avaliar a redenção, até que compreenda o que a Bíblia nos ensina a respeito da condição do homem no pecado e de todos os efeitos do pecado no homem. Permita-me dize-lo com outras palavras: você não pode entender a doutrina da encarnação de Cristo, a menos que entenda a doutrina do pecado.
A Bíblia nos ensina que o homem estava em uma condição tão deplorável, que exigia a vinda, dos céus à terra, da Segunda Pessoa da bendita e santíssima Trindade. Ele teve de humilhar-se e assumir a natureza humana, nascendo como um bebê. Isso era absolutamente essencial, para que o homem fosse redimido. Por que? Por causa do pecado e da sua natureza. Por conseguinte, você não pode entender a encarnação de Jesus, a menos que tenha um entendimento claro sobre o pecado. De maneira semelhante, considere a cruz no monte Calvário. O que ela significa? O que a cruz nos diz? O que aconteceu lá? Digo novamente que você não pode entender a morte de nosso Senhor e o que Ele fez na cruz, se não possui um entendimento claro sobre a doutrina do pecado.
A completa imprecisão das ideias de muitas pessoas a respeito da morte de nosso Salvador se deve completamente a este fato: e elas não gostam da doutrina da substituição, não gostam da doutrina do sofrimento penal. Isso acontece porque nunca compreenderam o problema e não veem o homem como uma criatura caída no pecado. Essas são as doutrinas fundamentais da fé cristã; não se pode entender a redenção, exceto à luz da terrível condição do homem no pecado.
Dr. Martyn Lloyd-Jones – Revista Fé para Hoje Número 18 – 2003
LITURGIA
Prelúdio
Soli Deo Glória – Glória só a Deus
Habacuque 2:20
* Cântico 120 – Silêncio
* Salmo 24
* Hino 52 – Coroai
* Oração de Adoração
Soli Gratia – Só a Graça
Salmo 86
Coral: Inclina os Teus ouvidos
Oração de Confissão
* Cântico 18 – Flua em Mim Senhor
* Cântico 30 – O meu Louvor é Fruto
Hino 288 – A Mensagem Real
Coral: Teu santo Nome eu Louvarei
Soli Fide – Só a Fé
Hebreus 11: 1 a 6
Dízimos e Ofertas
Hino 145 – Refúgio Verdadeiro
Oração de Gratidão
Solus Christus – Só Cristo
* Hino 105 – Unido com Cristo
Santa Ceia: Instrução
Coral: Venham à Mesa
Ministração dos Elementos
Sola Scriptura – Só a Escritura
Leitura e mensagem
* Oração final e Benção
Coral: Benção Antiga
Poslúdio
VIDA COMUNITÁRIA
ENFERMOS E CONVALESCENTES
… Senhor, está enfermo aquele a quem amas”. (João 11:3)
Carminha Prudente; Ema (avó da Sra. Liliana); Fernando Milki; José Miguel (pai do Edinaldo); Judite (funcionária); Paulo (esposo Sra Maria Ignez); Rogério Brito; Terezinha (mãe do Rev. Geraldo).
IGREJA
Liderança: Pastores, Presbíteros, Diáconos e demais líderes; Famílias; Ponto de Pregação em Terezópolis; Grupos de Estudo e de Visitação; Escola Dominical.
OUTROS
Lélia e família; Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Igreja Presbiteriana do Brasil.
AGRADECIMENTO
Rosana S. Barbosa (passou no vestibular); Aniversário da Igreja; Visitantes; EBF; Eleição dos diáconos.
ANIVERSARIANTES – 13 a 19/07/2003
15 – Ângela M. S. Naoum
ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO
13 – Pedro Pudente e Carminha
16 – Paulo H. Pereira e Rachel
AVISOS
ANIVERSÁRIO DA CAPELA
Desde sexta feira (11/07) a nossa Igreja está em festa comemorando os 4 anos de sua organização. Deus tem nos abençoado ricamente nesses anos. Aos irmãos que nos visitam nossa gratidão.
REV LUDGERO BONILHA
Está conosco o rev. Ludgero Bonilha de Morais, pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte – MG e Secretário Executivo do Supremo Concílio da IPB. Leve para o seu rebanho o abraço carinhoso da nossa Igreja.
REV MARCOS AGRIPINO E FAMILIA
Está conosco desde sexta-feira o Rev. Marcos Agripino e família. O Rev. Marcos é pastor auxiliar da Capela e está atualmente cedido à APMT – Agência Presbiteriana de Missões Transculturais. Que Deus continue abençoando o seu ministério à frente daquele Órgão da IPB.
GRUPOS DE ESTUDO BÍBLICO
TODOS OS GRUPOS DE ESTUDO ESTÃO EM RECESSO.
ESCOLA DOMINICAL
Em virtude das férias de julho, teremos nos próximos domingos classe única. Os professores se revezaram no ensino da Palavra do Senhor.
LEITURA NAS FÉRIAS
Aproveite suas férias para ler bons livros. Na secretaria você encontrará livros para uma leitura edificante. Fale com o diácono de plantão ou procure a secretaria durante a semana e adquira o seu.
Coral
Ensaio após a Escola Dominical.
EBF
Foi realizada na semana que passou a Primeira EBF de nossa Igreja. Tivemos durante toda a semana 55 crianças que ouviram a Palavra do Senhor. Oremos para que a semente plantada floresça no coração e na vida das crianças.
MOMENTO MISSIONÁRIO
PAQUISTÃO
“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” (Mateus 5:4)
Os cristãos no Paquistão, mesmo representando 2% da população, são tratados pelos muçulmanos como “a escória do mundo”, e vivem debaixo de medo e pranto. Através da vida de Gulnaz, uma corajosa jovem cristã, que por rejeitar abusos sexuais de um muçulmano teve ácido sulfúrico jogado sobre o seu corpo, ficando cega de um olho e com profundas cicatrizes da cabeça à cintura. E apesar de tudo isto ela consola uma outra jovem cristã dizendo: que Jesus também sofreu na cruz e que a pior cicatriz é a cicatriz que faz o ódio em nosso coração e desse mal Jesus já curou. É preciso libertar este povo da servidão das mãos dos muçulmanos. Cabe a nós orarmos continuamente pelos missionários que oferecem consolo espiritual e material aos paquistaneses cristãos perseguidos.
Miss. Tom White – Missão A voz dos Mártires – Jornal A Expressão Nacional – Jun/2003
TRABALHOS DA SEMANA
Domingo
8h30 – Reunião de Oração
9h00 – Escola Dominical
19h30 – Culto
Segunda
20h15 – Estudo Bíblico
Terça
20h00 – Estudo Bíblico
Quarta
19h00 – Reunião de Oração
20h15 – Estudo Bíblico
Sexta
19h30 – Aniversário da Capela
Sábado
19h30 – Aniversário da Capela