PERDOAR. ATÉ QUANDO?
“Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes
meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?” Mateus 18:21
Andar na presença de Jesus não é fácil. Pedro experimentou esta situação muito cedo. Seguia a Jesus diariamente e logo descobriu que o amor, a compaixão e o interesse que o Mestre nutria pelas pessoas não tinham limites. Logo ele percebeu que Cristo também exigia o mesmo dos seus discípulos. Cristo mesmo deu o exemplo quando ensinou “Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa.” (Mt 5:39-40)
Esse ensino de Jesus incomodava muito a Pedro. Ele era um homem honesto e conhecia suas limitações. Foi por isso que ele perguntou ao Mestre: “Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?”
Existe algo atraente nesta pergunta de Pedro. Não seria maravilhoso se a vida cristã pudesse ser sintetizada em uma forma definida e clara? Assim poderíamos trabalhar nossa consciência, cumprir nossas obrigações e sentir a doce satisfação de havermos cumprido todos os requisitos. “Missão cumprida! Agora é só descansar.”
Mas escutemos a resposta de Cristo a Pedro: “… Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.” Talvez você pense como Pedro: “Senhor, mas isto é exigir muito! É impossível.” Mas é exatamente isto que Cristo quer nos ensinar: Não há limite para o perdão no reino de Deus. Não se termina nunca de perdoar um irmão, ou de ter compaixão por ele, ou mesmo de consagrar sua vida voluntariamente aos pés do Senhor Jesus Cristo diariamente. Não existem limites para uma vida consagrada e santificada.
Impossível? Não! Se você realmente nasceu de novo, Cristo viverá em seu coração. Você agora vive por meio de Cristo. O que você faz, o faz pelo Seu poder que habita em você. Nosso Senhor Jesus Cristo provê diariamente o que você necessita para uma vida de santidade.
Lembre-se: “Você é salvo pela graça e é por essa mesma graça que você vive.”
ORAÇÃO
Senhor, enche-nos com a Tua graça e com o Teu Espírito Santo para podermos lutar nossa batalha diária de tal forma que venhamos a Te glorificar e tudo. Ensina-nos a perdoar como somos perdoados. Em nome de Jesus é que oramos, Amém!
Adaptado: Rev. Geraldo Silveira Filho
LITURGIA
VINDE, ADOREMOS AO SENHOR
Prelúdio
Adorai ao Deus Criador
* Salmo 93 (Uníssono)
* Hino 13 – Contemplação
* Oração de Adoração
Guardo no Coração as Tuas Palavras
Salmo 119:10 a 24
Cântico 123 – Enquanto eu calei
Orações Silenciosas
Oração de Confissão
Rendei Graças ao Senhor
Salmo 67 (Uníssono)
Hino 79 – Glória ao Salvador
Cântico 34 – Quero Louvar-Te
125 – Bom Estarmos Aqui
Dediquemos as Primícias
Hino 60 – Ofertório
Dízimos e Ofertas
Oração Pastoral
Edifiquemo-nos na Palavra
Leitura e Mensagem: Eliezer
Consagremos Nossa Vida
* Hino 221 – Um Vaso de Benção
* Oração e Bênção
Poslúdio
* Congregação em pé
VIDA COMUNITÁRIA
POR QUEM ORAMOS:
Enfermos e Convalescentes: Abdallah Naoum, Cristina e Eliane Quinan; Gleice Silva Barbosa, Heloisa Miranda; José Gonçalves (irmão do pb. Joel), Josefina (irmã do Sr. Jonas Ramos); Mary Naoum Georges; Rafael (primo da Fabíola), Rosa Falluh.
Igreja: Liderança: Pastores, Presbíteros, Diáconos, Famílias da Igreja.
Outros: Missionários e Seminaristas; Seminário Presbiteriano Brasil Central; Reunião do Supremo Concílio em Julho.
Aniversariantes – 14 a 20/07:
15 – Ângela M. S. Naoum
20 – George Naoum Homsi
Aniversário de Casamento:
15 – José Antônio e Olívia
Prezado Visitante – Esteve nos alegrando com sua presença no domingo passado: ANA MARIA OLIVEIRA e MIRIAM DE SOUZA. A você que já é membro de outra Igreja Evangélica, a nossa gratidão por sua visita. A você que está à procura de uma vida mais próxima de Deus, colocamos a nossa comunidade a sua inteira disposição, esperando vê-lo em nosso meio outras vezes.
AVISOS
ANIVERSÁRIO DA CAPELA
Nossa Igreja tem sido ricamente abençoada nesses três anos de existência. Cada dia que passa, mais cresce nossa convicção na Fé Reformada. Cremos que Deus tem nos usado como canal de Benção na vida das pessoas da comunidade na qual estamos inseridos. O motivo que nos leva a louvar ao Deus Eterno, é o privilégio de servi-Lo como Igreja Viva cumprindo a missão por Ele determinada. Você é nosso convidado para as comemorações de aniversário da Igreja durante os dias 26, 27 e 28/07/2002.
26/07 – sexta – 20h00
27/07 – sábado – 19h30
28/07 – domingo – 9h00 e 19h30
Preletor: Rev. Dr. Heber Carlos de Campos (Th. M. Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição, São Paulo – SP; Th. D. Concordia Seminary, Saint Louis – USA) Pastor da Ig. Presbiteriana Vila Formosa em São Paulo, Escritor e Conferencista.
CORAL – Ensaio:
Adultos: amanhã, 15/07, às 19h00.
CURSO DE TRABALHO MANUAL EM E.V.A.
Dias 16 e 17/07, das 13 às 17h00 acontece aqui na Capela, um Curso em E.V.A. Informações com a Keila. Inscrições até segunda, dia 15/07.
EBF – ESCOLA BÍBLICA DE FÉRIAS
O Seminarista Wilson Lázaro e toda a equipe da EBF de Terezópolis agradece a todos os departamentos da Igreja que ajudaram direta e indiretamente para a realização da 1.ª EBF em Terezópolis, nos dias 04 a 06/07.
GRUPO DE VISITAÇÃO
18/07 – quinta – 20h00 – residência dos irmãos Liliomar e Laís (311-2715) – Rua Conde Afonso Celso n.º 890 Centro.
NOTÍCIAS DE BEN E KARIN
Ben e Karin enviaram um abraço a todos os irmãos da Igreja. Informam que o seu período de recesso nos EUA está correndo bem. Pede que continuem orando por eles.
PASTOR EM VIAGEM
Esta semana o Rev. Geraldo está no Rio de Janeiro na Reunião do Supremo Concílio. Oremos para que tudo transcorra bem.
MOMENTO MISSIONÁRIO
UM POUCO SOBRE O NOSSO BRASIL! – Há muito tempo era conhecido como o maior país católico do mundo, mas agora tem a 3.ª maior comunidade evangélica depois dos EUA e China. As barreiras continuam. São grandes os desafios a vencer para que o evangelho tenha maior alcance. Hoje nosso pedido de oração é para que haja uma voz profética relevante na sociedade brasileira, pois sua influência não é proporcional ao seu grande número. A visão evangélica raramente se desdobra numa visão de trazer uma mensagem de retidão a uma sociedade assolada pela desigualdade, injustiça, egoísmo, crime, imoralidade e AIDS. Ore para que os evangélicos usem sua influência antes para levantar a moral da vida pública que para a manipulação política.
TRABALHOS DESTA SEMANA
Domingo – dia 14/07:
8h30 – Reunião de Oração
9h00 – Escola Dominical
19h30 – Culto
Quarta – dia 17/07:
19h00 – Reunião de Oração
Quinta – dia 18/07:
20h00 – Grupo de Visitação – residência de Liliomar e Laís
Domingo – dia 21/07:
8h30 – Reunião de Oração
9h00 – Escola Dominical
19h30 – Culto