O PECADO ORIGINAL

 

A falta de crença nessa doutrina é provavelmente um dos maiores motivadores da humanidade para a posição popular e muito ouvida: “Bem, faço o melhor que posso e estamos todos tentando chegar ao mesmo lugar. Vou simplesmente apostar no meu melhor, pois um Deus amoroso não me condenaria”. Essa posição é ouvida sempre e é difícil agir ofensivamente contra ela quando a pessoa que a diz não crê na Bíblia como Palavra de Deus inspirada e infalível.

Os Padrões Presbiterianos são muito claros quanto a esse assunto do Pecado Original e seus efeitos sobre a humanidade. Sobre a “natureza corrompida”, os Padrões nos dizem que “nós somos inteiramente indispostos, incapazes e já feitos contrários a tudo que é bom, e totalmente inclinados a tudo que é mau” e dessa natureza corrupta “procedem todas as transgressões reais”. Os Padrões ensinam também que essa condição é inata e natural. É justamente nesse ponto que tantos pensadores modernos discordam dos Padrões e insistem em que há uma “bondade inerente no homem”; insistem que o homem está rapidamente progredindo. É dessa posição que vão ao resultado natural de que se o homem faz o seu melhor será cuidado pelo Deus amoroso.

Contudo, se uma pessoa do mundo é forçada a ser honesta consigo mesma – por uma doença, ou morte iminente, ou por qualquer causa de uma variedade de dificuldades – ela reconhece provas interiores da corrupção de sua natureza. Reconhece que por natureza ela não quer escutar as palavras que a impedirão de errar. Reconhece que ela põe toda sua esperança em si mesma. Reconhece que seu corpo é mais importante para ela do que sua alma. É significativo que quando uma pessoa do mundo é salva pela graça ela não tem de ser “forçada” a ser honesta consigo dessa maneira; ela já sabe disso!

O que podemos todos nós aprender com essa doutrina? A pessoa não salva pela graça aprenderá pouco com ela enquanto não chegar à percepção de seu estado pecaminoso. O indivíduo salvo pela graça pode aprender mais uma vez: “Maravilha das maravilhas, ele salvou até mesmo a mim!” E pode agradecer e louvar a Deus mais uma vez pelo ensino de Efésios 2.1 – 10. e pode dar testemunho a outros do perdão que vem mediante os méritos de Jesus Cristo.

 

Transcrito: Leonardo T. Van Horn – Estudos no Breve Catecismo

 

DÍZIMOS E OFERTAS – São entregues fielmente por aqueles que sabem que todas as coisas pertencem a Deus, entendendo portanto que os bens que têm, os talentos que possuem, o tempo de que dispõem, e tudo o mais são recursos com que o Senhor os equipa graciosamente para o seu próprio bem-estar e o do próximo. Que você também compreenda assim, e coloque toda a sua vida, simbolizada por seu dízimo, a serviço do Senhor e da salvação dos homens e mulheres deste mundo. “Mais bem aventurado é dar que receber”. Hoje no culto da noite teremos a oportunidade de consagrarmos ao Senhor nossos Dízimos e Ofertas.

 

 

VIDA COMUNITÁRIA

 

POR QUEM ORAMOS:

Enfermos: Aída Ribeiro, Eliane Quinan, Eunice Aragão, José (Pai do Alessandro), Magda (mãe da Fabíola), Rafael (primo da Fabíola), Rosa Falluh Vilma (filha da D.ª Sebastiana) e Youssef Simaan.

Outros: Missionários e Seminaristas; Seminário Presbiteriano Brasil Central; Anísio Gustavo Consendey (filho Maria Lirta)

Igreja:  Aniversário da Capela; Liderança: Pastores, Presbíteros, Diáconos, Famílias da Igreja e Imóvel Próprio.

 

Aniversariantes de 15 a 21/07: Dia 15 – Ângela Maria Santos Naoum; dia 20 – Georges Naoum Homsi.

 

Aniversário de Casamento – Dia 15 – José Antônio e Olívia.

 

VISITANTE – No domingo p.p aqui esteve: ELIZABETH AURÉLIO SOARES, MOUNA BORGES JAMALEDDINE, MARCELO E LUCIANA NUNES. A  você que já é membro de outra Igreja Evangélica, a nossa gratidão por sua visita. A você que está à procura de uma vida mais próxima de Deus, colocamos a nossa comunidade a sua inteira disposição, esperando vê-lo em nosso meio outras vezes.

 

 

MOMENTO MISSIONÁRIO

VIVENDO COMO AS FORMIGAS – Nós convivemos com as formigas o tempo todo.  Elas estão por toda a parte e muitas vezes matamos muitas delas, mesmo sem percebermos.  Algumas vezes elas nos ajudam, outras vezes nos atrapalham.  Algumas vezes nos irritamos com elas, mas o fato é que elas estão sempre presentes em nosso meio.  O sábio Salomão conseguiu transpor ao nosso olhar e observou neste pequeno inseto muitas lições de vida.  Ele nos diz em Pv. 6:6-8: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos, e sê sábio. Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante, no estio prepara o seu pão, na sega ajunta o seu mantimento”.  E no capítulo 30:25 ele nos afirma:  “As formigas, povo sem força, todavia no verão preparam a sua comida”.  O que podemos aprender com as formigas? Creio que a lição que aprendemos com as formigas é que elas são unidas. Elas constroem seus formigueiros juntas, buscam o alimento juntas, estão fazendo tudo em união.  Assim também nós podemos conquistar o mundo para Jesus se caminharmos unidos.  Juntos podemos fazer muito pela obra missionária, desenvolvendo um trabalho em conjunto – Igreja + missionário.  Conseguiremos realizar mais pelo Evangelho do Senhor Jesus se aprendermos esta grande lição deste inseto.

 

Rev. Osni Ferreira – Revista APMT, p.16/17

 

 

AVISOS

 

GRUPOS DE ESTUDO

 

ESTUDO DO CATECISMO MENOR

16/07 – segunda – 20h15 – Recesso.

 

ESTUDO NO LIVRO DE 1.º TIMÓTEO

17/07- terça – 20h00 – residência dos irmãos pb. Georges Jr. e Fabíola, sob orientação do pb. Georges Jr.

 

PANORAMA BÍBLICO E EVANGELHO DE MATEUS – 18/07 – quarta – Recesso.

 

CAMPANHA DOS COBERTORES

A Junta Diaconal pede a contribuição dos irmãos para arrecadar fundos para a compra de cobertores ou doação dos mesmos.  Contribua!

 

TRABALHOS DA SEMANA

 

Domingo – dia 15/07: ANIVERSÁRIO DA CAPELA!!!

9h 30 Escola Dominical

19h 30 – Culto

Segunda – 16/07  – Reunião de Oração da SAF – 15h

Terça – 17/07  –  Grupo de Estudo no livro de 1.º Timóteo

Quarta – 18/07 –  Reunião de Oração – 19h

Domingo – dia 22/07:

8h 30 – Reunião de Oração

9h Escola Dominical

19h 30 – Culto

 

Maiores informações na secretaria da Capela, ou pelo telefone 324-7047.

X