AMIGOS COMPASSIVOS

 

“Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo este mal que lhe sobreviera, chegaram, cada um do seu lugar: Elifaz, o temanita, Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita; e combinaram ir juntamente condoer-se dele e consolá-lo.” Jó 2:11

 

Jó precisava muito dos seus amigos quando eles vieram até ele. Ele precisava de consolo e de palavras ternas; precisava de carinho e de palavras de alívio. Como Jó deve ter se alegrado com a chegada dos seus amigos! Sua alma ferida anelava pela presença compassiva dos amigos. Mas essa companhia produziu nele um grande mal. Em vez de trazer alento e consolo ao seu coração sofrido, eles trouxeram sofrimento. Eles se tornaram instrumento de maior dor e sofrimento e transformaram sua vida em grande angustia.

Eles não queriam ser fonte de dor e sofrimento. Eram homens cheios de boas intenções e amigos verdadeiros. Havendo ouvido da dor e da aflição de Jó, fizeram um acordo entre si para ajudar o amigo. Quando chegaram, se sentiram tão comovidos com a condição em que encontraram Jó que choraram, rasgaram suas vestes e jogaram cinzas sobre a cabeça.

Como esses amigos compassivos puderam acrescentar mais sofrimento ao amigo Jó? Primeiro com seu longo silêncio. Por sete dias e sete noites permaneceram em silêncio (“Sentaram-se com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, pois viam que a dor era muito grande.” 2:13). Nenhuma palavra foi dita. Sua dor era profunda e genuína. Dia após dia esses homens ficaram silenciosos até que finalmente Jó mesmo rompeu o silêncio com uma terrível maldição. Lamentavelmente seu silêncio permitiu que Jó amaldiçoasse seu nascimento. Deveriam ter evitado esse acontecimento com palavras de consolo.

Depois os amigos aumentaram ainda mais o sofrimento de Jó apresentando uma errônea teoria de sofrimento. Discutiram com ele dizendo que o seu sofrimento deveria ter origem em algum pecado seu. Que miserável ajuda esses amigos prestaram a Jó.

Tentando ajudar, o homem muitas vezes falha, mas Deus não, Ele nunca falha. Podemos confiar nEle em todos os momentos da nossa vida. Deus é o nosso refúgio e nosso socorro em todos os momentos da nossa vida.

 

ORAÇÃO

Pai amoroso. Te louvamos por Teu grande e terno amor. Te louvamos por nos ter dado Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, nosso verdadeiro amigo. Te louvamos porque podemos recorrer a Ele sempre que a dor bate no nosso peito. Te pedimos que nos dê a graça de confiar em ti. Em nome de Jesus, amém!

Adaptado: Rev. Geraldo Silveira Filho

 

 

LITURGIA

 

 

VINDE, ADOREMOS AO SENHOR

 

Prelúdio

ADORAMOS O DEUS ETERNO

* Apocalipse 1: 4 a 8

* Hino 18 – Deus dos Antigos

* Oração de Adoração

CONFIAMOS NO DEUS REDENTOR

1 João 1: 1 a 10

Cântico: Se confessarmos os nossos pecados

Oração silenciosa

Oração audível

LOUVAMOS O DEUS VIVO

Jó 19: 25

* Cânticos: 9 – Porque Ele Vive

25 – Jesus Tu És, um Rio de Vida

86 – Alfa e Omega

Dízimos e ofertas

Malaquias 3: 10

Hino 110 A – Crer e Observar

Oração

APRENDEMOS DA SUA PALAVRA

Leitura e mensagem Rev. Geraldo

ANDAMOS NOS SEUS CAMINHOS

* Hino 311 – Avante, ó Crentes

* Oração e Bênção

* Tríplice Amém

Poslúdio.

 

* Congregação em pé

 

VIDA COMUNITÁRIA

 

POR QUEM ORAMOS:

Enfermos e Convalescentes: Abdallah Naoum; Lídia, Cristina e Eliane Quinan; Gleice Silva Barbosa; Heloisa Miranda; José Gonçalves (irmão do pb. Joel); Josefina (irmã do Sr. Jonas Ramos); Maria (funcionária); Mary Naoum Georges;  Rafael (primo da Fabíola) e Rosa Falluh.

Igreja:  Liderança: Pastores, Presbíteros, Diáconos, Famílias da Igreja.

Outros: Missionários e Seminaristas; Seminário Presbiteriano Brasil Central.

 

Aniversariantes – 21 a 27/07:

23 – Ana Maria de Faria e Castro

24 – Nair Mendes da Costa

27 – Bruna Bianco Hummel

 

Aniversário de Casamento:

22 – Joel Gonçalves / Nair

23 – Eliezer H. Souza / Wânia

 

Prezado Visitante – Esteve nos alegrando com sua presença no domingo passado: BONIERE SOUZA SENA, DIFESIKA MONIKE SOUZA SENA e ODETE S. GONÇALVES. A você que já é membro de outra Igreja Evangélica, a nossa gratidão por sua visita. A você que está à procura de uma vida mais próxima de Deus, colocamos a nossa comunidade a sua inteira disposição, esperando vê-lo em nosso meio outras vezes.

 

 

AVISOS

 

ANIVERSÁRIO DA CAPELA

Nossa Igreja tem sido ricamente abençoada nesses três anos de existência.

Cada dia que passa, mais cresce nossa convicção na Fé Reformada. Cremos que Deus tem nos usado como canal de Benção na vida das pessoas da comunidade na qual estamos inseridos.

O motivo que nos leva a louvar ao Deus Eterno, é o privilégio de servi-Lo como Igreja Viva cumprindo a missão por Ele determinada. Você é nosso convidado para as comemorações de aniversário da Igreja durante esta semana, dias 26, 27 e 28/07/2002.

                26/07 – sexta – 20h00

                27/07 – sábado – 19h30

                28/07 – domingo – 9h30 e 19h30

Preletor: Rev. Dr. Héber Carlos de Campos (Th. M. Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição, São Paulo – SP; Th. D. Concordia Seminary, Saint Louis – USA) Pastor da Ig. Presbiteriana Vila Formosa em São Paulo, Escritor e Conferencista.

 

SUPREMO CONCÍLIO DA IPB

Esta semana houve a Reunião do Supremo Concílio da IPB, que reúne a cada 04 anos representantes de todos os Sínodos do Brasil, onde são tomadas decisões importantes quanto à Igreja Presbiteriana do Brasil. Houve a eleição da Mesa Executiva do Supremo Concílio, que ficou assim composta:

Presidente: Rev. Roberto Brasileiro Silva

Vice: Rev. Guilhermino Cunha

Secretário Executivo: Rev. Ludgero B. Morais

Tesoureiro: Pb. Renato José Piragibe

 

CORAL – Ensaio:

Crianças: hoje, após a Escola Dominical;

Adultos: amanhã, dia 22, às 19h00 e sábado, dia 27, às 19h00.

 

MOMENTO MISSIONÁRIO 

UMA VITÓRIA? A Missão Novas Tribos do Brasil – AMTB – está contente pela grande benção recebida, e agradece “Primeiramente ao Senhor Deus que atendeu as orações, e depois aos irmãos Alan e Bárbara Backman pela doação de um terreno para construção de uma vila para missionários aposentados. Foi uma grande benção, porque agora com a venda do terreno que já tínhamos, porém bem inferior ao doado, poderemos iniciar muito em breve as construções. Já temos 02 missionários em condições de usufruir deste benefício. Pedimos que agradeça ao Senhor conosco e continue suplicando pela execução deste projeto. Fraternalmente em Cristo, Diva Bueno Cunha – Depto de Divulgação da AMTB”.

 

TRABALHOS DESTA SEMANA

 

Domingo – dia 2107:

8h30 – Reunião de Oração

9h00 Escola Dominical

19h30 – Culto

 

Quarta – dia 24/07:

19h00 – Reunião de Oração

 

Sexta – dia 26/07:

20h00 – ANIVERSÁRIO DA CAPELA – Rev. Héber C. Campos

 

Sábado – dia 27/07:

19h30 – ANIVERSÁRIO DA CAPELA – Rev. Héber C. Campos

 

Domingo – dia 28/07:

8h30 – Reunião de Oração

9h30 ANIVERSÁRIO DA CAPELA – Rev. Héber C. Campos

19h30 – ANIVERSÁRIO DA CAPELA – Rev. Héber C. Campos

X