DIA DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL – IPB

 

O dia 12 de agosto é oficialmente o dia da IPB. Foi neste dia, no ano de 1859, que chegou no Brasil o Missionário Simonton! Vejamos os fatos narrados pelo Rev. Júlio A. Ferreira, em seu livro Galeria Evangélica:

            “Dia 12 de agosto de 1859. O sol, quando despontou das águas do Atlântico à entrada da Guanabara, fazendo brilhar o vulto majestoso do Pão de Açúcar, encontrou também silhueta pequenina de um navio. Barco à vela. Havia semanas que largara ferros em Baltimore, Estados Unidos.

            Não preciso encarecer as emoções dos passageiros que transpunham os umbrais dessa baia encantada. Sei que um moço de 26 anos, barba nazarena, desperto desde as 4 horas, abria seu diário e registrava o conhecimento de sua fraqueza e de sua pequenez, e declarava igualmente o ‘reconhecimento Àquele que o enviara ao Brasil’ para uma obra gigantesca e esperançosa. Trata-se de Ashbel Green Simonton

            A julgar pelos votos do rapaz, creio que sua imaginação, nessa manhã histórica, misturava o deslumbramento do espetáculo natural com as reminiscências de sua pátria, de sua gente, de suas lutas interiores.

            Lembrar-se-ia da reunião a que assistira em Newark (Nova Jersey), havia quase três anos, na qual, perante o ‘American Board’, velhos missionários em gozo de licença davam testemunho eloquente das alegrias espirituais que inundam a alma de quem parte para estranhas terras levando Boas Novas.

            – ‘Estou persuadido de que sou missionário de Cristo’ – escreveu então. Teria relido essa página do diário? Lembrar-se-ia com toda probabilidade de que, tendo ele se oferecido ao Board para o trabalho missionário, expressara ‘preferência pelo Brasil’. Aceitaram-no com a condição de transferi-lo, caso as portas não se abrissem nesse campo de sua preferência.

            Apesar de convites sedutores de várias igrejas da pátria, que viam nele ministro jovem e brilhante; apesar da oposição de amigos que apontavam o perigo de vida em clima adverso e em terra inóspita pelas constantes epidemias, resolvera partir, uma vez obtido o consentimento pleno de sua mãe velhinha.

            Este consentimento lhe fora concedido e ela mesma com John, o outro filho, é que o acompanhara até o cais de Baltimore naquele 18 de julho inesquecível. Oraram juntos, os três, em pleno cais. Família de tempera religiosa, esta senhora, Dª Martha Davis, ao ter esse nono filho, caçula, dedicara-o, de comum acordo com o pai, o médico Dr. William Simonton, por ocasião do batismo, ao serviço do Senhor.

            ‘Nunca me esquecerei’, diz ele, ‘da impressão em mim causada pela notícia de haverem meus pais me dedicado ao Senhor no batismo, para o Santo Ministério, caso fosse do Seu agrado vocacionar-me para tal serviço. Sempre me recordava disso, e essa lembrança muitas vezes me impedia de realizar cousas que, doutra sorte, eu decerto não deixaria de fazer’.

            Logo que começou seus estudos teológicos, o dever de consagrar-se ao trabalho missionário impressionou-o.

            ‘O deixar meu lar, amigos e pátria parecia duríssimo. E há de sê-lo, mas pode alguém assegurar para si, nesta vida, o próprio conforto? ‘Aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á.’ A única segurança está na submissão implícita à vontade e aos propósitos divinos. Sob a direção de Deus o lugar de perigo é o lugar de segurança e, sem a Sua presença, nenhum abrigo é seguro’.

            Foi assim, sob o imperativo misterioso de uma ordem divina, ao mesmo tempo superior e interior, que Simonton pisou, a 12 de agosto de 1859, a terra brasileira”.

 

Completamos no último dia 12, 143 anos da chegada de Simonton ao Brasil.

 

Júlio Andrade Ferreira (Adaptado por rev. Geraldo)

 

 

LITURGIA

 

PARA REFLETIR

Por que a Tristeza?

Com oração e lágrimas, Paulo deixa seus amigos em Éfeso. Eles se entristecem porque o tempo de ministério com apóstolo havia chegado ao fim. Eles se entristecem por Paulo, a quem amam, porque o Espírito avisou que haveria tempos difíceis e aprisionamento. Eles sofrem especialmente porque sabem que não verão mais o rosto do amigo.

Os rostos daqueles que amamos e partiram, em viagens ou por morte, permanecem vivos em nossas mentes. Lembramos de como eram. Em nossas memórias procuramos visualizar a luz dos seus olhos, o sorriso inconfundível, as expressões por causa das alegrias e preocupações. Seus rostos tornam-se inesquecíveis. Pensar que jamais veremos a face de alguns deles é extremamente doloroso.

Mesmo assim, há conforto em saber que Jesus vê todos aqueles que pertencem a Ele, mesmo os que já morreram. Eles estão sempre diante dele; desfrutam sua companhia, assim com todos os mortais que creem nele, só que de maneira perfeita e plena.

A Bíblia oferece esperança e conforto para quem se entristece por amigos e parentes que morreram. Tanto os que partiram como os que ainda vivem a vida terrena, estão rodeados e protegidos pela presença de Cristo. Mas um dia estes dois grupos se unirão. Todos verão o Salvador e verão uns aos outros.

Pense: A morte separa pessoas amadas, mas não as separa do amor de Cristo, que as ajuntará de novo na ressureição.

 

Leia: Atos 20.32-38

O que mais os entristeceu foi a declaração de que nunca mais veriam a sua            face.(Atos 20.38)

 

VIDA COMUNITÁRIA

 

POR QUEM ORAMOS:

ENFERMOS E CONVALESCENTES

Abdallah Naoum; Lídia, Cristina e Eliane Quinan; Gleice Silva Barbosa; Heloisa Miranda; Joaquim (pai da Ângela); Josefina (irmã do Jonas); Maria das Graças (funcionária); Mary N. Georges; Rafael e Bráulio (primos da Fabíola) e Rosa Falluh, Pb. Elon Gonçalves.

 

IGREJA

Liderança: Pastores, Presbíteros, Diáconos; Famílias.

 

OUTROS

Missionários e Seminaristas; Seminários.

 

ANIVERSARIANTES – 11 a 17/08/02

18 – João Fábio de Souza

 

 

AVISOS

 

 

DIA DO PRESBITERIANISMO

Como aconteceu no ano passado, este ano teremos o Culto em Comemoração ao dia do Presbiterianismo no Brasil. O culto será realizado hoje, 18/08 às 19h30m na Igreja Matriz das Assembleias de Deus na Praça da Bíblia. O pregador será o Rev. Dr. Augustus Nicodemus, pastor da Primeira IPB de Recife. Toda a igreja está convidada a participar. Não teremos culto na igreja.

 

GRUPOS DE ESTUDO BÍBLICO

 

ESTUDO NO LIVRO DE HEBREUS

20/08 – terça – 20h – residência dos irmãos Pb. Georges Jr e Fabíola.

 

ESTUDO NO LIVRO DE SALMOS

21/08 – quarta – 20h30 – Capela.

 

CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER

19/08, segunda, em recesso.

 

GRUPO DE VISITAÇÃO

22/08 – quinta – 20h – residência dos irmãos Rubens e Else (321-0077) – Rua Floriano Silva Batista Qd. M Lt. 03 Bairro Batista.

 

CORAL – Ensaio:

Adultos: segunda-feira, 19/08 às 19h.

 

TESOURARIA

Dízimos recebidos em 11/08/02:

07 – 09 – 10 – 15 – 21 – 23 – 28 – 29 – 32 – 39 – 44 – 48 – 50 – 59 – 74 – 75 – 76 – 82 – 83.

 

SAF

Reunião de Oração, segunda às 14h30m.

A SAF pede a colaboração dos irmãos doando roupas, calçados que não estão sendo usados para as pessoas de Teresópolis. As doações poderão ser entregues durante a semana na Capela.

TARDE & ARTE

Os cursos terão início, 27/08, terça às 14h.

 

CD DE HINOS E CÂNTICOS ÁRABE

Chegaram os CDs de Hinos e Cânticos em Árabe. Adquira o seu Kit na Secretaria.

 

MOMENTO MISSIONÁRIO

 

NEPAL

O Nepal é um pequeno país de 24.000000 de habitantes encravado na cordilheira do Himalaia, entre a Índia e a China. Foi lá que nasceu Buda, em 563 aC.

Há 50anos havia apenas uns 100 cristãos no Nepal. Hoje são aproximadamente 350.000.

De 19 a 20 de fevereiro realizou-se em Katmandu, capital do Nepal, uma conferência para pastores e lideres. Quase todos obreiros, são recém convertidos, aceitarão o evangelho a cerca de 2 anos ou ano e meio. Este foi o primeiro evento evangélico de porte realizado na única monarquia hindu  do mundo.

Revista Ultimato.

– Pedidos de Oração: por estes obreiros.

– Por missionários da Igreja Presbiteriana do Brasil (ver quadro no mural).

 

Mês de Missões

O mês de agosto é considerado pela IPB o mês das missões. Buscando incentivar desde cedo o desafio missionário, a APMT confeccionou cofrinhos para que as crianças (e também adultos) possam separar moedas para oferta. Adquira o seu e incentive seus filhos.

 

 

TRABALHOS DA SEMANA

 

Domingo

8h30 – Reunião de Oração

9h00 Escola Dominical

19h30 – Culto

 

Quarta

19h00 – Reunião de Oração

 

Quinta

20h00 – Grupo de Visitação

X