“Responde-me, SENHOR, pois compassiva é a tua graça; volta-te para mim segundo a riqueza das tuas misericórdias. Não escondas o rosto do teu servo, pois estou atribulado; responde-me depressa.” Sl 69.16,17.

 

Sabemos pelo relato das Escrituras Sagradas que o rei Davi enfrentou situações difíceis em sua vida, sofrendo a perseguição por parte de Saul que tentou matá-lo e depois o seu próprio filho Absalão que usurpou-lhe o trono e Davi  teve que fugir de Jerusalém. Davi também enfrentou os exércitos dos filisteus, amonitas, moabitas e os siros. No Salmo 69, Davi expressa estas situações deste modo: “São mais que os cabelos de minha cabeça os que, sem razão, me odeiam; são poderosos os meus destruidores, os que com falsos motivos são meus inimigos; por isso tenho de restituir o que não furtei.” Sl 69.4.

O Rei Davi também reconhece os seus pecados e ele sabe que os pecados ofendem a Deus e a justa ira de Deus se manifesta. “Tu, ó Deus, bem conheces a minha estultice, e as minhas culpas não te são ocultas.” Sl 69.5. Os nossos pecados fazem separação entre nós e Deus, e, sofremos por não fazer o que Deus ensina em sua Palavra. Davi experimentou momentos de aflição, angústia por ter pecado contra o Senhor. Ele sabia que suas transgressões desagradavam a Deus.

Nestas circunstâncias aflitivas, Davi busca o refúgio no Senhor. Ele ora a Deus. “Quanto a mim, porém, SENHOR, faço a ti, em tempo favorável, a minha oração. Responde-me, ó Deus pela riqueza da tua graça; pela tua fidelidade em socorrer.” Sl 69.13. Davi confiava na graça de Deus e busca a Deus sabendo da riqueza das suas misericórdias. Ele deseja que Deus responda depressa. Ele confia e ele espera a ação graciosa de Deus em seu favor perdoando os seus pecados e livrando-o das suas tribulações e de seus inimigos.

Davi também tem o desejo de louvar a Deus pelas respostas às suas orações. “Quanto a mim, porém, amargurado e aflito, ponha-me o teu socorro, ó Deus, em alto refúgio. Louvarei com cânticos o nome de Deus, exaltá-lo-ei com ações de graças.” Sl 69.29,30. Davi ora a Deus, recebe a resposta de Deus e louva a Deus com cânticos que ele mesmo compunha. Ele foi o mavioso salmista de Israel. 2 Sm 23.1Os seus louvores são mais agradáveis a Deus do que um boi ou um novilho com chifres e unhas. Sl 69.31. Louvando a Deus, Davi ensina aos aflitos a se alegrarem e eles também buscarão a Deus e os seus corações reviverão. Sl 69.32. Através da sua confiança em Deus e dos louvores dados a Deus, Davi deseja que todos compreendam que o Senhor ouve e responde as orações, para que todos louvem a Deus pelas bênçãos recebidas.

 

Rev. Natanael Miguel Sallum

 

 

LITURGIA

 

Prelúdio

 

ADORAÇÃO

*Apocalipse 5.11-14.

*Hino 41 – Louvor Pela Graça Divina

*Oração de Adoração  

 

CONTRIÇAO

Filipenses 2.5-11.

Oração de Contrição

Hino 91 – A Fé dos Antigos

 

LOUVOR

* Cânticos

20 – Glória Pra Sempre

37 – Se Invocarmos o Nosso Senhor

 

Dízimos e ofertas

Hino 60 – Ofertório

Oração de Gratidão

 

EDIFICAÇÃO

Leitura e Mensagem: Rev. Natanael

 

DEDICAÇÃO

Hino 86 – Espírito do Eterno Deus

 

* Tríplice Amém

 

Poslúdio

 

* Congregação em pé

 

 

 

AVISOS

 

 

 

GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO

Haverá Grupo de Estudo Bíblico nesta quarta feira, dia 30, às 20:00 horas, aqui na Capela.

 

REUNIÃO DO CONSELHO

No próximo domingo, dia 03, haverá reunião do Conselho da Capela,  após o encerramento da Escola Dominical. Todos os presbíteros estão convocados.

 

SANTA CEIA

No próximo domingo, dia 03, por ocasião do Culto Divino, teremos o privilégio de participar da Ceia do Senhor. Preparemo-nos para participarmos dignamente da Santa Ceia.

 

REUNIÃO DE ORAÇÃO NA CAPELA

Quarta-feira às 19:00 horas.

 

REUNIÃO DA UPA E UMP

Haverá reunião dos Adolescentes e Jovens no próximo sábado, dia 02, às 19:30 horas, aqui na Capela.

 

PAUTA DE ORAÇÃO

ENFERMOS

“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas.”  (João 11.3).

 

D. Geni (irmã da D. Nenê); Aurisan (João Maranhão); D. Gláucia (mãe da Drª Heloísa); Eduardo Batista (amigo da Simone); Cristian (sobrinho D. Nenê); Sarah (sobrinha da Rebecca); David (sobrinho da Rebecca); D. Sebastiana (mãe da Aparecida Francisco); D. Maria Bernadete; D. Nilza (mãe da Else); D. Olga (mãe do Renner).

 

 

IGREJA

Liderança; Famílias; Escola Dominical; Grupos de Estudo e de Visitação; Ministério de Casais; SAF; UPA; Coral.

 

 

OUTROS

Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Líderes da Igreja Presbiteriana do Brasil; Ministério de Alfabetização e Evangelização.

 

 

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

27 – Mariane Diniz Silva

28 – Bruna Gabrielly Martins

31 – Degmar da S. Migliavacca

01 – Guilherme H. G. de Almeida

01 – Michel Gontijo Rodrigues

02 – Flávia V. Ribeiro Gomes

 

 

TESOURARIA: 20/03/2022

Dízimos Recebidos

05 – 08 – 10 – 16 – 20 – 23 – 25 – 32 – 43 – 64 – 74 – 75 – 76 – 80 – 107 – 111 – 120 – 125 – 134 – 139 – 140 – 151 – 152.

 

Ofertas Recebidas

05 – 10 – 23 – 27 – 52 – 64 – 75 – 76 – 107 – 111 – 135 – 137 – 152.

 

 

ESCALA

 

 

27/03/2022 – HOJE                                          

 

Diáconos: Dcs. Adenir, André Ribeiro,

                 Elias, Liliomar, Matheus              

 

Púlpito: Rev. Natanael e Pb. Timóteo

 

Grupo de Louvor:  Pb. Joel

 

 

03/04/2022 – PRÓXIMO DOMINGO

 

Diáconos: Dcs. André Zorzi, Fernando,

                 Luciano, Michel, Pedro

 

Púlpito: Rev. Natanael e Pb. Daniel

 

Grupo de Louvor:  Pb. Ramez

 

 

REUNIÕES SEMANAIS

 

 

4ª feira- Reunião de Oração – 19h

Estudo Bíblico – 20h

 

Domingo- Escola Dominical – 9h

Culto de Adoração e Louvor – 19h30

X