ORAÇÃO

 

“Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo…” Ne 1:11

 

Quando o assunto é oração, existem muitas posições divergentes. Há os que acham que ela está ultrapassada. Há os que pensam que Deus já não responde mais como antigamente. Há os que pensam que o avanço tecnológico, não abre mais espaço para a ação do sobrenatural. Apesar das críticas, dos acertos e desacertos, existem muitos que tem encontrado na oração um refúgio. Para esses a oração é o bálsamo que perfuma suas vidas machucadas pelos embates do dia-a-dia. Para outros, a oração é a força que os sustém quando os problemas parecem maiores do que realmente são. E há os que se sentem gratificados por saberem que através da oração as suas súplicas e petições são ouvidas e respondidas por Deus. É na oração que a comunhão verdadeira com Deus acontece e floresce. A oração tem sido chamada de “a maior força sobre a face da terra”.

No inicio do seu livro, Neemias nos conta de sua experiência com a oração. Ele começa relatando o resultado da visita que seu irmão Hanani lhe fizera, e de sua reação quando ouviu o relato da situação do seu povo e de sua cidade querida. Jerusalém estava com os muros e as portas destruídas. O povo estava desamparado e na miséria. A situação era difícil e maior do que ele podia suportar. Nesta condição ele se coloca de pé no meio da brecha e intercede pelo povo. Pensando na oração de Neemias é que surge o tema de nossa meditação: ALGUNS ELEMENTOS DA ORAÇÃO QUE PRODUZ RESULTADOS.

I – ADORAÇÃO A DEUS – Neemias começa sua oração com a frase: “Ah! Senhor Deus dos céus, Deus grande e temível!” Seu coração e seus pensamentos estão voltados para a grandeza de Deus. Deus não deve ser tratado por nós como se fosse um igual, um semelhante. Ele é o Soberano Senhor Criador dos céus e da terra. Em não sendo igual a nós, isto significa que Ele merece nosso respeito, nosso temor, nossa reverência. Povo que se reúne para adorar a Deus e não se coloca silenciosamente em oração buscando em primeiro lugar agradar a Deus, não respeita a Deus. É preciso, ao nos aproximarmos de Deus, reconhecer a sua grandeza, a sua majestade e a sua soberania.

II – LOUVOR – Neemias dá graças a Deus porque Ele “guarda a aliança e a misericórdia com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos”. Nós louvamos a Deus em reconhecimento à ação maravilhosa que Ele realiza em nossas vidas; pelos Seus feitos maravilhosos e grandiosos; pela Sua benção e Seu cuidado e proteção. Louvor é fruto de coração agradecido, de lábios sinceros e de vida consagrada. Louvor é o resultado de se andar com Deus. Quem não é agradecido não sabe o que é o louvor, e quando louva, o faz apenas com os lábios. Disse Jesus: “Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim” (Mt 15:8).

III – PETIÇÃO SINCERA – Outra atitude de Neemias na oração é resultado do conhecimento que ele tinha de que Deus sabia e veria a necessidade do seu povo, se mais uma vez eles se submetessem à sua autoridade. Deus mesmo deixou claro esta verdade nos textos de I Reis 8:29 e 30 e em II Crônicas 7:14. E foi com esta confiança que ele clama mais uma vez a Deus: “estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos abertos para acudirdes à oração do teu servo…” (Ne 1:6).  A intercessão é uma atitude altruísta de nossa parte. Quem sabe orar intercessóriamente pelas pessoas, aprende que Deus sempre ouve e responde nossas orações. A história do cristianismo está cheia de exemplos de pessoas que aprenderam a suplicar e clamar a Deus por outros e foram ouvidos. A oração que inclui a petição sincera é uma oração que Deus ouve, uma oração que move o coração de Deus.

CONCLUSÃO: – Será que hoje ao orarmos seguimos os mesmos passos da Oração de Neemias? E se seguimos, por que será que Deus não nos ouve como ouvia antigamente? Posso afirmar sem medo de errar: falhamos em perseverar. Neemias orou durante dois meses, só então ele se atreveu a falar com o rei sobre a situação do seu povo. A perseverança de Neemias é algo extraordinário. Ele continuou orando em favor do seu povo dia e noite. Ele poderia fazer o que muitas vezes fazemos: prometer orar sobre a necessidade de alguém, mas logo nos esquecer. A atitude de Neemias é de reverência e humildade. No dizer de Cyril J. Barber, “Neemias sabia que os auto-suficientes não oram; Os auto-satisfeitos não têm conhecimento de suas necessidades, Os auto-justificados não podem orar, pois não possuem base sobre a qual possam aproximar-se de Deus”. Queridos, nós não sabemos o que Deus irá fazer por nós e através de nós hoje, mas temos que continuar orando a Deus. Atravessamos dias difíceis e por isso devemos incessantemente orar uns pelos outros. Que Deus nos abençoe.

Rev. Geraldo Silveira Filho

 

 

LITURGIA DO CULTO

 

Prelúdio

 

Adoração

* Filipenses 2:1 a 11

* Hino 113

* Oração de Adoração

 

Contrição

Salmo 32

Hino 128

Orações Silenciosas

Oração de Confissão

 

Louvor

Cânticos: 141 – Existe um Nome

118 – És a Nossa Estrela

109 – Minha razão de Viver

 

Consagração

* Cântico 28 – Meu Coração Transborda…

* Dízimos e Ofertas

* Oração de Gratidão

 

Edificação

Cântico 31 – O Espírito de Deus

Oração Pastoral

Leitura e Mensagem: Rev. Geraldo Silveira

 

Dedicação

* Hino 287 – Igreja Alerta

* Oração e Bênção

 

Poslúdio

 

* Congregação em pé.

 

 

 

VIDA COMUNITÁRIA

 

POR QUEM ORAMOS:

Enfermos: Aída Ribeiro, Ângela Naoum, Sr. Arlindo (Pai do Willian), Cristina e Eliane Quinan, Heloisa Miranda, Irene (irmã da D. ª Sebastiana), Sr. José (Pai do Alessandro), Magda (mãe da Fabíola) e Rafael (primo da Fabíola).

 

Outros: Família da Laís, Missionários e Seminaristas, Seminário Presbiteriano Brasil Central, Michele, Thais Quinan e Valter (neto da D. ª Sebastiana).

 

Igreja: Liderança: Pastores, Presbíteros, Diáconos, Famílias da Igreja, Imóvel Próprio.

 

Aniversariantes de 23 a 29/09:  Dia 29 – Isabella M. G. Maciel de Lima

Dia 29João Victor Fleury Naoum.

 

VISITANTES – Estiveram nos alegrando com suas presenças no domingo passado: ROSÉLIA MARTINS, TAÍS BARBOSA GOMES, TERESA CRISTINA M. BARBOSA E VICTOR ALVES BARBOSA.

Prezado Visitante – A você que já é membro de outra Igreja Evangélica, a nossa gratidão por sua visita. A você que está à procura de uma vida mais próxima de Deus, colocamos a nossa comunidade a sua inteira disposição, esperando vê-lo em nosso meio outras vezes.

 

 

 

AVISOS

 

COMPRA DO IMÓVEL

Informamos aos irmãos que, conforme decisão da Assembleia Extraordinária realizada no domingo passado, o imóvel onde estamos foi definitivamente adquirido e já encontra-se devidamente escriturado e registrado. Agradecemos a Deus por nos dar tão grande bênção.

 

TARDE & ARTE

Inicia-se nesta terça, dia 25, das 14h00 às 16h30, um novo curso de Artesanato, promovido pela SAF, o curso de Tricô.  Venha participar!

 

CORAIS – Ensaios:

Adolescentes: segunda (24/09) – 19h00

Adultos: sexta (28/09) – 19h00

Crianças: sábado – recesso

 

GRUPOS DE ESTUDO

ESTUDO DO CATECISMO MENOR

24/09 – segunda – 20h15 – residência dos irmãos Antônio Sérgio e Lana, sob orientação do pb. Joel G. Costa.

 

ESTUDO NO LIVRO DE 1 TIMÓTEO

25/09 – terça – 20h00 – residência dos irmãos pb. Georges Jr e Fabíola, sob orientação do pb. Georges Jr.

 

PANORAMA BÍBLICO

26/09 – quarta – 20h00 – na Capela, sob orientação do pb. Pedro Prudente.

 

EVANGELHO DE MATEUS

26/09 – quarta – 20h30 – residência dos irmãos dc. José Antônio e Olívia, sob orientação do pb. Elon.

 

 

MOMENTO MISSIONÁRIO

 

NOVOS OBREIROS – Alcançar os povos não alcançados: o maior desafio da Igreja atual.  A Igreja caminha preocupada consigo mesmo e fecha o seu olhar para a realidade dos povos que precisam ser alcançados pelas boas novas de salvação.  Enquanto estamos abrindo várias Igrejas ao longo das ruas da nossa cidade, nós esquecemos que “todos os dias morrem 55.000 pessoas sem conhecer a Jesus”.  Enquanto estamos disputando quem tem a melhor equipe de louvor, nos esquecemos que existem cerca de 9.000 a 11.000 povos de etnias que nunca ouviram a respeito de Jesus.  Enquanto estamos observando quem tem o templo maior e o mais bonito da cidade, fechamos os nossos olhos para as 126 tribos indígenas não alcançados pelo evangelho em nosso país.  Estamos abrindo várias Igrejas no mesmo local, discutindo qual a melhor doutrina, qual a melhor pregação, o melhor louvor, porém as pessoas ainda estão morrendo carentes de uma palavra de vida eterna.  A visão do apóstolo Paulo é bem diferente da nossa.  (Romanos 15:20).  O alvo de Paulo era alcançar corações que ainda não conheciam a Jesus.  A perspectiva clara deixada pelo apóstolo Paulo era que ele buscava lugares onde o evangelho ainda não havia chegado.  Rev. Osnir Ferreira – JME

 

 

TRABALHOS SEMANAIS

 

Domingo – dia 23/09:

8h 30 – Reunião de Oração

9h Escola Dominical

19h 30 – Culto

 

Segunda – dia 24/09:   Reunião de Oração da SAF – 15h

Estudo Bíblico – 20h15 – residência Antônio Sérgio e Lana

 

Terça – dia 25/09:   Tarde & Arte – 15h

         Estudo Bíblico – 20h30 – residência pb. Georges Jr e Fabíola

 

Quarta – dia 26/09Reunião de Oração – 19h

Estudo Bíblico – 20h

         Estudo Bíblico – 20h30 – residência dc. José Antônio e Olívia

 

Domingo – dia 30/10:

8h 30 – Reunião de Oração

9h Escola Dominical

19h 30 – Culto

 

Maiores informações na secretaria da Capela, ou pelo telefone 324-7047.

X