A JANELA

 

“… porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. … tudo posso naquele que me fortalece.”              Filipenses 4:11 a 13

 

Li este texto compartilhado pela internet, de um autor desconhecido, e julguei pertinente para nossa reflexão hoje.

“Certa vez havia dois homens que, seriamente doentes, estavam na mesma enfermaria de um grande hospital. O cômodo era bastante pequeno e nele havia uma janela que dava para o mundo lá fora.

Um dos homens, como parte de seu tratamento, tinha permissão para sentar-se na cama por algumas horas durante as tardes (algo a ver com a drenagem de fluído de seus pulmões). Sua cama ficava perto da janela. O outro, contudo, tinha que passar todo o seu tempo deitado de barriga para cima.

Todas as tardes, quando o homem cuja cama ficava perto da janela era colocado em posição sentada, ele passava o tempo descrevendo o que via lá fora. A janela aparentemente dava para um parque onde havia um lago. Havia patos e cisnes no lago e as crianças iam atirar-lhes pão e colocar na água barcos de brinquedo. Jovens namorados caminhavam de mãos dadas entre as árvores e havia flores, gramados e jogos de bola. Ao fundo, por trás das fileiras de árvores, avistava-se o belo contorno dos prédios da cidade.

O homem deitado ouvia o que estava assentado descrever tudo isso, apreciando todos os minutos. Ouviu sobre como uma criança quase caiu no lago e sobre como as garotas estavam bonitas em seus vestidos de verão. As descrições do seu amigo eventualmente o fizeram sentir que quase podia ver o que estava acontecendo lá fora…

Então, em uma bela tarde, ocorreu-lhe um pensamento: por que o homem que ficava perto da janela deveria ter todo o prazer de ver o que estava acontecendo? Por que ele não podia ter essa chance? Sentiu-se envergonhado, mas quanto mais tentava não pensar assim, mais queria uma mudança. Faria qualquer coisa!

Numa noite, enquanto olhava para o teto, o outro homem subitamente acordou tossindo e sufocando, suas mãos procurando o botão que faria a enfermeira vir correndo. Mas ele observou sem se mover quando o som da respiração parou. De manhã a enfermeira encontrou o outro homem morto, e, silenciosamente, levou embora o seu corpo.

Logo que pareceu apropriado, o homem perguntou se poderia ser colocado na cama perto da janela. Então colocaram-no lá, aconchegaram-no sob as cobertas e fizeram com que se sentisse bastante confortável.

No minuto em que saíam, ele apoiou-se sobre um cotovelo com dificuldade e sentindo muita dor, olhou para fora da janela. Viu apenas um muro…”

Irmãos, que o texto acima nos faça refletir sobre a nossa vida e o nosso relacionamento com Deus. Somente veremos o que Deus pode fazer em nós e através de nós, se nossos olhos forem bons. Somente os puros percebem a ação diária de Deus em suas vidas. “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.” (Mt. 5:8)

 

Rev. Geraldo Silveira Filho

 

 

LITURGIA DO CULTO

 

Prelúdio

 

Adoração

* Salmo 19

* Hino 33 – Maravilhas Divinas

* Oração de Adoração

 

Contrição

Lamentações 3:22 a 42

Hino 217 – Desprendimento

Orações Silenciosas

Oração de Confissão

 

Louvor

Cânticos: 116 – Bendize ó Minh’alma ao Senhor

98 – Minh’alma engrandece ao Senhor

99 – Ó Deus, Tu és o meu Deus forte

 

Consagração

* Hino 110 – A vida com Jesus

* Dízimos e Ofertas

* Oração de Gratidão

 

Edificação

Leitura e Mensagem: Rev. Alexandre Sena

 

Dedicação

* Hino 153 – Amparo Divino

* Oração e Bênção

 

Poslúdio

 

 

* Congregação em pé.

 

 

VIDA COMUNITÁRIA

 

POR QUEM ORAMOS:

Enfermos: Aída Ribeiro, Ângela Naoum, Sr. Arlindo (Pai do Willian), Cristina e Eliane Quinan, Heloisa Miranda, Irene (irmã da D. ª Sebastiana), Sr. José (Pai do Alessandro), Magda (mãe da Fabíola) e Rafael (primo da Fabíola).

 

Outros: Família da Laís, Missionários e Seminaristas, Seminário Presbiteriano Brasil Central, Michele, Thais Quinan e Valter (neto da D. ª Sebastiana).

 

Igreja: Liderança: Pastores, Presbíteros, Diáconos, Famílias da Igreja, Imóvel Próprio.

 

VISITANTES – Estiveram nos alegrando com suas presenças no domingo passado: EDSON LUÍS WEINCH e LINDSON PORTES LOBO.

Prezado Visitante – A você que já é membro de outra Igreja Evangélica, a nossa gratidão por sua visita. A você que está à procura de uma vida mais próxima de Deus, colocamos a nossa comunidade a sua inteira disposição, esperando vê-lo em nosso meio outras vezes.

 

 

 

AVISOS

 

 

SAF

Reunião da Executiva nesta segunda, dia 01, às 14h30 e Plenária, às 15h, na Capela.

SEMANA TEOLÓGICA

Esta semana acontece aqui na Capela a Semana Teológica, com o rev. Alderi Souza de Matos.

Tema: História da Igreja.

Horário: Quinta – dia 04 – 20h

Sexta – dia 05 – 20h

Sábado – dia 06 – 19h30

Domingo – dia 07 – 9h

 

CONSELHO

REUNIÃO – domingo, dia 07, após a Escola Dominical.

CORAIS – Ensaios:

Adolescentes: segunda (01/10) – 19h

Adultos: sexta (05/10) – 19h

Crianças: sábado (06/10) – 10h

GRUPOS DE ESTUDO

ESTUDO DO CATECISMO MENOR

01/10 – segunda – 20h15 – residência da irmã Maria Ignez M. Brito (324-8251), sob orientação do pb. Joel G. Costa.

 

ESTUDO NO LIVRO DE 1 TIMÓTEO

02/10 – terça – Recesso.

 

PANORAMA BÍBLICO

03/10 – quarta – 20h – na Capela, sob orientação do pb. Pedro Prudente.

 

EVANGELHO DE MATEUS

03/10 – quarta – 20h30 – residência dos irmãos Leonel e Renata (321-1278), sob orientação do pb. Elon Gonçalves.

MOMENTO MISSIONÁRIO

IGREJA MISSIONÁRIA – Na visão de Isaías no capítulo 6: 1-11, o texto de Isaías 6: 1-8 é riquíssimo ensinamento.  Dentre tantas lições, podemos extrair princípios para a vida missionária da Igreja e do missionário, lições que servirão para nortear o entusiasmo e a vontade que muitos estão tendo em querer acertar cada vez mais, na realização do trabalho missionário.  No versículo 8, Deus tem um objetivo.  Deus enviava anjos e os anjos obedeciam, mas Ele procura alguém:  “… quem há de ir por nós?”  Ir, no lugar do Pai, do Filho e do Espírito Santo.  “… enviarei…”: O tempo do verbo está no futuro, pois a tarefa precisa ser feita ainda.  Isaías foi (no seu tempo, na sua geração), Jesus foi, e nós?  Que Deus nos dê a graça de ver o que Ele vê, e que ao acontecer isto, que nunca mais venhamos a ser como éramos antes.

Rev. Labieno Moura Palmeira

 

CARTA À IGREJA

“Preciosos irmãos da Capela, somos imensamente gratos a Deus por suas vidas e queremos relembra-los que suas preciosas orações e todo o apoio tem chegado até aqui. Deus seja louvado! Precisamos das suas orações! A Capela está aqui fazendo a obra do coração de Deus: Missões! Com saudades! Miss. Josias e Sara Cambuy.

 

 

 

TRABALHOS SEMANAIS

 

Domingo – dia 30/09:

8h 30 – Reunião de Oração

9h Escola Dominical

19h 30 – Culto

 

Segunda – dia 01/10:   Reunião de Oração da SAF – 15h

Estudo Bíblico – 20h15 – residência Maria Ignez M. Brito

 

Terça – dia 02/10:   Tarde & Arte – 15h

Estudo Bíblico – 20h – residência pb. Georges Jr e Fabíola

 

Quarta – dia 03/10Reunião de Oração – 19h

Estudo Bíblico – 20h

         Estudo Bíblico – 20h30 – residência Leonel e Renata

 

Quinta – dia 04/10:   Semana Teológica – 20h

 

Sexta – dia 05/10:   Semana Teológica – 20h

 

Sábado – dia 06/10:   Semana Teológica – 19h30

 

Domingo – dia 07/10:

8h 30 – Reunião de Oração

9h Semana Teológica

19h 30 – Culto e Santa Ceia

 

Maiores informações na secretaria da Capela, ou pelo telefone 324-7047.

X