“O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.” Sl 23.1.

 

            Completamos mais de um ano e um mês convivendo com uma doença que matou mais de trezentos e oitenta mil brasileiros e levou para os hospitais e leitos de UTI milhares de brasileiros. Sabemos que a maioria dos brasileiros não foi infectada pelo Covid-19, mas como cidadãos os brasileiros tiveram que se adaptar a uma nova realidade, denominada isolamento social. Comércio fechado; shoppings fechados; crianças, adolescentes e jovens sem escola e Igrejas sem poder ter os seus Cultos presenciais.

Neste contexto, percebemos que o homem não é tão poderoso quanto ele imagina ser. O homem deseja ter o controle das situações em suas mãos. Ele quer decidir segundo a sua preferência pessoal. Ele se julga capaz, idôneo e competente para tomar suas próprias decisões. No entanto, durante a pandemia ele se vê limitado e até impedido de exercer o seu direito de decidir o que ele acha ser o melhor. Quando examinamos as Escrituras Sagradas aprendemos que o pecado se alojou no coração dos nossos primeiros pais porque eles quiseram ser como Deus. Não queriam ser mordomos, mas donos; não queriam ser servos, mas senhores; não queriam ser ovelhas, mas pastores. Tomaram a decisão errada não obedecendo a ordem de Deus.

A natureza pecaminosa herdada dos nossos primeiros pais se evidencia na atitude de auto suficiência por parte do homem. Ele se posiciona como capaz, inteligente, livre para decidir sem ter que submeter-se a nenhum mandamento ou regra. O que ele busca não é a orientação de Deus, mas livros e palestrantes que ofereçam auto ajuda. Passos para ter um casamento feliz; como fazer o negócio prosperar; como se tornar um vencedor são temas que chamam a atenção das pessoas. Esta realidade é tão forte na sociedade que até igrejas tem aberto espaço em seus púlpitos para coaches darem suas palestras de auto ajuda. O que podemos afirmar com absoluta segurança é que o ser humano muito mais do que auto ajuda ele precisa de ajuda do alto e sem medo de errar a ajuda do alto é suficiente e nos basta. A Bíblia não é um manual de auto ajuda, mas a revelação de Deus para a salvação do homem.

O Salmo 23 não é um texto de auto ajuda, mas a revelação da parte de Deus para o homem que precisa da ajuda que procede de Deus. Não é um Salmo que mostra o que a ovelha faz por si mesma e para si mesma, mas é a revelação de Deus sobre o que o Bom Pastor faz por suas ovelhas. “O SENHOR é o meu pastor e nada me faltará.” Sl 23.1. O SENHOR sendo o nosso Pastor estamos seguros, protegidos, alimentados, consolados e esperançosos. Nossa confiança neste tempo tão difícil está em Deus. Ele é o nosso refúgio, o nosso socorro, o nosso ajudador, o nosso Pastor, a nossa esperança.

 

Rev. Natanael Miguel Sallum

 

LITURGIA

 

Prelúdio

 

ADORAÇÃO

*Salmo 67.

*Hino 42 – O Grande Amor de Deus

*Oração de Adoração  

 

CONTRIÇAO

Efésios 2.1-10.

Oração de Contrição

Hino 74 – Sinceridade

 

LOUVOR

* Cânticos

61 – Quão Grande É o Meu Deus

45 – Venho Senhor Minha Vida Oferecer

 

Dízimos e ofertas

Hino 47 – Louvor e Glória

Oração de Gratidão

 

EDIFICAÇÃO

Leitura e Mensagem: Rev. Natanael

 

DEDICAÇÃO

Hino 292 – A Vinda do Senhor

 

* Tríplice Amém

 

Poslúdio

 

* Congregação em pé

 

 

AVISOS

 

 

 

SANTA CEIA

No próximo domingo, dia 02, por ocasião do Culto Divino, teremos o privilégio de participar da Ceia do Senhor. Preparemo-nos para participarmos dignamente da Santa Ceia.

 

PAUTA DE ORAÇÃO

ENFERMOS

“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas.”  (João 11.3).

 

Aurisan (João Maranhão); Alessandro (sobrinho Dona Nenê); D. Gláucia (mãe da Drª Heloísa); Eduardo Batista (amigo da Simone); Cristian (sobrinho D. Nenê); Sarah (sobrinha da Rebecca); David (sobrinho da Rebecca); D. Sebastiana (mãe da Aparecida Francisco); D. Maria Bernadete; D. Nilza (mãe da Else); D. Olga (mãe do Renner).

 

IGREJA

Liderança; Famílias; Escola Dominical; Grupos de Estudo e de Visitação; Ministério de Casais; SAF; UPA; Coral.

 

OUTROS

Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Líderes da Igreja Presbiteriana do Brasil; Ministério de Alfabetização e Evangelização.

 

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

25 – Reginaldo T. Nunes

26 – Sérgio Scripnic

27 – Rony Neres Martins

28 – Anaide de Lima Nunes

29 – Laura Pinheiro Costa

01 – Ilda Pereira S. Costa

 

ANIVERSARIO DE CASAMENTO

27 – Wandré Machado e Alletheya

27 – Henrique Batista e Roseane

 

TESOURARIA: 18/04/2021

Dízimos Recebidos

08 – 35 – 59 – 115 – 120 – 130 – 131 – 143 – 154.

Ofertas Recebidas

27 – 59 – 130 – 132.

 

 

25/04/2021 – HOJE                                          

 

Diáconos: Dcs. Adenir, André Ribeiro,

                 Elias, Liliomar, Matheus

 

Púlpito: Rev. Natanael e Pb. Georges Jr.    

 

Grupo de Louvor: Pb. Joel

 

 

02/05/2021 – PRÓXIMO DOMINGO

 

Diáconos: Dcs. André Zorzi, Fernando,

                 Luciano, Michel, Pedro

 

Púlpito: Rev. Natanael e Pb. Joel  

 

Grupo de Louvor: Pb. Ramez

X