“Agora, pois, temei ao SENHOR e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao SENHOR. Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.” Js 24.14,15.
Ao longo da nossa existência estamos sempre fazendo escolhas. Escolhemos a profissão, escolhemos com quem iremos casar, escolhemos onde morar: se em casa ou apartamento, escolhemos as roupas e calçados que usamos, escolhemos a marca, modelo e cor do carro que iremos comprar. São escolhas importantes e que devemos ser criteriosos e ter sabedoria para tomar decisões acertadas. Também na nossa vida podemos enfrentar situações que somos obrigados ou forçados a vivencia-las sem ter a oportunidade de escolher. Assim aconteceu com o povo de Israel. Na terra houve 7 anos de abundância e depois 7 anos de escassez. Durante os sete anos de fome na terra Jacó e seus filhos desceram ao Egito porque somente no Egito tinha comida. José, filho de Jacó, tinha sido vendido pelos irmãos a uma caravana de ismaelitas e José foi comprado como escravo por Potifar. José interpretou os sonhos de Faraó de que haveria sobre a terra 7 anos de abundância e depois 7 anos de escassez. Como escravo José não tinha escolha. O escravo está sujeito ao seu senhor.
Mas Deus era com José e Faraó o colocou na posição mais elevada no Egito. José o escravo hebreu, agora é o segundo maior homem do Egito, abaixo apenas de Faraó. José administra a safra abundante de cereal e depois ele é quem distribui o alimento nos anos de fome. A família de José vem ao Egito e são sustentados por José. Após a sua morte, outro Faraó se levantou como governador do Egito e este passou a maltratar o povo hebreu. Eles foram feitos escravos no Egito. Durante 400 anos foram oprimidos, humilhados, expostos a trabalhos forçados. Então os israelitas clamaram a Deus. Deus viu a aflição do seu povo, ouviu o seu clamor e desceu para livra-los do jugo cruel imposto por Faraó.
O povo de Israel é liderado por Moisés e Deus com mão forte e poderosa os livrou do domínio tirano de Faraó. O povo é conduzido por Moisés durante 40 anos no deserto e depois liderados por Josué eles entram na terra que Deus prometera a Abraão, Isaque, Jacó e aos seus descendentes. Agora, livres, donos da terra eles são colocados diante da decisão mais importante que o homem pode tomar. Eles escolheriam a quem iriam servir. Eles conheciam os deuses que os egípcios serviam e também eles conheciam os deuses dos amorreus, terra que agora habitavam. Eles podiam escolher a quem servir. Josué toma a sua decisão pessoal: “Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.” O Deus vivo e verdadeiro, que os tirou do Egito e os trouxe à terra prometida. Da mesma forma podemos escolher a quem servimos. Muitos deuses, muitos ídolos são conhecidos mundo afora, mas há somente um Deus vivo e verdadeiro. O Deus que se revela em sua Palavra, a Bíblia Sagrada. A Ele devemos servir. Somente em Deus devemos confiar. Ao SENHOR amamos de todo o nosso coração e queremos por escolha nossa servi-Lo com integridade e fidelidade de coração. Esta é a decisão mais importante de sua vida.
Rev. Natanael Miguel Sallum
LITURGIA
Prelúdio
ADORAÇÃO
*Salmo 127.
*Hino 42 – O Grande Amor de Deus
*Oração de Adoração
CONTRIÇÃO
Salmo 128.
Oração de Contrição
Hino 350 – A Palavra da Vida
LOUVOR
*Cânticos
110 – Jesus Cristo Mudou Meu Viver
150 – Vem Desfrutar do Amor de Deus
Dízimos e ofertas
Hino 47 – Louvor e Glória
Oração de Gratidão
INTERCESSÃO
Oração de Intercessão
EDIFICAÇÃO
Leitura e Mensagem: Rev. Natanael
DEDICAÇÃO
Hino 351 – Belas Palavras de Vida
* Tríplice Amém
Poslúdio
* Congregação em pé
AVISOS
ORDENAÇÃO E INVESTIDURA DOS DIÁCONOS
O Conselho da Capela Presbiteriana de Anápolis procederá a Ordenação e Investidura dos diáconos eleitos e reeleitos no dia 07 de maio de 2023 no Templo da Capela às 19:30 horas.
REUNIÃO DE ORAÇÃO NA CAPELA
Quarta-feira às 19:00 horas.
SANTA CEIA
No próximo domingo, dia 07, por ocasião do Culto Divino, teremos o privilégio de participar da Ceia do Senhor. Preparemo-nos para participarmos dignamente da Santa Ceia.
GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO
Haverá Grupo de Estudo Bíblico, nesta quarta-feira, dia 03, às 20:00 horas, aqui na Capela.
REUNIÃO DA UPA E UMP
Haverá reunião dos Adolescentes e Jovens no próximo sábado, dia 06, às 19:30 horas, aqui na Capela.
PAUTA DE ORAÇÃO
ENFERMOS
“… Senhor, está enfermo aquele a quem amas.” (João 11.3).
D. Geni (irmã da D. Nenê); Aurisan (João Maranhão); D. Gláucia (mãe da Drª Heloísa); Cristian (sobrinho D. Nenê); Sarah (sobrinha da Rebecca); David (sobrinho da Rebecca); D. Maria Bernadete; D. Nilza (mãe da Else); D. Olga (mãe do Renner); D. Ana (Asilo Monte Sinai); Sr. Manuel (Pai da Marisa); Susy (irmã da Rebecca); Neide (mãe da Ana Maria); Jânio (pai da Naya).
IGREJA
Liderança; Famílias; Escola Dominical; Grupos de Estudo e de Visitação; Ministério de Casais; SAF; UPA; Coral.
OUTROS
Missionários, Seminários da IPB; Governantes da Nação; Presbitério e Líderes da Igreja Presbiteriana do Brasil; Ministério de Alfabetização e Evangelização.
ANIVERSARIANTES DA SEMANA
30 – Nycolas Brito
01 – Ilda Pereira Silva Costa
04 – Pb. Ramez Abdallah Naoum
ANIVERSARIO DE CASAMENTO
30 – Michael Taylor e Rebeca
TESOURARIA: 23/04/2023
Dízimos Recebidos
04 – 05 – 08 – 16 – 20 – 41 – 59 – 63 – 66 – 74 – 118 – 120 – 123 – 129 – 134.
Ofertas Recebidas
32 – 123.
ESCALA
30/04/2023- HOJE
Diáconos: Dcs. André Zorzi, Fernando,
Luciano, Michel, Pedro
Púlpito: Rev. Natanael e Pb. Hamilton
Grupo de Louvor: Luís Filipe
07/05/2023 – PRÓXIMO DOMINGO
Diáconos: Dcs. Adenir, André Ribeiro,
Elias, Liliomar, Matheus
Púlpito: Rev. Natanael
Grupo de Louvor: Pb. Ramez
REUNIÕES SEMANAIS
4ª feira – Reunião de Oração – 19h
Grupo de Estudo Bíblico – 20 hs
Sábado – Reunião dos Adolescentes e Jovens – 19:30 hs
Domingo – Escola Dominical – 9h
Culto de Adoração e Louvor – 19:30hs