A PROPÓSITO DO SEGUNDO TURNO
Eu não poderia orientar alguém a votar no candidato fulano ou no candidato cicrano. Nem em um aconselhamento particular, sequer do púlpito, de onde só deve ser pregado o Evangelho da Graça.
Explico: Por natureza, o cristão é cidadão dos céus. Cidadania tão cara e difícil, que supera em exigência a todas as demais. Se na terra ele é proibido de matar, a lei celeste exige que ele sequer pense em fazê-lo.
Na maioria dos países já não se faz caso de coisas julgadas pequenas. Porém, lá, tem-se em alta conta a honestidade (até do falar), a castidade e as intenções. A mentira é duramente condenada e o mexerico detestado. A calúnia, a difamação, coisas abundantes nessa campanha eleitoral, sequer pode ser pensada.
Portanto, aquele que consegue ser um bom cidadão de lá, consegue ser cidadão de qualquer país sob qualquer regime político inventado pelo homem.
É verdade que alguns ideários políticos podem ser mais parecidos com os valores de lá, mas nenhum será igual. Curiosamente, durante sua história a Igreja foi tanto mais pura, quanto lhe era adverso o regime político.
A maior derrocada da Igreja foi quando ela se aliou ao poder, na época de Constantino: de perseguida e zelosa de sua missão, ela passou a ser perseguidora e zelosa de seus novos interesses materiais.
Mas, voltando ao que a Bíblia nos ensina sobre cidadania:
Somos, primeiramente, cidadãos dos céus e membros de um corpo chamado Igreja. Enquanto estivermos sobre a terra, devemos, como cidadãos do país em que vivermos, ter em alta conta as autoridades, pois são ministros de Deus. Devemos orar por elas, e, embora a Bíblia não tenha sido escrita em um ambiente político-democrático, por dedução, temos o dever de escolher, e delegar nossa parcela de autoridade, àquele que for melhor para o país de que somos cidadãos.
Entretanto, tudo isso ocorre na esfera pessoal. A Igreja não se representa nesse poder constituído. A Igreja não pode ser igualada a um grupo humano com interesses definidos que precise de um representante para defendê-la. Ela não é como uma associação, às vezes pecaminosa, como o grupo GLS, que apoia os políticos que prometam defender seus direitos. Ela não possui “poder cidadão” que delegue a alguém, pois ela se reporta aos céus. Ela existe para atender as exigências de seu Senhor.
Cabe, a cada um de nós, votar, de acordo com nossa consciência, diante de Deus, e como cidadãos do Brasil, reclamar a quem recebeu nosso voto se errou. Elogiá-lo se for o caso. Mas acima de tudo orar por ele e pelos demais que, muitas vezes, sem se darem conta, estão cumprindo os decretos do Senhor da Igreja, abençoando materialmente a Igreja ou perseguindo-a.
Rev. Folton Nogueira – IPB Utinga – São Paulo
LITURGIA
Prelúdio
Reunimo-nos em Comunhão
* Salmo 67 (Uníssono)
* Hino 14 – Louvor
* Oração
Reconheçamos Nosso Pecado
Salmo 85 (alternado)
Hino 71 – Perdão
Orações silenciosas
Oração de Confissão
Louvamos ao Senhor que nos perdoa
Cântico 140 – Deixa que Cristo Te Envolva
53 – Em Nome do Senhor Jesus
16 – Eu Quero Ser, Senhor Amado.
Consagrando o que pertence ao Senhor
* Hino 62 – Hino de Gratidão
* Dízimos e Ofertas
* Oração de Gratidão
Ouçamos Sua Voz
Leitura e mensagem: Eliezer Honorato
Saiamos para servir
* Hino 221 – Um Vaso de Bênção
* Oração Final
* Hino 299 –Renovação
Poslúdio
* Congregação em pé
VIDA COMUNITÁRIA
ENFERMOS E CONVALESCENTES
Anísio (pai do dc. Djalma); Bráulio (primo da Fabíola); Heloisa Miranda; Joaquim (pai da Sra Ângela Naoum); Josefina (irmã do Sr. Jonas); Lídia, Cristina e Eliane Quinan; Maria das Graças (funcionária) e Rosa Falluh.
IGREJA
Liderança: Pastores, Presbíteros, Diáconos; Famílias.
OUTROS
Missionários e Seminaristas; Seminários.
ANIVERSARIANTES – 27/10 a 02/11/02
27/10- Adriana C. B. Hummel
28/10 – Julie Naoum
01/11 – Tiago Nince Ramos
02/11 – Matheus Abrahão Naoum
DATAS COMEMORATIVAS
31/10 – Dia Da Reforma Protestante.
AVISOS
GRUPOS DE ESTUDO BÍBLICO
CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER
28/10 – segunda – 20h15 – residência dos irmãos Dc. Djalma e Heloísa.
ESTUDO NO LIVRO DE ROMANOS
29/10 – terça – 20h – residência dos irmãos
- Georges Jr e Fabíola.
ESTUDO NO LIVRO DE SALMOS
30/10 – quarta – 20h30 – Capela.
GRUPO DE VISITAÇÃO
31/10 – quinta – 20h – residência dos irmãos Divino e Mércia (pais do Rafael) – Rua Cel. Olímpio Barbosa de Melo Qd. 15 Lt. 15 Jundiai (311-4795).
coral- ensaio:
Adultos: hoje, após a Escola Dominical e amanhã, 28/10, às 19h;
Crianças: amanhã, 28/10, às 18h30 e quarta, 30/10, às 18h30.
SAF
Brevemente a SAF realizará o Bazar de Usados, por isso pede aos irmãos que tragam roupas, sapatos, bolsas e outros materiais novos ou usados, para que possam ser utilizados no Bazar.
APMT
Os irmãos que adquiriram os cofrinhos da APMT podem trazê-los para que as ofertas possam ser enviadas.
PASTOR EM VIAGEM
O pastor esta semana estará no curso de Doutorado em Ministério, em Londrina/SC.
MOMENTO MISSIONÁRIO
um POR TODOS E TODOS POR CRISTO
Parceria entre instituições evangélicas nacionais e internacionais garantiu o sucesso da Operação Trans-Ribeirinho.
* JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS – JMN – idealização e coordenação do Projeto (412 voluntários por 30 dias em 13 municípios da Amazônia), e sustento dos obreiros para estes municípios. Fez parcerias com: Convenção Batista do Amazonas – CBA – ficou responsável pela aquisição de propriedades nos municípios alcançados; já compraram 08 e vão sustentar 06 obreiros.
* INTERNACIONAL MISSION BOARD – financiou a compra e envio de 1/2 ton. de medicamentos e 6 e 1/2 ton. de material evangelístico.
* ASAS DE SOCORRO – transportou os voluntários sobre a selva amazônica e apoiou também na área de saúde, com a preparação da equipe, seleção dos medicamentos e apoio direto do dentista da missão.
* CONVENÇÃO BATISTA ACREANA – hospedagem e transporte “é importantíssimo que isso aconteça mais vezes. Somos o povo de Deus, somos remidos pelo sangue de Cristo e um movimento deste não é só do Amazonas”.
Que Deus abençoe de tal maneira este projeto e que milhares de pessoas sejam salvas por Cristo.
Revista Pátria para Cristo
TRABALHOS DA SEMANA
Domingo
8h30 – Reunião de Oração
9h00 – Escola Dominical
19h30 – Culto
Segunda
14h30 – Reunião de Oração da SAF
20h15 – Estudo Bíblico
Terça
14h00 – Tarde & Arte
20h00 – Estudo Bíblico
Quarta
19h00 – Reunião de Oração
20h15 – Estudo Bíblico
Quinta
20h00 – Grupo de Visitação